Automobilismo

Ricciardo e Red Bull levam a F1 de volta a Nürburgring Nordschleife

O piloto australiano vai colocar um carro campeão da Red Bull na Fórmula 1 para acelerar na pista lendária

Red Bull RB7 [divulgação]
Red Bull RB7 [divulgação]

A Red Bull vai colocar Daniel Ricciardo para acelerar na lendária Nürburgring Nordschleife. Com isso, a pista voltará a receber a Fórmula 1, mas não da forma que os fãs esperavam. O australiano vai guiar o RB7, carro campeão em 2011 com Sebastian Vettel (Kinky Kylie), e vai realizar algumas exibições na véspera das 12 Horas de Nürburgring, que faz parte do Campeonato Mundial de Endurance da FIA , e que agora conta com o patrocínio da Red Bull.

Chamado de Kinky Kylie por Vettel, o carro pode estar aposentado há mais de uma década, mas sua vida não é pacata. Antes do Grande Prêmio da Austrália deste ano, o bólido participou de uma corrida de rally no deserto australiano.

A apresentação de Ricciardo e da Red Bull em Nordschleife está prevista para o dia 9 de setembro. A grande questão em todas as mentes é se o homem mais sorridente da história da F1 tentará estabelecer um novo recorde de volta. O comunicado de imprensa do Nürburgring menciona apenas que o carro vai andar por lá, sem mencionar o fato de que a Nordschleife não é uma pista certificada pela F1 atual.

Red Bull RB7 [divulgação]
Red Bull RB7 [divulgação]
Chamada de inferno verde, Nordschleife praticamente não tem área de escape. Então, se os pilotos errarem, podem se esborrachar com força nos muros. Tanto que basta uma pesquisa rápida no YouTube para encontrar diversos vídeos de acidentes por lá.

No entanto, talvez a batida mais famosa da pista seja a de Niki Lauda no GP da Alemanha de 1976. Então piloto da Ferrari, o austríaco colidiu com violência e seu carro pegou fogo, queimando boa parte do corpo do piloto. Por conta das características da pista, o resgate não foi rápido e Lauda quase morreu. 

Red Bull RB7 [divulgação]
Red Bull RB7 [divulgação]
Mesmo com o grave acidente, Niki sobreviveu, mas com eternas marcas em seu rosto e corpo. O título de 1976 ficou com James Hunt, mas Lauda ainda foi campeão em 1977 e 1984, sendo este último pela McLaren. Nürburgring foi totalmente reformada anos depois, ganhando uma nova pista menor e mais segura, mas que não eliminou por completo Nordschleife.

>> Ford surpreende e decide voltar à F1 com a Red Bull

>> Carlos Sainz pode deixar a Ferrari para abraçar projeto da Audi na F1

>> Criança de 3 anos pilota Ferrari SF90 de 1.000 cv