Destaque Mercado

Em ano de estreia, VW Nivus foi um dos SUVs mais vendidos de 2020

Com T-Cross na liderança, Volkswagen ainda conseguiu colocar o Nivus como um dos SUVs mais vendidos do conturbado ano de 2020
Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
Volkswagen Nivus Highline [Auto+]

O mais movimentado segmento do Brasil teve grandes surpresas no ano que se foi. Tirando a tradicional liderança da Jeep, que em 2019 era do Renegade, a Volkswagen emplacou o T-Cross como campeão dos SUVs mais vendidos de 2020 e ainda trouxe o novato Nivus para o ranking em seu ano de estreia.

Graças ao mês de julho, onde a Volkswagen fez uma intensa entrega e produção das unidades PCD do T-Cross, o SUV alemão conseguiu desbancar os rivais da Jeep. Para tanto, ele não somente assumiu a liderança do segmento, como foi o carro mais vendido do país.

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross [divulgação]
O fogo foi de palha e pouco depois o T-Cross começou a cair no ranking mensal. Mas se consagrou como líder da categoria com vantagem de cerca de 4 mil unidades frente ao Renegade. Ainda assim, a Jeep foi a marca que mais vendeu SUVs em 2020, graças ao Compass e ao Renegade que ficaram com as duas posições seguintes.

A Volkswagen ainda tem muito a comemorar com o Nivus. Além de ter vencido várias premiações, o SUV cupê, em seu ano de estreia, já conseguiu entrar para o ranking dos mais vendidos, desbancando modelos como Honda WR-V, Renault Captur e Citroën C4 Cactus. Vale lembrar que ele foi lançado em junho.

Comparativo Chevrolet Tracker LT e Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
Comparativo Chevrolet Tracker LT e Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
Outro que teve evolução forte em 2020 foi o Chevrolet Tracker. Fora do top 10 em 2019, ele voltou com tudo na quarta colocação após liderar o segmento algumas vezes. A expectativa é que ele, Renegade e T-Cross briguem ferrenhamente pela coroa em 2021. E o segmento não ficará parado no próximo ano.

Com a ascensão do Tracker e do T-Cross, os rivais Hyundai Creta e Nissan Kicks desceram duas posições no top 10, assim como o Honda HR-V. Ford EcoSport perdeu uma colocação em relação a 2019, enquanto o Renault Duster se manteve em nono lugar, mas não mais com a companhia de seu irmão Captur, enxotado do ranking divulgado pela Fenabrave.

Renault Duster [Auto+]

SUVs mais vendidos de 2020

  1. Volkswagen T-Cross – 60.119 unidades
  2. Jeep Renegade – 56.865 unidades
  3. Jeep Compass – 52.966 unidades
  4. Chevrolet Tracker – 49.372 unidades
  5. Hyundai Creta – 47.757 unidades
  6. Nissan Kicks – 36.433 unidades
  7. Honda HR-V – 32.511 unidades
  8. Ford EcoSport – 32.511 unidades
  9. Renault Duster – 19.476 unidades
  10. Volkswagen Nivus – 16.278 unidades

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar