Destaque Novidades

Ambev compra 1.000 unidades do caminhão elétrico brasileiro FNM

Ainda em fase de testes, caminhão 100% elétrico da FNM produzido e desenvolvido no Brasil já tem vendas garantidas
FNM Elétrico Ambev [divulgação]
FNM Elétrico Ambev [divulgação]

O mercado de caminhões elétricos no Brasil tem rapidamente se expandindo. Além do Volkswagen e-Delivery e do JAC iEV1200T, a ressuscitada fabricante nacional FNM já vendeu à Ambev mil unidades de seu caminhão ecologicamente correto antes mesmo da produção começar.

Sem revelar valores da negociação, a FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) firmou parceria com a Ambev para produção das primeiras mil unidades do caminhão elétrico que está em desenvolvimento.

O modelo será produzido em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, na fábrica da Agrale. Ele utilizará chassi da marca parceira, mas a carroceria e conjunto elétrico são de total responsabilidade da FNM.

O visual é inspirado nos modelos clássicos da marca feitos nos anos 1960 e 1970, com direito a faróis circulares simples e grade frontal com logotipo da marca atravessando todo o conjunto. Na lateral, o conjunto de baterias é camuflado por uma chapa metálica com o desenho da calçada de Copacabana.

Motor potente

Tanto o FNM 833 (peso brito total de 18 toneladas) quanto o FNM 832 (peso bruto total de 13 toneladas) trazem motor elétrico de 350 cv e 356,9 kgfm de torque. O motor é fornecido pela Danfoss, enquanto as baterias vem da norte-americana Octillion.

Além de já ter adquirido 1.600 unidades do Volkswagen e-Delivery, a Ambev adiciona as 1.000 unidades do caminhão FNM com o objetivo de converter metade de sua frota de caminhões (atualmente em 5.300 veículos) em modelos 100% elétricos.

A ideia é reduzir a emissão de CO² na atmosfera e se tornar uma empresa ecologicamente correta. Segundo estudo feito pela Ambev, cada caminhão FNM será responsável por reduzir a emissão de gases poluentes em 126 quilos por ano. Ainda que eles sejam planejados pela empresa para rodar somente em trechos de até 100 km por dia na cidade do Rio de Janeiro.

>>Impressões: JAC passa VW e lança 1º caminhão elétrico do Brasil

>>Impressões: como é a única picape elétrica do Brasil, a JAC iEV330P

>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

10 Comentários

Clique aqui para comentar