Vendas e Preços

BYD atinge 6 milhões de veículos eletrificados produzidos

Com um portfólio cheio de modelos tecnológicos, 2023 foi e é o ano de maior crescimento da BYD no setor automotivo

BYD Song Plus [Auto+/ João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+/ João Brigato]

Em abril de 2022, a BYD optou por deixar de fabricar veículos movidos a combustão e focar somente no desenvolvimento de carros eletrificados. Pouco mais de um ano depois, a decisão se mostra tão acertada, já que a montadora chinesa atingiu a marca de 6 milhões de automóveis produzidos em sua fábrica local.

Hoje, a marca possui nove fábricas de carros de passeio em operação na China. De lá, saem veículos para 58 países diferentes e também para o mercado local. A fabricante tem ainda uma planta na Tailândia e recentemente comprou o complexo industrial que era da Ford, em Camaçari, na Bahia. Essa planta made in Brasil deve começar a operar entre o final de 2024 e início de 2025.

O automóvel da BYD de número 6 milhões foi o SUV Fang Cheng Bao Bao 5, o qual teve suas vendas iniciadas recentemente e não é oferecido no Brasil. A montadora chinesa se expandiu de forma surpreendente. Há 13 anos atrás, a fabricante atingiu seu primeiro 1 milhão de veículos produzidos. Um ano depois, veio a marca de 2 milhões. Seis meses depois desse evento, a dona do Dolphin, já tinha produzido mais de 3 milhões de automóveis.

BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]

Lucro da BYD subiu mais de 80%

Todo o portfólio da marca chinesa é composto por veículos apelidados de NEV. Em tradução literal, o termo significa carros de nova energia. Dentro desse segmento, existem os BEV, os carros elétricos movidos a bateria e os PHEV, que são os híbridos plug-in. Por exemplo, o Dolphin é um hatch BEV, já que possui uma bateria e é 100% elétrico. Por sua vez, o SUV Song Plus é um veículo PHEV, pois se trata de um automóvel híbrido plug-in.

De acordo com o portal Reuters, o lucro líquido da BYD no terceiro trimestre desse ano, chegou em US$ 1,42 bilhão. Um expressivo aumento de 82,2% em relação ao mesmo período de 2022. Um dos fatores que pode explicar esse crescimento, foi também ao aumento no índice de vendas de carros eletrificados em todo o mundo. Como o lucro líquido subiu, o faturamento da fabricante chinesa também cresceu e está avaliado em US$ 22 bilhões.

BYD Seal [Auto+/ João Brigato]

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