Vendas e Preços

Os 10 SUVs médios mais baratos do Brasil

Categoria da moda, os SUVs médios são dominados pelo bem-sucedido Jeep Compass, mas ele não é o mais barato do Brasil

Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]

Para aqueles que já entraram no mundo dos SUVs, os modelos do segmento médio são o próximo (e lógico) passo. Segmento da moda que já teve Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva como seus grandes expoentes, ganhou força verdadeira só depois do surgimento do Jeep Compass, que domina a categoria há anos.

Por isso, reunimos aqui os 10 SUVs médios mais baratos à venda no Brasil para ver quais são as alternativas nesse segmento. E já vai um alerta de spoiler: só existem 11 SUVs médios no Brasil que custam menos de R$ 200 mil e todos eles estão nesta lista. 

1. Toyota Corolla Cross XR – R$ 159.890

[divulgação]
[divulgação]
Assim como aconteceu na lista dos sedãs mais baratos do Brasil, a dos SUVs médios também apresentou seu primeiro colocado com uma diferneça de preço gritante frente aos demais rivais. Por R$ 159.890, a versão de entrada do Corolla Cross é a única que custa menos de R$ 170 mil. E este SUV aparecerá na lista mais vezes.

2. Jeep Compass Sport – R$ 172.890

SUVs
Jeep Compass Sport flex [divulgação]
Recentemente ressuscitado após um hiato de alguns meses, o Jeep Compass Sport é a versão mais barata do mais vendido dos SUVs médios oferecidos no Brasil. Traz motor 1.3 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque ligado a uma transmissão automática de seis marchas. É, portanto, o SUV médio turbo mais barato do nosso país.

3. Toyota Corolla Cross XRE – R$ 174.390

Toyota Corolla Cross XRE [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRE [Auto+ / João Brigato]
Novamente na lista, mas agora em versão mais equipada, o Corolla Cross XRE compartilha com a versão XR o motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm de torque. Todos os SUVs do Corolla usam câmbio CVT. Mas, especificamente as versões 2.0 aspiradas, trazem caixa com dez marchas simuladas, sendo a primeira física.

4. Jeep Compass Longitude – R$ 184.490

Jeep Compass Longitude [divulgação]
Jeep Compass Longitude [divulgação]
Versão mais vendida do Jeep Compass no Brasil, a Longitude vem bem equipada e com o mesmo conjunto mecânico da variante de entrada Sport. Nesse caso, o modelo ganha mais opções de cores e possibilidade de teto solar como opcional, algo que não é oferecido para o Compass Sport de entrada.

5. Volkswagen Taos Comfortline – R$ 186.280

Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Apesar de ser um dos SUVs médios mais esquecidos do mercado, o Volkswagen Taos encanta pela boa dirigibilidade, mas decepciona pelo acabamento ruim. Tem motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque ligado a um câmbio automático de seis marchas. É um dos melhores em espaço interno na segunda fileira, vale destacar.

6. CAOA Chery Tiggo 7 Pro – R$ 191.140

CAOA Chery Tiggo 7 PRO [Auto+ / João Brigato]
CAOA Chery Tiggo 7 PRO [Auto+ / João Brigato]
Único modelo da lista com transmissão automatizada de dupla embreagem, o CAOA Chery Tiggo 7 Pro traz um dos melhores interiores da categoria. Conta com motor 1.6 quatro cilindros turbo de 187 cv e 28 kgfm de torque. O destaque é a lista de equipamentos, que traz até teto solar como item de série.

7. Toyota Corolla Cross GR-Sport – R$ 192.9990

GR Sport
Toyota Corolla Cross GR Sport [divulgação]
Único SUV médio da lista em versão esportivada, o Corolla Cross GR-Sport tem o mesmo conjunto mecânico das outras versões presentes na lista. Contudo, seu diferencial fica por conta da suspensão levemente mais firme e do visual com adesivos, teto preto e para-choques exclusivos, além de interior escurecido.

8. CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid – R$ 194.990

CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]
Apesar do Hybrid no nome, essa versão do CAOA Chery Tiggo 7 Pro não é híbrida de verdade. O modelo usa sistema semi-híbrido (ou microhíbrido) no qual troca o alternador por um pequeno motor elétrico. O conjunto é composto por um 1.5 quatro cilindros turbo de 160 cv e 25,5 kgfm de torque ligado a um câmbio CVT.

9. Mitsubishi Eclipse Cross GLS – R$ 195.990

Eclipse Cross 2023
Mitsubishi Eclipse Cross 2023 [divulgação]
Apesar da presença tímida em vendas no Brasil, o Mitsubishi Eclipse Cross é um modelo com bom custo-benefício – especialmente após a reestilização. Ele traz motor 1.5 quatro cilindros turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque ligado a um câmbio CVT. Entre os SUVs médios da lista, é o único com opção de tração 4×4 sem usar motor diesel.

10. Kia Sportage EX – R$ 196.290

Kia Sportage 2023 [divulgação]
Kia Sportage 2023 [divulgação]
Com visual bastante ousado e chamativo, o Kia Sportage é um dos queridinhos no segmento de SUVs médios no Brasil. O modelo traz motor 1.6 quatro cilindros turbo de 180 cv e 27 kgfm de torque. Tal qual o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid, o Sportage traz sistema semi-híbrido que troca o alternador por um motor elétrico.

>>GWM prepara novo Haval híbrido para brigar com CR-V e RAV4

>>Jeep Compass volta a ser o SUV mais vendido do Brasil em março

>>Toyota aumenta em até R$ 6.500 preço de Corolla Cross, Yaris e RAV4