Destaque Mercado Novidades

Toyota e Suzuki assinam acordo para aliança de capital

Marcas vão fazer o compartilhamento de tecnologia e desenvolvimento de novos produtos
Toyota Suzuki (Arte KDesign)

As fabricantes japonesas Toyota e Suzuki anunciaram uma parceria que pode ser muito benéfica, não só em questão de redução de custos, mas também em troca de experiência e tecnologias. Com isso, a Toyota comprará 5% das ações da Suzuki, enquanto a Suzuki vai adquirir 0,2% do capital da gigante japonesa.

Toyota RAV4 Hybrid (divulgação)

A aliança é justificada por ambas as fabricantes que para encarar “mudanças sem precedentes tanto em escopo quanto em escala, não apenas por causa de regulamentos ambientais intensificados, mas também pela entrada de novas indústrias e negócios de mobilidade diversificados”. Mas vale lembrar que esse “namoro” não é de hoje, já que as duas marcas estão conversando desde 2016.

Suzuki Vitara (divulgação)

A ideia é que a Toyota ceda as tecnologias de plataformas híbridas e elétricas, enquanto a Suzuki entre com sua experiência de carros e SUVs compactos. Caso a aliança seja aprovada pelos órgãos competentes de concorrência, a Toyota vai adquirir 96 bilhões de ienes em ações, enquanto a Suzuki vai adquirir 48 bilhões de ienes das ações da Toyota.

Toyota Corolla Hybrid (divulgação)

“As duas empresas pretendem alcançar um crescimento sustentável, superando novos desafios na indústria, construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos, enquanto continuam concorrentes, além de fortalecer suas fundações de negócios existentes e as tecnologias e produtos nos quais cada empresa é especializada. A assinatura do acordo de aliança de capital é uma confirmação e expressão do resultado de discussões sinceras e cuidadosas entre as duas empresas, servindo para construir e promover sua futura parceria em novos campos” – diz o comunicado das empresas.

Veja mais:

>> Novo Toyota Supra vai aparecer em Velozes e Furiosos 9

>> Suzuki Swift ganha edição limitada a 30 unidades

>> Toyota revela novas informações sobre o Corolla Híbrido

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva