A sensação ao volante do Chevrolet Equinox EV AWD é de estar pilotando uma nave espacial. Não apenas por romper com os motores a combustão, mas também por atrair olhares com seu design futurista. Trata-se de um SUV 100% elétrico, livre de emissões, que mantém o apelo familiar da versão a combustão, mas entrega soluções técnicas completamente distintas.
O visual ousado e à frente do tempo representa a nova linguagem de design do fabricante, já replicada no Blazer EV e na caminhonete Silverado EV. Com proporções generosas e dois motores elétricos — um em cada eixo —, o Chevrolet Equinox EV AWD oferece uma dirigibilidade equilibrada e surpreendente do ponto de vista técnico e do conforto.
Produzido no México, o SUV elétrico da Chevrolet chegou ao mercado brasileiro no ano passado com preço de R$ 440.190. Para efeito de comparação e falando do seu bolso, o irmão Blazer EV RS parte de R$ 503.190, enquanto o Equinox 1.5 turbo a combustão começa em R$ 279.890.

É um valor que posiciona o Equinox EV AWD ao lado de modelos como o BMW iX1 xDrive30 M Sport (R$ 455.950) e o Mercedes-Benz EQB 350 4Matic (R$ 449.900), além de superá-lo na questão financeira em relação ao Kia EV5 Land (R$ 389.990). Mas a percepção de valor percebido do SUV elétrico da Chevrolet aparece logo ao abrir a porta.
Chevrolet Equinox EV AWD: design ousado, cabine refinada
As maçanetas embutidas se projetam automaticamente para fora ao detectar a aproximação da chave. Para dar partida, basta pressionar o pedal do freio — como nos modelos da Volvo. Ao embarcar, o impacto visual inicial vem da combinação entre o painel de instrumentos digital de 11 polegadas e a central multimídia de 17,7 polegadas com sistema Google integrado.
O multimídia do Chevrolet Equinox EV AWD possui uma interface intuitiva, com respostas rápidas e ótima resolução. Além disso, uma curiosidade: o SUV elétrico da Chevrolet pode ser desligado tanto pela multimídia quanto ao engatar o câmbio na posição P (Parking) e abrir a porta.


Baseado na plataforma Ultium, o Chevrolet Equinox EV mede 4,84 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,64 m de altura e 2,95 m de entre-eixos — medidas que garantem excelente espaço para pernas e joelhos no banco traseiro até para ocupantes com alta estatura. O BMW iX1 tem entre-eixos de 2,69 m e o EQB 350 4Matic, de 2,82 m.
A cabine tem acabamento azul, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, alerta vibratório no assento do motorista, assoalho traseiro plano, saídas de ar dedicadas e iluminação ambiente configurável em 26 cores. O teto solar panorâmico e os vidros antirruído reforçam a sensação a bordo de amplitude, conforto e bem-estar acústico.


Contudo, como nenhum carro é perfeito, na hora de acomodar a bagagem, o porta-malas do Chevrolet Equinox EV AWD, com abertura da tampa do compartimento por aproximação, oferece 441 litros de capacidade volumétrica — número menor que os 490 litros do iX1, os 495 litros do EQB e os 513 litros do EV5.

Chevrolet Equinox EV AWD é silencioso, ágil e equilibrado
Guiar o Chevrolet Equinox EV AWD reforça a sensação futurista, com pegada de nave espacial. Silencioso, livre de emissões e equipado com dois motores elétricos (136 cv e 23 kgfm cada), o conjunto entrega números combinados de 292 cv e 46 kgfm. A tração integral (eAWD) assegura controle e desempenho consistente, com relação peso-potência de 8 kg/cv.
Um dado técnico visto na aceleração aos 100 km/h feita em 5,8 segundos. Além disso, a retomada de 80 a 120 km/h leva 4,8 segundos. Números que superam os números de 0 a 100 km/h do Mercedes EQB (6,2 s) e do Kia EV5 (8,9 s), ficando próximos ao desempenho do BMW iX1 (5,6 s).

Grande, apesar das dimensões generosas, o Chevrolet Equinox EV AWD se comporta de forma ágil e amigável no uso urbano, inclusive em manobras apertadas. Paralelamente, estão disponíveis três modos de condução — Normal, Esportivo e Neve/Gelo — que alteram a forma de entrega do desempenho. Outra possibilidade está em configurar individualmente a sensibilidade dos pedais do freio, do acelerador, a rigidez da direção e a sonoridade dos motores enviada ao exterior.
Ao gosto do motorista
A diferença entre os modos do pedal do acelerador é perceptível: no modo Relaxado, a resposta é mais suave e ideal para congestionamentos; já no modo Esportivo, o carro se torna mais responsivo e dinâmico. A direção segue a mesma lógica, variando entre leve e firme conforme a opção selecionada ao gosto e preferência do motorista.
Um grande destaque vai para a calibração da suspensão independente, com arquitetura McPherson na dianteira e multibraço na traseira. O conjunto trabalha em silêncio, filtrando bem as irregularidades do asfalto. As rodas de 19 polegadas calçam pneus 245/55 nos dois eixos, sem batidas secas ou desconforto. A dirigibilidade ainda é reforçada pela boa estabilidade em curvas, com baixa rolagem da carroceria.


A bateria de 85 kWh instalada no assoalho contribui para o centro de gravidade baixo. Isso melhora a dinâmica em curvas, da mesma forma, que a condução pode ser realizada utilizando apenas o pedal do acelerador (One Pedal Drive) — que, no modo mais intenso, desacelera bem o SUV elétrico da Chevrolet ao soltar o acelerador. Leva um tempo para se acostumar, mas pode ser bastante útil no dia a dia. Segundo a marca, o recurso pode gerar até 40% de economia de energia.
Chevrolet Equinox EV AWD: segurança e recarga
O pacote de segurança é completo. O SUV elétrico da Chevrolet traz alerta de esquecimento no banco traseiro, piloto automático adaptativo, alertas de colisão e tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa com correção ativa. Só que ao falar de um modelo totalmente livre de poluentes, o momento de completar o tanque é importante!
Segundo o fabricante, a recarga pode ser feita com até 22 kW em corrente alternada (AC) ou até 150 kW em corrente contínua (DC). Além disso, em cerca de 10 minutos, é possível recuperar 130 km de autonomia. Muito útil ao encarar longas viagens nos finais de semana.

O alcance total informado pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro é de até 443 km, com consumo equivalente a 37,1 km/l na cidade e 35,6 km/l na estrada. Para efeito de comparação, o BMW iX1 oferece autonomia de 324 km, o Mercedes EQB chega a 272 km, e o Kia EV5 alcança 402 km com uma carga.
Veredicto
O Chevrolet Equinox EV AWD é um SUV elétrico completo, silencioso, confortável, bem construído e gostoso de dirigir. Seu design ousado é um diferencial à parte — foge do óbvio e transmite modernidade. Além disso, entrega um interior espaçoso, tecnológico e funcional para famílias que querem dar adeus às visitas frequentes aos postos de combustível.
Pode não ser o mais barato entre os utilitários esportivos elétricos à venda atualmente em nosso mercado, mas está entre os mais equilibrados do segmento. A Chevrolet acertou em cheio. E para quem quiser subir um degrau, a marca ainda oferece o Blazer EV RS.

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