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Avaliação

Tera com espírito de up!

VW Tera TSI manual deu saudade do meu up! TSI | Impressões

Até hoje a Volkswagen não fez um carro tão divertido quanto o up! TSI e, infelizmente, o Tera TSI manual não conseguiu

6 min de leitura

Em 2015, comprei um dos primeiros Volkswagen up! TSI e fiquei com ele por seis anos. Desde que a VW o tirou de linha, insistentemente busco por um modelo que seja tão divertido e simples quanto esse subcompacto. Minha esperança era de que Polo TSI fosse assim. Não é. Aí veio o Volkswagen Tera TSI manual. Será que agora vai?

A fórmula é basicamente a mesma do up! TSI: um motor 1.0 três cilindros turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque pareado a já conhecida e bem feita transmissão manual de cinco marchas. No Polo, a versão TSI manual, que já morreu, tinha uma performance ok, mas não a mesma dinâmica apimentadinha do up!. O Tera, por ser mais jovial, poderia entregar isso.

Mas não é o que acontece. Ainda que também seja subcompacto, o Tera é um SUV, o que o torna essencialmente bem maior e mais pesado do que o up!, sendo maior até que o Polo. Todavia, é o acerto que a Volkswagen foi obrigada a fazer, por conta das leis de emissão de poluentes mais exigentes, que tornaram o modelo menos divertido.

Volkswagen Tera TSI branco de traseira
Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

Até aí, tudo bem

Um dos pontos que mais me incomodou no Volkswagen Tera TSi manual é que o motor 1.0 turbo parece morto até 2.500 giros. Em diversas saídas, pensei que eu havia errado o ponto da embreagem e por isso o carro saia tão vagarosamente. Mas não, foi uma opinião compartilhada com outros colegas jornalistas.

Depois de vencida essa barreira, ele ganha velocidade fácil e reage. O up! TSI, por outro lado, já era um carro aceso desde o primeiro trisco no acelerador. Entretanto, não deixa de ser um carro bem divertido, com motor entregando força suficiente para uma boa performance. 

motor volkswagen tera
Volkswagen Tera [Auto+ / João Brigato]

Além disso, o câmbio manual de cinco marchas é uma arte que a Volkswagen dominou há um bom tempo. Ele tem engates curtos e precisos, além de ser instigante trocar de marcha. Pena que a quinta ficou muito curta, fazendo a rotação ficar alta na estrada (3 mil giros em 100 km/h). 

No up! TSI, a quinta era tão longa, que não era possível engatar na cidade, fazendo com que ela fosse uma marcha para estrada, garantindo melhor economia. Claro que a comparação com o hatch de tampa preta é injusta, visto que são modelos para segmentos diferentes. Mas em questão de tocada esportiva de dirigir, o Renault Kardian é mais instigante.

Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

É um clássico Volkswagen

Entretanto, algo que o Tera inegavelmente é melhor do que o Volkswagen up! TSI é a habilidade de fazer curvas. Isso é tudo fruto da bem nascida plataforma MQB-A0, que confere a ele uma rigidez de carroceria muito nítida e uma sensação forte de solidez. Ele parece um carro muito robusto e roda entregando isso.

O up! era pequeno demais e leve para fazer curvas fortes, além de ter rodas pequenas. Isso fazia com que ele saisse quicando em estradas mais sinuosas. Já o Tera, gruda no chão e vai com todo ímpeto. Mesmo na versão TSI com calotas de 16 polegadas, ele é mais estável e esportivo. Temos ainda direção com peso sentido e supensão firminha.

Volkswagen Tera TSI branco de traseira
Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

A grande vantagem de ter pneus mais grossos é que o Tera TSI cai em um buraco sem medo e não reclama. É a mesma escola de robustez do Gol, que sempre foi usado sem a menor dó durante toda a sua vida no Brasil. Ainda assim, consegue ser confortável sem penalizar os passageiros com sua pegada esportiva.

Simples, mas não simplório

Algo que chamou atenção do Volkswagen Tera TSI é que seu interior é bem mais refinado do que o Polo TSI manual que saiu de linha. Enquanto o seu irmão era uma versão de entrada mais básica com um conjunto mecânico divertido, o SUV subcompacto foi trabalhado para que essa variante apele para os que querem o câmbio manual, não uma versão pelada.

Volkswagen Tera TSI manual
Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

Por isso, ele tem vários componentes internos iguais aos do Tera Comfort. A faixa de tecido das portas e do painel é bem semelhante, mas o tecido dos bancos é um pouco mais simples. O volante tem revestimento em couro, o que ajuda a tirar a cara de versão de entradão.

Some isso ao fato de que ele conta com painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia VW Play com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ambas as telas tem ótima qualidade e tornam o modelo manual mais atraente. Pena que o ar-condicionado é analógico e sem opção de digital, nem como opcional.

Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

As únicas economias verdadeiramente vistas estão no banco traseiro. Ele conta com encostos de cabeça fixos, não há saídas USB como nas versões mais caras e as portas não tem tecido (sendo trocado por uma textura igual à do Chevrolet Onix). O porta-malas leva bons 350 litros.

Itens de série 

A lista de equipamentos de série do Tera TSI manual é bem completa. Ele já sai de fábrica com frenagem autônoma de emergência, seis airbags, painel de instrumentos totalmente digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full-LED, piloto automático, sensor de ré, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores elétricos. 

Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

A busca por um carro turbo manual tão divertido quanto o up! TSI segue. Não foi o Polo, nem mesmo o Tera. Mas ele pode ter potencial para se tornar tão popular quanto o subcompacto foi. Afinal, boa parte da fama que o tampa preta teve foi por conta das modificações feitas nele. Um pequeno VW que se tornou o Subaru Impreza dos brasileiros.

Com apelo bem mais jovial e até mais sofisticado do que o Polo, o Tera TSI pode se tornar o novo queridinho dos modificadores e apelar para um público que compra o carro e se torna fiel a ele por anos. Afinal, esse é o objetivo da Volkswagen ao colocar o SUV subcompacto na mesma prateleira de Fusca e Gol. 

Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

O único problema é que, por R$ 116.990, ele já esbarra em concorrentes mais equipados e automáticos. Considerando que o mercado não absorve muito bem carros manuais com esse valor, a popularidade do Tera TSI manual pode ser bem mais difícil do que a VW gostaria.

Você teria um VW Tera manual? Conte nos comentários.


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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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