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VW diz que futuro não será só de elétricos e aponta outra solução

Embora afirme que elétricos são o futuro, chefe da Volkswagen diz que combustíveis sintéticos serão uma solução para os carros já existentes

Volkswagen ID. Buzz e Kombi [divulgação]
Volkswagen ID. Buzz e Kombi [divulgação]

O chefe da Volkswagen, Oliver Blume, declarou que os carros elétricos são o futuro, indiscutivelmente. Porém, também disse que eles não serão a única tecnologia desenvolvida, pois é preciso ter uma solução para os 1,3 bilhão de carros a combustão que continuarão rodando por décadas.

Além de CEO do Grupo Volkswagen AG (que inclui marcas como Audi, Volkswagen, Bentley, Skoda e Lamborghini), Blume também é o chefe da Porsche. Durante a conferência de mídia anual do grupo, o executivo fez declarações importantes sobre o futuro do mercado automotivo global.

De acordo com ele, o interesse da Porsche nos combustíveis sintéticos tem uma razão muito clara. Ele comentou que os elétricos de fato serão a mobilidade do futuro e que isso não está mais em discussão. Contudo, reforçou que não se pode somente criar novos carros movidos a eletricidade a partir daqui.

Volkswagen ID.3 [divulgação]
Volkswagen ID.3 [divulgação]

Outra solução além dos elétricos

“Se você olhar para a proteção do clima como um todo – e isso não é um assunto apenas para os europeus, é um assunto mundial – você tem que pensar no que acontecerá com os 1,3 bilhão de carros a combustão que estão atualmente disponíveis no mercado, e esse número continuará a crescer. Eles ainda serão conduzidos por décadas.”, disse Blume.

Sua declaração mostra que de fato existem muitos modelos a combustão rodando pelo mundo todo, e isso não pode continuar assim. Os novos carros deverão ser elétricos, mas a solução para os já existentes pode ser o combustível sintético.

Porsche Taycan Turbo S [divulgação]
Porsche Taycan Turbo S [divulgação]
O CEO ainda comentou: “Em embarcações e aviões, ainda não desenvolvemos uma solução. Aqui os e-combustíveis sintéticos oferecem uma alternativa viável para reduzir as emissões de CO2 rapidamente. A vantagem é que podem ser misturados com combustíveis tradicionais, e cada ponto percentual ajuda nesse contexto.”

“É por isso que é ainda mais importante criar estratégias de eletrificação claras e cumprir as condições de enquadramento necessárias. Precisamos lançar produtos atraentes no mercado. Temos que oferecer fontes sustentáveis ​​de energia em diferentes regiões do mundo, inclusive naquelas que andam um pouco mais devagar, como América do Sul, África e Índia. Aqui tudo vai demorar muito mais do que na Europa. E é por isso que novas soluções precisam ser encontradas”.

Volkswagen ID.4 [divulgação]
Volkswagen ID.4 [divulgação]
“Temos que fazer as duas coisas simultaneamente, mas separar os dois mercados na discussão, porque não estamos competindo entre si. Você sabe que pode aumentar a mobilidade elétrica em algumas regiões e também cuidar daquelas regiões que contribuem para a mudança climática. Alguns combustíveis são mais ineficientes que outros, isso não é segredo. Mas se você produzi-los nas regiões do mundo onde a energia sustentável está disponível sem limites, esse argumento não pode mais ser usado.”

Vale lembrar que a União Europeia tem planos de proibir a venda de carros a combustão em 2035. Contudo, recentes documentos vazados informam que a Europa pretende liberar a venda de novos carros movidos a combustíveis sintéticos caso eles comprovem a emissão zero de poluentes.

Volkswagen ID.3 [divulgação]
Volkswagen ID.3 [divulgação]
No Brasil a Volkswagen lançará este ano o seu primeiro modelo totalmente elétrico. O SUV ID.4 foi confirmado recentemente para o nosso mercado e deverá chegar no segundo semestre de 2023. Sua motorização elétrica rende até 204 cv e 31,5 kgfm.

Volkswagen ID.4 [Auto+ / Renan Melo]
Volkswagen ID.4 [Auto+ / Renan Melo]

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