Destaque

Hyundai Santa Cruz ganha versão mais robusta na linha 2024

Para tentar encostar nas vendas da Maverick, a Hyundai Santa Cruz recebeu uma nova versão para a linha 2024, a nova XRT

Hyundai Santa Cruz XRT [divulgação]
Hyundai Santa Cruz XRT [divulgação]

A Hyundai Santa Cruz segue sendo um sonho distante para o mercado brasileiro, mas nos Estados Unidos a picape já ganhou até a linha 2024. Sem novidades mecânicas, a principal mudança é a chegada de uma nova versão. Chamada de XRT, ela entra no lugar da SEL Premium e tem como diferencial uma aparência mais robusta.

Para criar esse visual, a Hyundai adicionou novos para-lamas, degraus laterais e grade na caçamba e estribos laterais em cada uma das portas. O cubo das rodas ganha um detalhe em laranja na proteção, as maçanetas e os retrovisores são pretos, e há o emblema que caracteriza a versão.

O nome Santa Cruz também foi modificado na traseira da picape, ganhando acabamento em preto fosco, e a grade troca o prata brilhante por um tom mais escuro. O interior também tem novidades, com detalhes em preto nos assentos, revestimento em couro no volante e alavanca de câmbio, além de retrovisor fotocrômico.

Hyundai Santa Cruz XRT [divulgação]
Hyundai Santa Cruz XRT [divulgação]

Debaixo do capô, tudo segue como antes. A Santa Cruz XRT é movida pelo motor 2.5 turbo de 281 cv. A transmissão é uma automatizada de dupla embreagem de oito marchas. A tração é nas quatro rodas.

O preço da nova versão não foi divulgado, mas ela a versão XRT será intermediária, ficando abaixo da Limited. A SEL Premium custava US$ 38.935 (R$ 191.560) na linha 2023, então o modelo deve custar cerca disso na linha 2024. 

Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]

Santa Cruz vs. Ford Maverick

As vendas da Santa Cruz estão em alta nos EUA neste ano, tendo subido 10% no primeiro semestre. Entretanto, o modelo da Hyundai deve seguir atrás da Ford Maverick, que faz um sucesso estrondoso por lá. 

No primeiro semestre, a Santa Cruz teve 20.050 unidades vendidas. A Ford ainda não divulgou os dados dos seis primeiros meses de 2023 da Maverick, mas apenas entre janeiro e março, a sua picape teve 21.487 unidades vendidas. Dessa forma, os números do semestre devem ser bem superiores aos da concorrente sul coreana. 

>> Hyundai Creta N Line: o que tem de bom, tem de feio | Avaliação 

>> Toyota e GAC criam motor 2.0 movido a combustível inovador

>> CAOA Chery baixa preço de quase todos os seus carros no Brasil