Novidades

Hyundai HB20 é rebaixado para 1 estrela em teste do Latin NCAP

Carsh-test do Hyundai HB20 realizado pelo Latin NCAP revelou performance aquém do esperado no hatch compacto brasileiro

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]

Testado pela primeira vez logo em seu lançamento, a segunda geração do Hyundai HB20 havia conseguido quatro de cinco estrelas na proteção para adultos. Na época, a Hyundai havia patrocinado o teste (cedeu uma unidade do modelo, mas não interferiu no test), que foi realizado antes mesmo do lançamento do hatch. Agora por meio de auditoria, o compacto coreano teve sua nota rebaixada para uma estrela.

Segundo o Latin NCAP, a drástica queda na pontuação do HB20 se deve ao desempenho aquém do esperado na avaliação de impacto lateral. Em seu relatório oficial o Latin NCAP ressalta que “a proteção oferecida para a cabeça e a pelve foi boa, a proteção para o abdome é marginal e a proteção para o tórax é fraca”.

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Contudo, Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, destaca que “na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma [do primeiro teste feito no lançamento do HB20], com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy”.

A piora na nota, segundo o executivo, foi devido a “uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro”.

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]
“Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20,” provoca Alejandro. O modelo testado ainda não era da linha 2021 recentemente lançada pela Hyundai. O que fica evidente devido à presença de contorno cinza na grade frontal, algo já abandonado pelo hatch compacto em favor de um acabamento preto brilhante.

Modelos os quais obtém performance pobre em impacto lateral são automaticamente rebaixados para uma estrela em classificação de impactos para adultos, o que ocorreu com o HB20.

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Apesar disso, ele segue elogiado: “a proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A estrutura do habitáculo foi constatada como estável, sendo capaz de suportar cargas maiores”, afirma o Latin NCAP. Isso justifica o fato de ele ter obtido 21,97 pontos de 34 pontos máximos, mas ter apenas uma estrela.

Para proteção de crianças, o Hyundai HB20 segue com três estrelas resultantes de 29,64 pontos (de 49 pontos no máximo).Segundo a Hyundai, a marca “desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos. Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano”.

Além disso, “a Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019. Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”.

>>Hyundai HB20 Turbo 2021 estreia por R$ 69.590

>>Hyundai HB20, HB20S e HB20X mudam de nome na Colômbia

>>Hyundai Santa Cruz, rival da Fiat Toro, será baseada no novo Tucson