Nos últimos anos, a popularidade dos carros diesel subiu muito. Todas as picapes médias, sem exceção, passaram a ser vendidas unicamente com esse tipo de combustível, enquanto a Jeep conseguiu consolidar SUVs diesel no Brasil em diversos tamanhos. Só que a popularidade desse combustível está caindo e muito.
Segundo um levantamento feito pela revista Quatro Rodas, os carros diesel estão encalhando nas lojas, perdendo valor rápido e deixando de ser atrativos. Nos últimos meses, o combustível encareceu muito, passando o valor da gasolina com tranquilidade. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o litro está no seu maior valor histórico: R$ 7,68.
Com isso, por mais que os carros diesel sejam mais econômicos e tenham mais torque que os equivalentes a gasolina ou flex, eles deixaram de ser tão atrativos assim. Além disso, é de se considerar também que a manutenção desses veículos é bem mais alta quando comparado a versões equivalentes com motor flex ou gasolina.
![Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Ford-Ranger-Limited-com-pacote-1_edited-750x450.jpg)
O reflexo é que as vendas dos carros diesel no Brasil caíram de 13,2% em 2022 para 11,1% em 2023, quando considerado o período de janeiro a maio. Lojas estão com carros diesel encalhados e pagando menos na hora de fazer a compra de um usado por conta disso. A situação vale até para picapes médias que só tem motores assim.
Isso explica um pouco do movimento que está acontecendo no mercado agora. Caminhonetes grandes como Ford F-150 e as Ram Classic e 1500 só tem motor a gasolina no Brasil por conta da legislação, mas não deixam de vender bem mesmo assim. A Jeep tirou o Renegade diesel de linha e está prestes a fazer o mesmo com o Compass.
![Ram Rampage Laramie [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Rampage_Laramie_125_edited-750x450.jpg)
Além disso, a Ram Rampage estreou com motor gasolina mais caro que o diesel, algo que nunca havia acontecido. Além disso, o motor 2.0 turbo gasolina da Rampage tem mais potência e torque que o 2.0 turbo diesel. Ou seja, o espaço que estava aberto entre esses tipos de motor está diminuindo e já não compensa mais como antes.
>>Flagra: Rampage Bighorn deverá ter preço de Fiat Toro
>>Exclusivo: Jeep Compass trocará motor diesel pelo 2.0 da Rampage

![Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Jeep-Compass-Limited-Diesel-6_edited-1200x720.jpg)
O brasileiro se ilude fácil com as coisas jogadas na internet.
Mecânica diesel é extremamente cara de se manter.
Embora camionete a gasolina seja mico de mercado por serem fracas e gastonas, não tem o que discutir na hora da manutenção uma S10, Ranger ou até mesmo a Hilux gasolina gastam mixaria perto das versões diesel.
Em 2023 diesel a 7,68!! Que tanta desinformação….
Qual a data deste artigo? Diesel a mais de 7,50 o litro? Em 2021, 2022??
Eu abasteco hoje 20/07/2023 em Fortaleza a 4,78 o litro do Diesel.
Vamos se informar antes de escrever informações erradas……
Matéria tendenciosa… Quem tem camionete a diesel sabe que não existe essa diferença tão absurda de manutenção se comparando com a mesma sendo FLEX. (Todas são caras). Quanto ao preço do diesel estou em uma viagem e valor mais alto no momento do diesel foi 4,98 muito longe dos 7,68 informados na matéria.
Não ente do essa fissura que o brasileiro tem com carro diesel (tirando quem realmente precisa). Manutenção mais cara, principalmente para reparos, conforto pior (trepidação, ruido maiores)… “Ah, é mais econômico”…mas como sabemos ,essa economia é relativa, pois é preciso muitos quilômetros rodados e vários anos para reverter o diferença paga a mais pelo carro diesel e a maioria das pessoas não fica com o carro tanto tempo.
O Diesel já está baixando de preço, voltando a ser mais barato que a gasolina. Além disso, a mecânica diesel é muito mais robusta e confiável que a gasolina, ou seja, tem baixa manutenção, tanto é que as revisões do Jeep diesel são à cada 20000 km ou 1 ano. Já os Flex ocorrem a cada 12000km ou 6 meses, sem contar que o Jeep Renegade e Compass à diesel chegam a fazer 18km/l de diesel na estrada à 100km/h.
Mecânica desses motores a diesel modernos ficaram complicadas por causa das regras de emissão… DPF, EGR, Start/stop…
Dá uma olhada nos problemas crônicos dos carros Fiat/Jeep equipados com o multijet a diesel no canal da Motortech…
Não é barato manter esses motores em condições ótimas de manutenção preventiva.
Gosto muito dessa mecânica, mas os valores dos veículos vai sofrer um ajuste para baixo.
Em setembro de 2023 o diesel vai ser onerado novamente… em R$ 0,11… em janeiro R$ 0,35…
Seguro/manutenção/IPVA/combustível mais caros… o preço do carro diminui para a conta fazer sentido.
Aqui em Ipatinga, diesel 4,59
Sou proprietário de um Jeep Renegade a diesel e, quando viajo a outros estados, alugo Jeep flex. Não tem como comparar a mecânica! Além do mais, um motor diesel roda 3 vezes mais que o flex sem precisar fazer o motor. Só pensando nisso, já valeu a pena investir num SUV a diesel que flex. Se informe melhor antes de escrever besteiras. Geraldo F
Boa noite Roberto. E eu aqui em Niterói – RJ abasteço a R$4,74. Meu renegade diesel é sem dúvidas o melhor carro que tive,