Vendas e Preços

Chevrolet Onix volta a ter Bluetooth e fica R$ 8.800 mais caro

Em linha 2024, Chevrolet Onix perde câmbio manual na versão LTZ, volta a ter itens de tecnologia e fica até R$ 8.800 mais caro

Chevrolet Onix RS [divulgação]
Chevrolet Onix RS [divulgação]

O Chevrolet Onix traz uma série de novidades na recém-chegada linha 2024, mas nem todas elas são boas. Apesar de ter recebido os itens tecnológicos de volta, ficou até R$ 8.800 mais caro e perdeu alguns itens básicos em algumas das versões. Além de marcar o fim do LTZ turbo manual.

A montadora de origem americana recebeu duras críticas ao retirar alguns itens básicos de seus modelos, como na linha Onix/Onix Plus e no Tracker. Por conta da crise mundial de microchips e semicondutores, a Chevrolet preferiu retirar equipamentos como Bluetooth e a conexão para Android Auto, ao invés de paralisar as produções.

Uma boa notícia é que esses itens voltaram a compor a gama dos compactos, embora eles tenham ficado muito mais caros justamente pela volta destes equipamentos. Quando ocorreu essa perda, a Chevrolet começou a criar vários códigos confusos para especificar a diferença entre as opções de pacote disponíveis em uma mesma versão.

Chevrolet Onix RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix RS [Auto+ / João Brigato]

Chevrolet Onix e Onix Plus 2024

Simplificando (e muito) a gama 2024, todas as versões agora trazem pacotes fechados, tanto do Onix quanto do Onix Plus. Isso significa que as diversas variações com códigos confusos, antes criadas pela Chevrolet, não existem mais.

A versão mais básica exclusiva do Onix (1.0 sem nome) não recebeu alterações, a não ser no preço. Já a LT de ambos (1.0 aspirada ou turbo) passa a ter o pacote completo novamente, incluindo Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, wi-fi, sistema OnStar e chave presencial. Contudo, perdeu as rodas de liga-leve, passando a utilizar calotas de 15 polegadas.

Chevrolet Onix RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix RS [Auto+ / João Brigato]
Uma outra grande mudança é que infelizmente as configurações LTZ 1.0 Turbo de ambos os modelos com transmissão manual deixam de fazer parte do catálogo. Para a versão esportivada RS, nada muda. Já na mais cara Premier, voltam a estar disponíveis os seguintes itens: ar-condicionado digital, alerta de ponto cego, Park Assist (já incluindo sensores de estacionamento dianteiros) e Bluetooth.

Bem mais caros

O grande problema é o preço. Como as opções com menos equipamentos não estão mais sendo ofertadas, o valor inicial de cada versão subiu absurdamente. Os aumentos batem incríveis R$ 8.740 no hatchback e R$ 8.800 no sedã.

Chevrolet Onix Premier [divulgação]
Chevrolet Onix Premier [divulgação]
Contudo, precisamos lembrar que se considerarmos as versões mais completas de antes com as versões completas atuais (que agora são vendidas em pacote único), os aumentos são bem menores, ainda que também sejam altos. Veja então a lista completa dos aumentos:

– Onix com pacote básico
1.0: +R$ 1.900
LT 1.0: +R$ 8.740
1.0 Turbo AT: +R$ 2.190
LT 1.0 Turbo: +R$ 6.700
LT 1.0 Turbo AT: +R$ 6.140
LTZ 1.0 Turbo AT: +R$ 4.840
RS 1.0 Turbo AT: +R$ 4.940
Premier 1.0 Turbo AT: +R$ 5.000

Chevrolet Onix Premier (divulgação)
Chevrolet Onix Premier (divulgação)

– Onix com pacote mais completo
1.0: +R$ 1.900
LT 1.0: +R$ 2.940
1.0 Turbo AT: +R$ 2.190
LT 1.0 Turbo: +R$ 4.200
LT 1.0 Turbo AT: +R$ 3.640
LTZ 1.0 Turbo AT: +R$ 2.340
RS 1.0 Turbo AT: +R$ 2.440
Premier 1.0 Turbo AT: +R$ 500

– Onix Plus com pacote básico
LT 1.0: +R$ 8.800
1.0 Turbo AT: +R$ 2.340
LT 1.0 Turbo: +R$ 6.890
LT 1.0 Turbo AT: +R$ 6.290
LTZ 1.0 Turbo AT: +R$ 5.000
Premier 1.0 Turbo AT: +R$ 5.100

Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)
Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)

– Onix Plus com pacote mais completo
LT 1.0: +R$ 3.000
1.0 Turbo AT: +R$ 2.340
LT 1.0 Turbo: +R$ 4.390
LT 1.0 Turbo AT: +R$ 3.790
LTZ 1.0 Turbo AT: +R$ 2.500
Premier 1.0 Turbo AT: +R$ 600

Motores não mudaram

O conjunto mecânico não mudou, trazendo só a perda da versão LTZ turbo manual nesse quesito. No hatchback há o propulsor 1.0 flex aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm, que trabalha com a transmissão manual de 6 marchas. Existe também o 1.0 turbo flex, de 116 cv e 16,8 kgfm. O sedã só traz o motor turbo, mas também pode ser equipado com a caixa manual ou automática, as duas com 6 velocidades.

Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)
Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)

Versões e preços Chevrolet Onix 2024:

1.0 Manual: R$ 84.390
LT 1.0 Manual: R$ 91.690
1.0 Turbo AT6: R$ 97.240
LT 1.0 Turbo Manual: R$ 97.890
LT 1.0 Turbo AT6: R$ 104.690
LTZ 1.0 Turbo AT6: R$ 107.190
RS 1.0 Turbo AT6: R$ 109.290
Premier 1.0 Turbo AT6: R$ 112.890

Versões e preços Chevrolet Onix Plus 2024:

LT 1.0 Manual: R$ 96.390
1.0 Turbo AT6: R$ 102.890
LT 1.0 Turbo Manual: R$ 103.640
LT 1.0 Turbo AT6: R$ 110.340
LTZ 1.0 Turbo AT6: R$ 112.990
Premier 1.0 Turbo AT6: R$ 118.490

Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)
Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)

>> Chevrolet Tracker perde versão Premier 1.0T e encarece R$ 6.740

>> 5 rivais da Chevrolet Spin que nunca foram vendidas no Brasil

>> Chevrolet desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros