Vendas e Preços

Obituário: todos os carros que saíram de linha em 2022

Entre aposentados eternamente e saídas provisórias, esses carros morreram ao longo de 2022 e só alguns deixarão saudades

Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]
Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]

O ano de 2022 chega ao seu último mês e com isso a lista dos carros que saíram de linha está praticamente definida. A não ser que alguma marca faça uma surpresa de última hora e mate um modelo sem aviso, os carros que pegaram a fila do INSS já estão definidos e você conhece agora.

Volkswagen Gol e Voyage

Depois de 42 anos ininterruptos como um dos carros mais vendidos do Brasil, o Volkswagen Gol vai se despedir na virada do ano. Para celebrar sua vida, a VW lançou (e já vendeu todas as unidades) a série de despedida Last Edition por R$ 95.990. Seu sucessor será o Polo Track, com preço um pouco mais alto. O Voyage também vai morrer, mas nem a VW se importa com isso

CAOA Chery Tiggo 3X, Arrizo 6 nacional e Arrizo 5

De uma só tacada, a CAOA Chery matou três carros em 2022: Tiggo 3X e seus sedãs Arrizo 6 e Arrizo 5. O Tiggo 3X vendia mal por ser um projeto velho e com um estranho motor 1.0 turbo fraco e gastão. Já o Arrizo 5 fracassou nas vendas e ficou ofuscado por seu irmão maior, Arrizo 6, que deixou de ser produzido no Brasil, mas agora vem importado.

BMW X2

BMW X2 [divulgação]
BMW X2 [divulgação]
Quando a BMW começou a fazer versões cupê de seus SUVs, percebeu que ali estava o caminho para o sucesso. Mas a ideia de transformar o X1 em um modelo mais esportivo, sem a típica silhueta de cupê não deu certo. Por isso, o esquecido BMW X2 morreu no Brasil em 2022. Ele deve voltar na próxima geração, que de fato será um cupê do X1.

Honda WR-V

Honda WR-V 2021 [divulgação]
Honda WR-V 2021 [divulgação]
Ainda que siga em produção por aqui, o Honda WR-V é proibido para os brasileiros. Isso se deu por conta do motor 1.5 que não passa mais nas regras de emissões de poluentes, fazendo com que a Honda finalizasse sua vida no Brasil um pouco antes do planejado. Ele era o último derivado do Fit de terceira geração.

Hyundai ix35

Hyundai ix35
Hyundai ix35 [divulgação]
Lançado globalmente em 2010, o Hyundai ix35 durou 12 anos no mercado brasileiro na mesma geração, com o mesmo motor e visual retocado apenas no para-choque dianteiro e faróis. Foi um modelo de sucesso no começo de carreira, mas já estava velho e cansado. Especialmente quando lembramos que o Tucson já está na quarta geração e o ix35 era a segunda geração dele.

Suzuki Jimny, SX4 e Vitara

Suzuki Jimny 2022 [divulgação]
Suzuki Jimny 2022 [divulgação]
Um dos carros que mais durou na mesma geração no mundo inteiro, o Suzuki Jimny saiu de linha em 2022 no Brasil junto de seus irmãos Vitara e SX4. O Jimny de segunda geração lançado em 1998, convivia com seu sucessor há muito tempo, mas a Suzuki insistia em manter os dois juntos, já que o velho era produzido aqui. SX4 e Vitara morreram porque novas gerações foram apresentadas lá fora.

Hyundai HB20X

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
A prova de que os carros compactos aventureiros perderam a vez no Brasil foi a morte do Hyundai HB20X. O modelo nunca fez muito sucesso, mas precisou sair de linha porque a Hyundai não quis colocar o motor 1.0 turbo nele. Seu 1.6, apesar de vivo no Creta, deixou de ser oferecido na linha HB20 e não havia justificativa para manter uma versão pouco vendida.

Honda Accord

Honda Fit
Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]
Responsável por inaugurar a linha de modelos híbrido e:HEV da Honda no Brasil, o Accord durou pouco. O modelo veio em um lote e depois saiu de linha. A título de curiosidade, durante a semana que o Auto+ testava o Accord, a Honda tirou o modelo de linha. Seu conjunto mecânico voltará ao Brasil, mas debaixo do capô do Civic.

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