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Volkswagen pode tirar a Skoda da China em benefício próprio

Expansão em mercados mais lucrativos e foco na Volkswagen poderão fazer a Skoda desistir da China para focar na Índia e Vietnã

Skoda Kamiq GT [divulgação]
Skoda Kamiq GT [divulgação]

A China sendo o maior mercado automotivo do mundo causa duas situações diferentes: há espaço para muitas marcas, mas existem muitas marcas por lá. Prova disso é que, recentemente, a Jeep desistiu de fabricar carros na China, Tesla e Mercedes estão revendo suas operações locais por falta de lucro e agora a Volkswagen pode tirar a Skoda de campo.

Nos últimos tempos, a Skoda tem se tornado a marca líder do grupo Volkswagen em países emergentes. É assim na Índia, onde a marca tcheca têm conquistado muito espaço nos últimos anos, enquanto na Rússia as operações do grupo VW eram lideradas pela Skoda antes da crise com a Ucrânia.

Agora, de acordo com informações obtidas pelo Automobilwoche, a Skoda pode desistir da China para focar em mercados em crescimento e para abrir espaço para a Volkswagen. Recentemente a marca alemã foi ultrapassada pela BYD e se tornou a marca mais vendida da China, algo que acendeu um alerta na matriz na Alemanha. 

Skoda Rapid [divulgação] Volkswagen Virtus
Skoda Rapid [divulgação]
A Volkswagen é líder de vendas na China há décadas, mas a virada elétrica que tem ocorrido nos últimos anos e o crescimento estrondoso da BYD fez com que a marca alemã pensasse novamente em seus negócios. A Skoda é, basicamente, uma Volkswagen de baixo custo, com modelos complementares que estão atrapalhando os alemães.

Junto a isso, as vendas da marca tcheca caíram 31% na China em 2022 contra 22% no mundo. Tirar a Skoda de campo na China pode beneficiar diretamente a Volkswagen com migração de clientes, assim como evitar que a marca comece a dar prejuízo. “Vamos pensar com nossos parceiros chineses como continuaremos aqui”, disse Klaus Zellmer, CEO da Skoda.

Skdoa Octavia [divulgação]
Skdoa Octavia [divulgação]
Hoje o foco da Skoda está na Índia, onde ela vem crescendo rapidamente e ganhando mais espaço do que outras marcas já estabelecidas há tempos no país. Há também planos de ganhar força no Vietnã, onde a marca tcheca planeja vender 40 mil carros por ano e construir uma nova fábrica em 2024 para produzir carros em CKD. E o Brasil? Não está nos planos da Skoda. 

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