Destaque Novidades

Volkswagen apresenta novo Polo GTI com motor de 207 cv

Mais potente que o Polo GTS brasileiro, novo Volkswagen Polo GTI poderia preencher a lacuna que o Golf deixou por aqui
Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]

Olhe bem para o novo Volkswagen Polo GTI 2022, mas não se empolgue tanto. Afinal, o mais esportivo e potente hatch compacto da marca alemã só servirá de inspiração para o nosso Polo GTS reestilizado. Infelizmente a VW não tem planos de trazer o legítimo GTI ao Brasil.

Apresentado na Europa para finalizar o ciclo de renovações do Polo, o GTI entrega mais potência que o GTS e visual diferenciado. Debaixo do capô ele carrega o mesmo motor 2.0 TSI que um dia esteve no Golf GTI no Brasil e que hoje equipa Jetta GLI e Tiguan R-Line.

O acerto de potência, entretanto, é mais discreto do que o dos irmãos médios. No Polo GTI 2022, a Volkswagen despejou 207 cv e 33,6 kgfm de torque. Atrelado à transmissão DSG automatizada de dupla embreagem com sete marchas, o GTI atinge os 100 km/h em 6,5 segundos.

Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]
Comparando ao nosso Polo GTS, que tem motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o novo modelo é mais rápido. A versão brasileira atinge os mesmos 100 km/h em 8,4 segundos, ou seja, 1,9 segundo depois do modelo gringo. A transmissão do GTS é automática de seis marchas, mais lenta que a de dupla embreagem do GTI.

Há ainda como opcional o pacote Sport Select. Com ele, a suspensão fica mais firme e o Polo GTI ganha ajustes eletrônicos de direção, motor e repostas do câmbio.

[divulgação]
[divulgação]

GTI é muso inspirador do GTS

Contudo, se não teremos a performance do Polo GTI, ao menos o visual será incorporado ao GTS. A dianteira traz entradas de ar maiores com desenho interno de colmeia. Inspirado no Golf GTI MK8, as luzes de neblina são dois pontos luminosos com o mesmo formato da grade frontal.

Tal qual o Taos, o Polo GTI tem filete iluminado na grade frontal. Contudo, ele é decorado por um segundo friso vermelho, esse sem luz própria. A coloração também é aplicada em uma parte interna dos faróis, que trazem tecnologia IQ.Light tal qual o SUV médio na versão Highline.

Novas rodas de liga-leve de 18 polegadas trazem acabamento diamantado e combinam com as pinças de freio vermelhas. Atrás há um novo para-choque com difusor de ar pintado na cor da carroceria e saída dupla de escape. Lanternas escurecidas com novo desenho de LED e seta dinâmica são itens de série.

Mas por dentro a Volkswagen resolveu manter algumas tradições. O Polo GTI 2022 tem bancos xadrez como manda a regra na sigla esportiva. Traz volante do Nivus com costuras e apliques vermelhos, além do nome GTI na base. O painel é pintado em vermelho para dar contraste.

[divulgação]

>>VW Taos pode ser a primeira pedra no sapato do Compass | Impressões

>>Volkswagen Polo e Virtus 2022 tem três versões acima de R$ 100 mil

>>Polo 2022 realmente se transformou em um mini-Golf

Sobre o autor

João Brigato

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Todo respeito ao tecido quadriculado nos leva à uma tradição construída na marca com a sigla GTi.
    Gosto assim! Mas… terceiro mundo recebe uma cópia piorada, quase um genérico.
    Pudera… quando custaria aqui? 250/300k?

  • Com todo o respeito ao autor da matéria, não devemos comparar o polo GTI com o GTS! Todo mundo sabe a diferença entre eles! Deveria expor as diferenças entre a mudança de meio ciclo de vida …. E o nosso GTS todo mundo sabe que o trem de força é 1.4 e caixa de câmbio aisin…. Fala sobre as mudanças como ar condicionado, volante, Manoel de câmbio, rodas, faróis, pára-choques, bancos, lanternas traseiras, multimídia, rodas etc …