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Antigo Peugeot 408 ganha versão elétrica com baterias removíveis

Sistema de baterias intercambiáveis da Dongfeng já foi testado por outras marcas e não deu certo, mas agora tenta a sorte em um velho Peugeot

Peugeot
Dongfeng Fukang ES600

Com o mercado de carros elétricos bastante aquecido na China, não é incomum ver carros antigos de marcas consagradas sendo vendidos por montadoras locais em variante totalmente elétrica. Prova disso é que a segunda geração do Peugeot 408, recentemente substituída, ganhou uma nova chance com a Dongfeng.

Chamado de Dongfeng Fukang ES600, o novo sedã elétrico chinês vem com um curioso sistema de troca de baterias para facilitar a vida do usuário. Ele custa na China a partir de 163.800 yuan, o que equivale a algo próximo a R$ 124 mil, mas o preço não inclui a troca de baterias feitas nas estações da Dongfeng.

A marca propõe que, ao invés de colocar o carro para carregar em eletropostos ou tomadas, basta parar em uma estação chamada de Aulton New Energy e trocar as baterias por novas totalmente carregadas. A troca é mais rápida do que deixar o carro carregando, mas ainda assim, mais lenta que abastecer um modelo a combustão. Na China são oferecidos 336 pontos de troca. 

Dongfeng Fukang ES600
Dongfeng Fukang ES600

Peugeot estranho

Por mais que o nome seja pouco inspirado, esse Dongfeng nem faz questão de esconder suas origens Peugeot. Tanto que por dentro mantém o mesmo volante do 408, incluso o logotipo da marca do leão. Em relação ao Peugeot 408 as únicas diferenças ficam por conta da central multimídia vertical e da manopla de câmbio rotativa.

Dongfeng Fukang ES600
Dongfeng Fukang ES600

Por fora, o Dongfeng recebeu nova grade frontal fechada com pontos azuis e ponto de carregamento em uma portinhola tal qual o Renault Kwid E-Tech. A traseira tem apenas novos logotipos e a saída de escape eliminada. Até mesmo as rodas de Peugeot foram mantidas sem qualquer alteração.

Dongfeng Fukang ES600
Dongfeng Fukang ES600

Ele conta com motor totalmente elétrico de 150 cv capaz de levar esse ex-Peugeot aos 100 km/h em 10,7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 140 km/h. Já a autonomia é consideravelmente boa. São 430 km se não optar pela versão que troca de bateria, caso essa seja a escolha, a autonomia cai para 410 km.

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