Vendas e Preços

VW decreta Passat, T-Roc e Tiguan como últimos carros a combustão

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, declarou que seu último novo modelo a combustão será o SUV T-Roc, programado para 2025

VW T-Roc R [divulgação]
Volkswagen T-Roc R [divulgação]

Não é novidade para ninguém que muitas marcas já declararam uma data para serem totalmente elétricas, e essa mudança também é conhecida na Volkswagen. Porém, O CEO da empresa de origem alemã agora confirmou que um SUV deverá ser o último produto da VW lançado com motor a combustão.

Em uma entrevista concedida ao site Automobilwoche, o Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, fez a confirmação de que a montadora está se preparando para o lançamento de seus últimos carros movidos a combustão, inclusive revelando quais são eles.

O fim está próximo

Conforme já mostramos em uma matéria do Auto+, a nova geração do Passat (agora só na versão perua) deverá ter suas primeiras entregas realizadas em setembro deste ano. Assim como também já antecipamos, a nova geração do Tiguan pode chegar já no ano que vem, ou ao menos ser apresentada.

Novo Volkswagen Tiguan [motorbox]
Novo Volkswagen Tiguan [motorbox]
O novo Tayron, SUV médio chinês, deve se tornar global em 2025. Também é neste ano que está previsto o lançamento do novo T-Roc, esse que deve então decretar o fim de novos modelos a combustão na Volkswagen.

“O T-Roc será o último motor a combustão novo na Europa que veremos no horizonte. É claro, outros receberão grandes atualizações de produtos. Mas, veículos totalmente novos não estão nos planos após isso, ao menos por enquanto.”, disse Schäfer.

Volkswagen T-Roc R [divulgação]
Volkswagen T-Roc R [divulgação]

VW a combustão ainda existirão

Isso quer dizer que modelos a combustão ainda estarão disponíveis para venda, mas veículos totalmente novos (como novas gerações) não serão mais lançados com motores movidos à gasolina. O Golf, por exemplo, ganhará uma grande atualização em 2024, mas não tem a pretensão de uma nona geração com motor a combustão.

Contudo, Thomas não descarta totalmente essa possibilidade: “Se o mundo se desenvolver completamente diferente do que esperado para 2026 ou 2027, então podemos lançar um veículo totalmente novo. Eu não acredito nisso. Por enquanto, isto não está planejado.”

Volkswagen T-Roc R [divulgação]
Volkswagen T-Roc R [divulgação]

Mais baixas na Europa

O CEO também comentou que o VW Polo deverá chegar ao fim em breve, já que as regras de emissões de poluentes do Euro 7 farão com que o hatchback fique caro demais para ser produzido com tecnologia híbrida. Por isso, um novo Polo depende só do Brasil. O executivo declarou que sendo assim ele ficaria muito próximo do futuro ID.2all, que será o elétrico mais acessível da Volkswagen.

Também vale dizer que a Europa desistiu de vender apenas modelos elétricos em 2035, voltando atrás em sua decisão e agora permitindo também os modelos movidos a combustíveis sintéticos. Para isso eles precisarão algumas regras, de acordo com o que mostramos em nossa matéria no Auto+.

Volkswagen T-Roc R [divulgação]
Volkswagen T-Roc R [divulgação]
Apesar de ter essa intenção para 2032 na Europa, no Brasil a montadora ainda não tem plano de se tornar totalmente elétrica. Ela inclusive defende a tese de que modelos movidos somente a etanol podem ser grandes contribuintes na redução na carbonização do planeta. Sendo assim, podemos esperar um híbrido a etanol em um futuro breve.

Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]
Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]

>> Volkswagen Tiguan 2024 ficará mais esportivo na nova geração

>> Europa desiste de proibir carros a combustão em 2035

>> ID.4: VW anuncia lançamento do seu primeiro carro elétrico no Brasil