Vendas e Preços

Carros diesel viram mico e encalham nas lojas

Se antes a regra era que toda picape deveria ser diesel e muitos desejavam um SUV diesel, agora o jogo virou

Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]
Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]

Nos últimos anos, a popularidade dos carros diesel subiu muito. Todas as picapes médias, sem exceção, passaram a ser vendidas unicamente com esse tipo de combustível, enquanto a Jeep conseguiu consolidar SUVs diesel no Brasil em diversos tamanhos. Só que a popularidade desse combustível está caindo e muito.

Segundo um levantamento feito pela revista Quatro Rodas, os carros diesel estão encalhando nas lojas, perdendo valor rápido e deixando de ser atrativos. Nos últimos meses, o combustível encareceu muito, passando o valor da gasolina com tranquilidade. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o litro está no seu maior valor histórico: R$ 7,68. 

Com isso, por mais que os carros diesel sejam mais econômicos e tenham mais torque que os equivalentes a gasolina ou flex, eles deixaram de ser tão atrativos assim. Além disso, é de se considerar também que a manutenção desses veículos é bem mais alta quando comparado a versões equivalentes com motor flex ou gasolina.

Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato]
Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato]

O reflexo é que as vendas dos carros diesel no Brasil caíram de 13,2% em 2022 para 11,1% em 2023, quando considerado o período de janeiro a maio. Lojas estão com carros diesel encalhados e pagando menos na hora de fazer a compra de um usado por conta disso. A situação vale até para picapes médias que só tem motores assim.

Isso explica um pouco do movimento que está acontecendo no mercado agora. Caminhonetes grandes como Ford F-150 e as Ram Classic e 1500 só tem motor a gasolina no Brasil por conta da legislação, mas não deixam de vender bem mesmo assim. A Jeep tirou o Renegade diesel de linha e está prestes a fazer o mesmo com o Compass.

Ram Rampage Laramie [divulgação]
Ram Rampage Laramie [divulgação]

Além disso, a Ram Rampage estreou com motor gasolina mais caro que o diesel, algo que nunca havia acontecido. Além disso, o motor 2.0 turbo gasolina da Rampage tem mais potência e torque que o 2.0 turbo diesel. Ou seja, o espaço que estava aberto entre esses tipos de motor está diminuindo e já não compensa mais como antes.

>>Flagra: Rampage Bighorn deverá ter preço de Fiat Toro

>>Exclusivo: Jeep Compass trocará motor diesel pelo 2.0 da Rampage

>>Rampage é a Ram do tamanho certo | Impressões