Novidades

Audi Q5 Security: SUV blindado chega ao Brasil

Modelo resiste a tiros de armas calibre 12 e .44
Audi Q8 Security (divulgação)

A Audi anuncia no Brasil o lançamento do Q5 Security, primeiro SUV da marca no mundo a ter uma versão blindada de fábrica. O modelo importado do México desembarca por aqui com preço de R$ 370.990, vindo totalmente preparado para resistir até a disparos de armas de fogo calibre .44.

Segundo a marca alemã, o Q5 Security foi desenvolvido desde o início como um veículo blindado, sem qualquer adaptação. O SUV traz a cabine totalmente blindada, ou seja, portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, além da parede corta-fogo do cofre do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. Já as janelas têm vidros à prova de balas com multicamadas.

Audi Q8 Security (divulgação)

Toda essa proteção é suficiente para o utilitário blindado aguentar tiros de armas como Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44. As peças protetoras usadas no Q5 Security são certificadas no nível III-A, correspondente ao maior grau de proteção disponível no Brasil para uso civil.

Audi Q8 Security (divulgação)

Além do material para blindagem, o Q5 recebeu reforços como o sistema de freios da versão esportiva SQ5, suspensão e controle de estabilidade recalibrado, bem como porta-malas elétrico com pistões reforçados. Já os pneus com rodas de 19 polegadas podem rodar vazios por uma distância de até 80 km e velocidade máxima de 80 km/h/.  Por conta de todas essas alterações, o SUV ganhou 500 kg em seu peso final, que agora é de 2.295 kg.

O motor 2.0 turbo a gasolina segue o mesmo e rende 252 cv e 37,7 kgfm de torque, sempre com a caixa S tronic de sete marchas. Com o maior peso, o SUV tem uma aceleração sensivelmente mais lenta, agora feita em 7,9 segundos – em vez dos 6,3 segundos da versão original.

Audi Q8 Security (divulgação)

Por fim, na lista de itens de série os destaques são o ar-condicionado automático de três zonas, sistema de som Bang & Olufsen, seletor de modos de condução, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico e vidros escurecidos na traseira. O SUV pode ter ainda assistente de tráfego reverso, alerta para risco de colisão ao abrir a porta, sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto traseiro e câmera de visão 360º.

Veja mais:

>> Audi Q8 é o maior destaque da marca durante o Salão

>> Audi SQ2 é grata surpresa na mostra francesa

>> BMW X2 tem novo motor 1.5 flex e parte de R$ 191.950

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva