Já acabou?

Jaguar F-Pace PHEV é como a música The Time | Avaliação 

Apesar de animada e divertida, The Time do Black Eyed Pies é musica de fim de festa, mesma sensação que o Jaguar F-Pace PHEV passa

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato] Jaguar vai acabar?
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Quer seja um casamento, festa de 15 anos, balada ou aniversário, se tocou The Time do Black Eyed Pies, é fim de festa. Por mais que seja o momento em que seu primo que dormia na mesa recussitará para dançar com uma senhora aleatória e todos cantarão juntos, não há mais animação depois disso. E é musica que toca no Jaguar F-Pace PHEV.

Existe uma razão para isso. A Jaguar encerrará a produção de todos os seus carros a combustão até o final de 2024. XE, XF e F-Type já saíram do recinto, enquanto I-Pace e E-Pace estão dançando no meio da pista, mas é sua última música, já que saem de linha em dezembro. O único que escutará The Time do Black Eyed Pies será o F-Pace.

Isso porque o SUV seguirá vivo por mais um tempo porque é o único que verdadeiramente vende bem dentro da família Jaguar ao redor do mundo. Por isso, testamos o F-Pace na versão R-Dynamic SE PHEV, a única que é comercializada no Brasil e que sai por R$ 575.950.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Eletrificado para sobreviver

Para manter o F-Pace vivo nessa nova era totalmente elétrica da Jaguar, o modelo recebeu conjunto híbrido plug-in. Ele combina o já tradicional motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina de 300 cv e 40,8 kgfm de torque que está presente até no F-Pace com um conjunto elétrico.

O segundo motor adiciona 141 cv e 65,7 kgfm de torque ao conjunto, totalizando 404 cv e 65,7 kgfm. Só que,na prática, não parece tudo isso. O Jaguar F-Pace não é um carro especialmente rápido, mas também está longe de ser lento. São 5,3 segundos requeridos para chegar aos 100 km/h, o que mostra uma boa performance.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Mas não espere por acelerações brutas ou uma entrega de performance como os números sugerem. É o suficiente para que você ande forte na estrada e faça ultrapassagens ágeis, como é necessário em um carro de luxo. Como o motor elétrico entra antes do 2.0 turbo, as respostas são instantâneas.

Troca de favores

Para controlar tudo que acontece debaixo do capô do Jaguar F-Pace, a JLR equipou o SUV com uma transmissão automática de oito marchas. A caixa é veloz nas reações e troca de maneira extremamente suave, mas mantém o giro do motor um pouco alto em alta velocidade.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Com isso, o consumo não é incrível. Mesmo em números oficiais do INMETRO, o F-Pace marca 7,9 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Como a autonomia elétrica é de apenas 38 km, a melhora de consumo de gasolina por usar eletricidade acaba sendo curta. 

Até as baterias acabarem, ele marcava média tranquila de 23,7 km/l. Contudo, assim que o combustível alternativo se encerrou e a gasolina virou protagonista, a média baixou para 10,3 km/l. É um número melhor que o divulgado, mas muito longe de modelos PHEV como BYD Song Plus e GWM Haval H6.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Espírito britânico apimentado

Um dos pontos mais interessantes sobre o Jaguar F-Pace é como a marca conseguiu torná-lo essencialmente bem diferente dos Land Rover que usam a mesma plataforma. Ele se comporta como um hatch grande, não como um SUV. Ou seja, é um modelo mais dinâmico e melhor nas curvas.

A direção é mais pesada que a média, deixando clara sua vocação para andar em alta velocidade. O mesmo vale para a suspensão, que é mais firme e não se entende muito bem com buracos. Ele inclina pouco a carroceria e se mantém estável, entretanto, claramente não é para a terra.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Na estrada, a carroceria se mantém firme e estável, te dando mais segurança e confiança para andar constantemente em alta. O que surpreende mais no F-Pace é o silêncio de rodagem. O isolamento acústico é bem forte, contando com vidros mais grossos que ajudam nisso. É combina com a vibe interna.

É outro patamar

Comparando diretamente com modelos equivalente de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, somente a fabricante do X5 consegue chegar perto do nível de acabamento do Jaguar F-Pace. O SUV tem o refinamento extra que somente os britânicos, criadores de Bentley e Rolls-Royce, conseguem chegar.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

O painel é todo revestido em couro e materiais macios, tendo costuras bem feitas e retilíneas milimetricamente. As portas também são macias e trazem contraste entre elementos em metal, couro caramelo e preto. São os detalhes que ganham no F-Pace, inclusive o próprio cheiro do couro interno que traz sensação de refino.

Os bancos são muito confortáveis e abraçam bem o motorista e passageiro, trazendo regulagem elétrica em vários elementos. O problema é que o encosto é fixo. Entendo a proposta esportiva, mas estamos falando de uma versão regular e híbrida de um SUV de luxo. Fica parecendo redução de custo simples.

Na traseira, o espaço é menor do que o esperado para um modelo desse tamanho. Um motorista alto não deixa que um passageiro de porte semelhante se sente confortavelmente na segunda fileira. Não há regulagem individual para temperatura atrás, mas as saídas de ar e USB estão presentes. Porta-malas leva bons 508 litros.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Melhorias feitas

Algo que a Jaguar e a Land Rover conseguiram aprender bem foi como fazer telas boas. O painel de instrumentos é bem feito, com alta resolução e fácil de ler, além de intuitivo para ser operado. Apenas a operação para zerar o hodômetro parcial é sempre confusa.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Já a central multimídia, apesar de parecer um pouco exagerada e sem contexto com o painel por ser saltada para fora, é excelente. A tela é curvada, ajudando a evitar que os raios de sol atrapalhem a visualização dos elementos ali presentes. Os gráficos são elegantes e tudo é facilmente encontrado.

A Jaguar equipou o F-Pace com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, que mantém sempre estável o espelhamento, além de ser rápida. Destaque ainda para recursos como câmera 360 graus com função de carro transparente. Com alta resolução, o equipamento é muito útil.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
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É luxo por isso

A lista de equipamentos do Jaguar F-Pace R-Dynamic SE é bem lotada de itens. Ele conta com seis airbags, controle de tração e estabilidade, faróis full-LED com facho alto automático, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, retrovisor fotocromico (exceto o direito), alerta de tráfego cruzado e chave presencial.

Além disso, ele tem sensor de chuva e farol, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e resfriamento, monitoramento de pressão dos pneus, volante com ajuste elétrico, porta-malas com abertura elétrica, teto panorâmico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]
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Veredicto

Apesar de todas as suas inerentes qualidades, como o interior verdadeiramente luxuoso e a condução divertida, é difícil recomendar um carro que é claro que sairá de linha. A Jaguar passa por um processo de mudança intensa interna e que tentará fazer a marca renascer. E, como diz a música, o F-Pace já teve o melhor momento da sua vida.

Pesa também o fato de que, como híbrido, o F-Pace não é especialmente econômico e a autonomia elétrica é restrita. Se gosta da marca, pense em um Land Rover equivalente, porque seus modelos não vão sair de linha agora. Agora, se procura um SUV híbrido, a concorrência oferece algo menos luxuoso, mas mais eficiente.

Jaguar F-Pace R-Dynamic SE [Auto+ / João Brigato]

Você teria um Jaguar F-Pace? Conte nos comentários.