Novidades

Esquecida pela Fiat por muito tempo, Maserati revela novos modelos

Depois de anos com uma linha de modelos desatualizada, Maserati volta com tudo e anuncia novidades

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]

Esquecida no churrasco pelo grupo Fiat Chrysler Automobiles (futuro Stellantis) por anos, a Maserati finalmente voltou a receber a merecida atenção. Desde o lançamento do SUV grande Levante em 2016, que não foi o sucesso esperado, a marca não apresentava modelos novos ou renovava sua linha. De uma tacada só, reestilizou seus dois sedãs (Ghibli e Quattroporte) em 2020 e aplicou mudanças no SUV.

Agora, a Maserati voltará a crescer com o anúncio de três novos modelos: GrantTurismo, Grecale e MC20. Eles fazem parte da lista de 13 novos carros que a marca italiana pretende lançar até 2024.

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20

O primeiro modelo da nova leva da Maserati é o MC20. Situado como modelo mais caro e esportivo da marca, ele foi lançado como representante de uma nova era da italiana. Prova disso é que ele será vendido em versão a gasolina ou 100% elétrica, sendo essa segunda ainda sem números de potência e torque revelados oficialmente pela marca.

Por enquanto, o MC20 terá motor 3.0 V6 de 630 cv e 74,4 kgfm de torque. A versão elétrica deverá ter números parecidos para concorrer com o Tesla Roadster. Com o V6, ele chega aos 100 km/h em 2,9 segundos e tem velocidade máxima de 325 km/h. Já com a versão elétrica, o tempo cai para 2,8 segundos e a velocidade máxima é de 310 km/h.

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]
A autonomia do modelo elétrico é estimada em 323 km, o que não impressiona para o mercado atual em que carros de luxo movidos a energia chegaram ao patamar de 400 km de autonomia, pelo menos.

Leve, o Maserati MC20 pesa apenas 1.500 kg em virtude de sua carroceria de fibra de carbono com 4,66 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,22 m de altura. O estilo é um tanto quanto genérico, com linhas que misturam referências à Ferrari e à McLaren. Por dentro, há volante de Alfa Romeo Giulia.

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]
A Maserati iniciará a produção do MC20 no final do ano e a versão mais barata custará a partir de US$ 210.000 (R$ 1.110.000). Valores do modelo elétrico não foram anunciados.

GranTurismo

Pouco depois do lançamento do MC20, a Maserati anunciou que finalmente o GranTurismo será renovado. Há exatos 13 anos na mesma geração, o esportivo terá de esperar seu aniversário de 14 anos para ganhar uma nova geração. Poucos detalhes foram revelados sobre ele até o momento.

Maserati GranTurismo [divulgação]
Maserati GranTurismo [divulgação]
Grecale

Se o volante de Alfa Romeo no interior do MC20 pudesse indicar a aproximação entre as duas marcas italianas controladas pela Fiat, o novo SUV da Maserati só confirmou isso. O inédito Maserati Grecale será diretamente derivado do Alfa Romeo Stelvio e deverá ser lançado já no próximo ano.

Maserati Grecale [divulgação]
Maserati Grecale [divulgação]
Menor que o Levante, ele será o Porsche Macan da Maserati. Terá versões totalmente elétricas para concorrer com Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC, mas não abrirá mão dos sonoros motores em V italianos. O nome vem de um vento noroeste do mar mediterrâneo.

>>Fiat Argo 2021: nova grade, mais itens e adeus versão Precision

>>Alfa Romeo e seus carros a serviço da lei

>>Qual é a marca que tem mais SUVs no Brasil?