Vendas e Preços

CAOA Chery Tiggo 5X já tem 50.000 unidades produzidas no Brasil

Lançado em fevereiro de 2019 no Brasil, o Tiggo 5X já alcançou a marca de 50 mil unidades produzidas pela CAOA Chery

Produção CAOA Chery Tiggo 5X [divulgação]
Produção CAOA Chery Tiggo 5X [divulgação]

Montadoras chinesas podem ainda sofrer algum tipo de preconceito no Brasil, mas se isso hoje está mudando, a CAOA é uma das responsáveis. Há mais de 4 anos ela fabrica o Chery Tiggo 5X em nosso país, e nesta semana está conquistando a marca de 50.000 unidades produzidas.

A Chery, montadora de origem chinesa, está presente no mercado brasileiro desde 2009. Porém, foi quando a CAOA comprou 50% de suas ações no Brasil, em novembro de 2017, que sua história começou a melhorar. O grupo brasileiro também é responsável pela linha de importados da Hyundai e pela administração da Subaru por aqui.

CAOA Chery Tiggo 5X

O SUV compacto Tiggo 5X é um dos frutos dessa parceria entre as empresas brasileira e chinesa. O modelo foi lançado por aqui em fevereiro de 2019. Desde então tem alcançado uma relevância interessante no mercado, algo que a Chery não havia conquistado sozinha.

CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]
CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]

Nessa semana as duas empresas podem comemorar. A CAOA Chery já produziu um total de 50.000 unidades do modelo desde seu lançamento. Quem fica responsável pela sua fabricação é a planta de Anápolis, em Goiás, onde também são feitos alguns modelos da CAOA Hyundai.

Curiosamente, a montadora encerrou o mês de outubro com o maior número de vendas do Tiggo 5X desde o seu lançamento. Foram 2.483 emplacamentos no mês passado. E a razão desse sucesso é clara: a nova versão de entrada, chamada de Sport.

CAOA Chery Tiggo 5X Sport [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 5X Sport [divulgação]

Ela foi lançada em junho desse ano e foca na boa relação entre custo e benefício, custando R$ 119.990. Do total de vendas de outubro, 1.874 unidades são do Tiggo 5X Sport, ou seja, ele representa uma parcela de mais de 75,4% dos emplacamentos.

Híbrido-leve também tem boa parcela

Segundo informado pela CAOA Chery, das 50.000 unidades fabricadas do Tiggo 5X, mais de 6.000 são da versão Hybrid. Atuando como opção mais cara da linha, ela contempla um sistema híbrido-leve de 48V para auxiliar o motor 1.5 turbo flex.

CAOA Chery Tiggo 5X Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 5X Hybrid [divulgação]

Pode até parecer um número baixo, mas vale ressaltar que essa configuração do SUV foi lançada apenas em junho de 2022. Por esse motivo, possui um tempo muito menor de mercado em relação a configuração tradicional do Tiggo 5X. Atualmente ela possui um valor de R$ 154.990.

E a concorrência?

O CAOA Chery Tiggo 5X não configura entre os SUVs compactos mais vendidos do Brasil, mas consegue superar 3 concorrentes dessa categoria. Entre janeiro e outubro de 2023, ele emplacou 9.742 unidades. Isso quer dizer que são 6.560 a mais que as 3.182 unidades do Citroën C4 Cactus.

Há também o Peugeot 2008, que por estar muito desatualizado, tem um número de vendas muito baixo. Nesse mesmo período o modelo conquistou somente 1.505 unidades emplacadas, ou seja, 8.237 a menos que o CAOA Chery.

Podemos considerar até mesmo o Renault Captur, que saiu de linha muito recentemente. Porém, o SUV compacto da montadora francesa nem se quer aparece no ranking de emplacamentos divulgado mensalmente pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O mesmo acontece com o Kia Stonic.

Você gosta do CAOA Chery Tiggo 5X? Conte nos comentários.

>>Citroën C3 passa a ser o carro automático mais barato do Brasil

>>Volkswagen produzirá motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil

>>Qual o carro mais feio à venda no Brasil? Pergunta da Semana