O mercado de zero km faz tempo que não tem carro popular e acessível. Hoje, o título de carro mais barato do país pertence ao Renault Kwid 1.0 Zen, que não sai por menos de R$ 78.690. A fama de carro popular ficou para trás. E por isso o mercado de seminovos e usados se tornou a principal alternativa para quem busca custo-benefício.
No entanto, ainda é possível achar carros econômicos e extremamente confiáveis no mercado de segunda mão, veículos que cumprem bem a função de levar do ponto A ao ponto B sem dores de cabeça.
O Auto+ separou cinco carros com preços de acordo com a Tabela Fipe de setembro. Vale lembrar que a economia é relativa dentro de cada segmento, já que até mesmo modelos maiores entram na lista.
Volkswagen Polo 1.6 MI/S Ouro 2006 — R$ 26.083

O Volkswagen Polo desembarcou no Brasil em 2002 e logo se consolidou como opção mais refinada no segmento dos compactos. O modelo de 2006 ainda traz o visual anterior ao facelift lançado no ano, com faróis de refletores únicos. A grande vantagem dessa versão é oferecer mais força que um 1.0, sem exagerar no consumo.
Sob o capô, o hatch tem motor 1.6 aspirado de quatro cilindros flex, que entrega 101/103 cv e torque de 14,3/14,5 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e chega a 188 km/h. O consumo, segundo o Inmetro, fica em 8,1 km/l de gasolina e 6,2 km/l de etanol na cidade, além de 12,1 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, na estrada.
Chevrolet Celta LT 1.0 2013 — R$ 29.293
![Chevrolet Celta [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/chevrolet_celta_5-door_1-1320x792.jpeg)
Junto com Gol e Uno, o Chevrolet Celta foi um dos carros mais emblemáticos do mercado brasileiro. Lançado em 2000 e produzido até 2015, conquistou pela simplicidade, preço baixo e facilidade de manutenção.
A versão LT 2013 vem antes da linha 2014, quando airbags e ABS se tornaram obrigatórios. É equipado com motor 1.0 aspirado de quatro cilindros flex, que gera 77/78 cv e 9,5/9,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atinge 161 km/h. O consumo é convincente: 10,7 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol) na cidade, além de 12,8 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol) na estrada.
Ford Fiesta 1.0 Class 2013 — R$ 28.039
![Ford Fiesta mk6 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Fiesta-MK6_edited.jpg)
O Fiesta é um clássico da Ford e chegou ao Brasil em 1995, inicialmente importado. Em 2011 passou a vir do México e, em 2013, começou a ser produzido por aqui já na linha New Fiesta. O modelo dessa época se mostra um bom companheiro pela confiabilidade, mas peca no desempenho.
O motor é um 1.0 aspirado Flex de quatro cilindros, com apenas 69/73 cv e torque de 8,9/9,3 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Isso resulta em aceleração de 0 a 100 km/h em longos 18,6 segundos e velocidade máxima de 146 km/h. Por outro lado, o consumo é ótimo: 12 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade, além de 15,9 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol) na estrada.
Fiat Palio 1.0 Economy 2014 — R$ 26.195

O Palio é outro nome marcante da Fiat no Brasil, vendido por quase duas décadas em várias gerações. A versão Economy 2014 é conhecida pela manutenção barata e abundância de peças.
Traz motor 1.0 Fire flex de quatro cilindros, com 73/75 cv e 9,5/9,9 kgfm de torque, sempre ligado a um câmbio manual de cinco marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e alcança 157 km/h. O consumo é equilibrado, de 12,3 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade, além de 15 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol) na estrada.
Chevrolet Zafira Elite 2005 — R$ 28.385
![Chevrolet Zafira [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/chevrolet_zafira_1-1200x719.jpg)
Para fechar a lista, um carro que não é tão econômico, mas compensa pelo espaço e versatilidade. A Chevrolet Zafira Elite 2005 acomoda até sete pessoas e oferece conforto para famílias maiores.
O motor é o conhecido Família II 2.0 Flex de quatro cilindros, que gera 121/127 cv e torque de 18,3/19,6 kgfm, combinado a um câmbio automático de quatro marchas. O porta-malas varia de 445 litros sem a terceira fileira até apenas 90 litros com ela montada.
No consumo, o monovolume não esconde o peso: 7,4 km/l (gasolina) e 6 km/l (etanol) na cidade, além de 10,5 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol) na estrada. Ainda assim, é uma das opções mais acessíveis de carro de sete lugares no mercado de usados.
Entre esses cinco carros, qual você teria hoje na garagem? Deixe seu comentário!

![Chevrolet Celta [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/2014-Chevrolet-Celta-Brazil-006_edited-1200x720.jpg)


O melhor é o Palio.
Zafira tenho família grande