Novidades

Audi e-tron S Sportback, com 3 motores, entra em pré-venda no Brasil

Modelo elétrico mais potente da Audi no Brasil, e-tron S Sportback consegue até fazer drift como um bom carro de tração traseira

Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Audi e-tron S Sportback [divulgação]

Líder de vendas no mercado de elétricos com o SUV grande e-tron, a Audi amplia a família no Brasil. Já em pré-venda por R$ 779.990, o e-tron S Sportback traz mais potência, três motores e até mesmo a possibilidade de fazer drift como se fosse um esportivo de tração traseira.

Diferentemente do e-tron padrão, o modelo esportivo traz três motores elétricos. Sendo dois posicionados na traseira e um na dianteira. Juntos, entregam 503 cv e absurdos 99,3 kgfm de torque.

Isso faz com que o e-tron S Sportback chegue aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Segundo a Audi, a velocidade máxima é de 210 km/h controlada eletronicamente. A potência e torque máximos são entregues apenas durante oito segundos e o motor dianteiro só entra em ação quando se faz necessário.

Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Por conta da distribuição dos motores elétricos na traseira, um em cada eixo, o sistema de vetorização de torque foi aprimorado. Cada roda recebe força suficientemente para manter o carro na trajetória. O freio é raramente usado, já que o inversor de força do motor elétrico é capaz de promover desacelerações de até 0,3G.

Elétrico de lado

A Audi ainda permite que o e-tron S Sportback faça drift como um carro naturalmente de tração traseira. Se o controle de estabilização estiver definido como Sport e o seletor de modo de condução em Dynamic, o SUV cupê pode escorregar livremente as rodas traseiras.

Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Apesar de toda diversão, ele mantém autonomia interessante para o mundo real. São 380 km com carga total, medidas no ciclo WLTP.

Visualmente o e-tron S Sportback se diferencia do restante da linha por contar com suspensão mais baixa (mas a altura é variável em até 76 mm), carroceria alargada, rodas maiores e para-choques esportivos. Por dentro ele traz interior escurecido, bancos revestidos em couro especial e detalhes S bordados.

Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Ao todo são sete itens configuráveis: nove cores externas (além de outras Audi Exclusive), dois desenhos de roda, duas cores de pinças de freio, design exterior com detalhes em preto ou em alumínio, três acabamentos para a capa do retrovisor, cor do couro nos assentos e acabamento interno em carbono, alumínio ou cinza volcano.

Como opcionais com custo adicional, o Audi e-tron S Sportback oferece os retrovisores externos virtuais, capa do retrovisor em carbono e a tecnologia Audi Night Vision. Esse aparato tecnológico permite criar feixes de luzes individuais na pista, incluindo projeções no asfalto.

Audi e-tron S Sportback [divulgação]
Audi e-tron S Sportback [divulgação]

>>Q4 e-tron coloca Audi no mundo dos SUVs compactos elétricos

>>Audi terá RS e-tron GT no Brasil até outubro, pré-venda começa em abril

>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo