Ter personalidade é algo próprio de um indivíduo – e também de um carro. Afinal, enquanto alguns exibem linhas genéricas, outros resgatam o passado. O Ford Bronco, primeiro SUV da marca, é um clássico norte-americano. Idealizado por Lee Iacocca, o mesmo criador do Mustang, em parceria com Donald Frey, o modelo foi lançado em agosto de 1965 para duelar contra o Jeep CJ-5 e o International Harvester Scout.
O Bronco Sport carrega o espírito do Bronco, tanto pelas linhas quadradas quanto pela capacidade de enfrentar as adversidades do fora de estrada, sem abrir mão da usabilidade na cidade. Trata-se de um utilitário esportivo que surgiu para preencher a lacuna existente entre os SUVs compactos do fabricante disponíveis no mercado internacional e o Bronco maior, carinhosamente apelidado de Broncão.
No Brasil, as vendas tiveram início em maio de 2021, com a versão Wildtrak importada do México. Ao volante, a dirigibilidade proporcionada pelo motor 2.0 EcoBoost, com turbo e injeção direta, aliado ao câmbio automático de oito marchas e à tração AWD sob demanda, transmitia a sensação de sobrar para o SUV médio da Ford.

Do nome em comum entre os modelos, que no Brasil remete ao personagem do humorista Ronald Golias e que também protagonizou a perseguição envolvendo o Bronco branco de O.J. Simpson, acusado do homicídio da ex-esposa em 1994, muitos elementos do Bronco maior foram aplicados ao Bronco Sport, que, aliás, passou por mudanças.
Preço competitivo?
Antes de tudo: a Ford manteve o valor do Bronco Sport, comercializado pelos mesmos R$ 260.000 de antes. Com a saída das versões 4×4 do Compass, o SUV da Ford agora se posiciona entre a opção S T270, que parte de R$ 236.990, e a Blackhawk Hurricane, tabelada em R$ 279.990. Ou seja, trata-se de um preço competitivo dentro do segmento.
A primeira mudança do Bronco Sport está na troca da nomenclatura: de Wildtrak para Badlands. Nos Estados Unidos, o SUV médio da Ford é oferecido em quatro configurações – Big Bend, Heritage, Outer Banks e a topo de gama Badlands. Já em outros mercados, como na Argentina, o Broncão é comercializado lado a lado com o Bronco Sport.

Embora o Broncão seja um sonho distante para os brasileiros e rival direto do Jeep Wrangler Rubicon 4×4, que parte de R$ 499.990, a marca do oval azul trouxe mudanças importantes para o Bronco Sport. Além da nova nomenclatura, o SUV recebeu alterações no motor 2.0 turbo com injeção direta – o mesmo utilizado na Maverick.
As mudanças foram feitas para que o quatro cilindros se adequasse às novas regras de emissão de poluentes e, ao mesmo tempo, entregasse a curva de potência e torque em faixas mais baixas de rotação. O resultado é um SUV que segue sendo um (verdadeiro) canhão nas acelerações, agora ainda mais eficiente desde os giros baixos. Além disso, o ronco encorpado do motor adiciona uma pegada esportiva à condução.

Ford Bronco Sport tem ronco de esportivo
Os números de desempenho permanecem inalterados: 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque a 3.000 rpm. Ainda assim, o SUV médio continua transmitindo aquela sensação de motor sobrando, o que é excelente! Um dos responsáveis por esse comportamento é justamente o torque, aliado à atuação eficiente da caixa automática de oito velocidades.
Nos momentos de aceleração, é possível escutar o sopro do turbocompressor, o espirro da válvula de alívio e até o ar sendo admitido pelo sistema de captação. Uma experiência que aproxima o Bronco Sport Badlands de um esportivo. Quem disse que um utilitário esportivo não pode ser sensorial? O Bronco Sport está aí para provar que um SUV pode ser, sim, prazeroso de guiar. Aliás, faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos!

O comportamento ao pedal do acelerador impressiona pelas respostas ágeis, com muito pouco turbolag – aquele atraso antes de o turbocompressor entrar em ação. Ou seja, provocar esse Ford é certeza de que ele responderá de forma imediata e até um tanto malcriada. Aliás, com o pé no porão, chega a demonstrar uma leve tendência a sair de frente, mesmo contando com o sistema de tração AWD sob demanda.
É um carro pronto para o ataque, seja na cidade ou na estrada. Em rodovias, não há necessidade de negociar ultrapassagens: com fôlego de sobra, o Bronco Sport realiza manobras de forma rápida, precisa e segura, colaborando diretamente para a tranquilidade dos até cinco ocupantes. Além disso, mantém a cabine isolada de ruídos aerodinâmicos e ainda entrega um consumo coerente com todo o poderio que oferece.

Gasta muito?
De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Ford Bronco Sport Badlands registra médias de 8,4 km/l na cidade e 10,7 km/l em trajetos rodoviários. Para efeito de comparação, o Jeep Compass Blackhawk Hurricane, equipado com motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm, apresenta números muito semelhantes: 8,5 km/l e 10,8 km/l, respectivamente. Vale lembrar que ambos os modelos utilizam apenas gasolina.
Esse verdadeiro balé mecânico do Bronco Sport, que combina desempenho ágil, ronco esportivo e consumo equilibrado, é regido pelo câmbio automático de oito marchas com seletor giratório. Seu funcionamento é digno de aplausos: as trocas são rápidas, suaves e praticamente imperceptíveis, contribuindo para a sensação de refinamento na condução.

Não à toa, em baixas velocidades na cidade, é possível rodar até com a sétima marcha engatada, o que contribui tanto para a economia de combustível quanto para o conforto acústico. Apenas ao ativar a tração 4×4 no modo Off-Road, o funcionamento da transmissão se torna mais perceptível, já que o sistema segura mais as marchas para disponibilizar força extra quando necessário.
Essa experiência de condução é complementada pelo acerto da direção assistida eletricamente, que é leve ao esterço em baixas velocidades e transmite o peso correto em velocidades mais altas, acima de 100 km/h ou 120 km/h, por exemplo. O resultado é uma sensação de controle, mesmo ao dirigir de forma mais apressada pelo asfalto ou na terra.

E no fora de estrada
No off-road o torque é mais importante do que a potência para vencer as adversidades. E aqui também é evidente o sublime casamento entre o motor 2.0 turbo com injeção direta ao câmbio automático de oito marchas. É um carro que não toma conhecimento dos caminhos tortuosos das estradas de terra.
Ele está apto a encarar o fim do mundo e quem trafega pelo fora de estrada encontra à disposição ângulos de entrada de 30º, de saída de 26,7º, central de 20º e uma altura livre do solo de 22 cm. Além disso, o Bronco Sport Badlands tem uma capacidade travessia de trechos alagados de até 600 mm.

O Bronco Sport conta com proteções na parte inferior da carroceria, preservando os componentes mecânicos e facilitando a vida do motorista na hora de encarar trilhas. Os pneus de uso misto Pirelli Scorpion, com medidas 225/65 R17, garantem aderência ao piso em qualquer condição. No asfalto, eles se comportam de maneira silenciosa, mesmo em velocidades acima de 100 km/h.
O isolamento acústico da cabine também merece destaque, mantendo os ruídos indesejados do lado de fora. Com um ponto H elevado, outro destaque do SUV médio da Ford é a ampla área envidraçada, que, junto ao desenho dos retrovisores, proporciona ótima visibilidade frontal, traseira e lateral.

Ford Bronco Sport pregado no chão
Embora não seja tão rápido em curvas quanto a caminhonete Maverick, o Bronco Sport Badlands não decepciona. Pelo contrário: contorna os trajetos com destreza, sem inclinações exageradas da carroceria, mesmo com altura de 1,81 m. Para efeito de comparação, a Maverick possui 1,73 m de altura e 20,4 cm em relação ao solo, contra 22 cm do SUV.
As suspensões são independentes nas quatro rodas, adotando arquitetura McPherson no eixo dianteiro e multibraço na traseira. A calibração mais firme não incomoda ao passar por irregularidades do piso e mantém a estabilidade, sem evidenciar movimento de queda das rodas ao transpor obstáculos em trechos off-road, como depressões ou valas.

É um conjunto de absorção de impacto versátil tanto para encarar as trilhas da selva de pedra quanto em maior contato com a natureza. Além disso, é multicarro em um por conta dos modos de condução selecionáveis. O sistema de gerenciamento de terreno traz dois novos modos de condução.
São eles: Off-Road, que amplia a capacidade de tração em terrenos lamacentos, com sulcos e irregularidades; e Rally, que otimiza a condução em alta velocidade em areia e terrenos de baixa aderência. Há ainda os modos Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rock Crawl, totalizando sete opções de programas.

Bronco Sport usa tração AWD sob demanda
A tração AWD do Bronco Sport funciona sob demanda e pode ser acionada tanto nos dois eixos por meio de um botão no console quanto alternando os modos de condução. O SUV ainda conta com sistema de vetorização de torque e diferencial traseiro blocante. Além disso, inclui o controlador de velocidade off-road, atuando na aceleração e na frenagem em velocidades de até 32 km/h.
De acordo com o fabricante, o sistema passa a oferecer a função one pedal drive, permitindo ao condutor controlar o Bronco Sport Badlands utilizando apenas o pedal do acelerador em trechos off-road, aumentando a precisão e o conforto em terrenos irregulares, sem que o condutor precise brigar com os pedais de freio, do acelerador e o volante.

Aliás, nessa condição, o entre-eixos relativamente curto de 2,67 m (contra 2,63 m do Jeep Compass), aliado ao bom raio de giro, contribui para a dirigibilidade em locais apertados, facilitando manobras em garagens de prédios ou shoppings. Mesmo assim, o espaço para as pernas e os joelhos de quem viaja na segunda fileira é bom, além da qualidade construtiva empregada na primeira fileira se repetir na segunda.
O visual do Bronco Sport Badlands também evoluiu em relação ao antecessor, sem perder a essência. Por fora, as mudanças incluem nova grade do radiador, para-choque com protetor de aço e ganchos aparentes, alargadores de para-lama, frisos laterais, novo spoiler traseiro e barras longitudinais de teto redesenhadas. O para-choque traseiro também recebeu atualização.

Dimensões e interior
Na ponta da fita métrica, o Bronco Sport Badlands revela 4,42 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81 m de altura e, como já citado, entre-eixos de 2,67 m. A atualização estética alterou minimamente o comprimento em função do redesenho dos para-choques; o Bronco Sport Wildtrak anterior media 4,38 m.
Na disputa entre SUVs médios, o Jeep Compass Blackhawk Hurricane registra 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, para comparar. O porta-malas do SUV da Jeep oferece 410 litros de capacidade volumétrica, enquanto o Bronco Sport Badlands acomoda 482 litros, garantindo uma vantagem.


O compartimento de carga do SUV médio da Ford traz alguns diferenciais interessantes. Entre eles, a mesa dobrável, o abridor de garrafas e o vidro traseiro basculante, uma solução já utilizada no passado pela Ford no Explorer. Um recurso versátil, que permite acessar objetos na tampa do porta-malas sem precisar abri-la completamente.
Por dentro, o quadro de instrumentos é totalmente digital, com 12,3 polegadas, enquanto o conjunto de telas inclui o multimídia SYNC 4 de 13,2 polegadas, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O sistema oferece navegação GPS integrada e duas entradas USB-C. A qualidade sonora fica por conta do sistema de áudio assinado pela B&O, com dez alto-falantes e subwoofer (falante de graves).


Segurança
O SUV médio da Ford oferece tecnologias de condução semiautônomas e de segurança. Além da nova câmera 360º, o pacote inclui: piloto automático adaptativo com stop & go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, alertas de colisão, de tráfego cruzado e de ponto cego.
Ainda há sistemas de centralização em faixa e de reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, nove airbags, assistentes de frenagem em marcha ré, de manobras evasivas e partida em rampas, freios a discos nas quatro rodas, Isofix para fixação de bancos infantis, monitoramento da pressão dos pneus e vidros traseiros escurecidos.

Veredicto
O Ford Bronco Sport evoluiu, deixando o visual mais atraente e a condução ainda mais divertida. Sem dúvidas, o desempenho resultante do casamento entre o motor 2.0 turbo com injeção direta e o câmbio automático é um dos grandes destaques. Mas não é só isso: a dinâmica do conjunto e a qualidade do acabamento interno também são dignas de elogios.
Trata-se de um SUV médio cheio de personalidade, que conquista à primeira vista, especialmente pelas linhas quadradas, que remetem ao Bronco clássico quanto às versões modernas. O preço de R$ 260.000 se manteve em relação ao modelo anterior, o que por si só já torna a decisão de compra do o Ford Bronco Sport mais sedutora. Afinal, esse SUV médio oferece um sublime equilíbrio entre custo, benefício e diversão.

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