Ao vivo
Home » Vendas e Preços » 3 dos 10 hatches mais vendidos do Brasil em 2026 são elétricos

Vendas e Preços

Eletroguerra

3 dos 10 hatches mais vendidos do Brasil em 2026 são elétricos

Se no segmento de SUVs os elétricos já dominaram, agora entre os hatches eles também marcam presença fortíssima.

3 min de leitura

Se a eletrificação de segmentos como o de SUVs e o de carros de luxo já é uma realidade, o ano de 2026 marcará a virada definitiva dos eletrificados entre os hatches mais vendidos do Brasil. Prova disso é que, no fechamento de vendas de janeiro a junho de 2026, tivemos 3 hatches elétricos entre os modelos mais vendidos da categoria. Ainda é pouco, mas isso vai aumentar.

Elétricos já ganham espaço entre os hatches mais vendidos do Brasil

Segundo dados da Fenabrave, tivemos BYD Dolphin Mini, BYD Dolphin e Geely EX2 entre os hatches mais vendidos do Brasil. Considere que esses três elétricos, sozinhos, marcam presença muito forte no segmento e já vendem mais que consagrados como Citroën C3, Peugeot 208 e Honda City Hatch.

Mas o maior feito está com o BYD Dolphin Mini. No fechamento da primeira metade de 2026, o hatch elétrico chinês vendeu mais que o Fiat Mobi. A diferença é pequena: foram 35.669 unidades do Dolphin Mini contra 33.492 unidades do Mobi, uma vantagem de 2.177 unidades para o chinês.

BYD Dolphin Mini GS 2026 azul estático
BYD Dolphin Mini 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Mas isso é histórico. Afinal, o Fiat Mobi é um dos carros mais vendidos do Brasil e consagrado no mercado. Já o Dolphin Mini é um carro chinês, elétrico e de uma marca que, por mais que esteja se consolidando no Brasil, ainda é vista por muitos com menos confiabilidade do que a Fiat. Mesmo assim, o hatch elétrico já vende mais.

Volkswagen Polo lidera o segmento com folga

O interessante é notar também que o segmento de hatches se divide em alguns degraus. Temos o Volkswagen Polo como líder absoluto e sem a menor ameaça dos concorrentes. Depois, Fiat Argo e Chevrolet Onix disputam a segunda colocação de perto. Já Hyundai HB20, BYD Dolphin Mini e Renault Kwid fecham o meio da categoria.

Geely EX2 na versão de entrada Pro estático na cor cinza
Geely EX2 Pro [Auto+/Luiz Forelli]

Na parte de baixo, o BYD Dolphin e o Geely EX2 ficam bem próximos, mas ainda distantes demais para ameaçar a turma de cima e confortáveis o suficiente para não ver o Citroën C3 pelo retrovisor. Os dados foram fornecidos pela Fenabrave.

Hatches mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2026

  1. Volkswagen Polo – 54.091 unidades
  2. Fiat Argo – 46.029 unidades
  3. Chevrolet Onix – 45.109 unidades
  4. Hyundai HB20 – 38.930 unidades
  5. BYD Dolphin Mini – 35.669 unidades
  6. Fiat Mobi – 33.492 unidades
  7. Renault Kwid – 30.564 unidades
  8. BYD Dolphin – 18.047 unidades
  9. Geely EX2 – 14.780 unidades
  10. Citroën C3 – 6.743 unidades

Qual seu hatch preferido? Conte nos comentários.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar