BMW apresenta Série 3 elétrico e antecipa primeira reestilização

Com o fim da produção do hatch elétrico i3, o nome passará a ser usado pelo BMW Série 3 elétrico, que já chega reestilizado

BMW Série 3
BMW i3 eDrive35L [divulgação]

Depois de inúmeros flagras e vazamentos, o BMW Série 3 2023 finalmente apareceu em sua forma final. Mas não exatamente como esperávamos. Na China, a marca alemã lançou o inédito i3 eDrive35L, um nome longo e complicado demais para o que simplesmente pode ser traduzido como BMW Série 3 elétrico.

O nome i3 ainda é usado por um hatch compacto lançado em 2013 e que em breve sairá de linha, cedendo sua designação para a versão elétrica do Série 3. Em seu nome, o eDrive35 tem ligação direta com a motorização. Trata-se de um conjunto totalmente elétrico de 285 cv e 40,8 kgfm de torque.

Montado junto a baterias de 70,3 kWh, o novo BMW Série 3 elétrico atinge os 526 km com carga completa. Segundo a marca, as baterias conseguem ser carregadas de 10% a 80% em apenas 10 minutos em um carregador rápido de 95 kW. Isso significa uma recuperação de 97 km de autonomia em uma parada rápida para ir ao banheiro ou tomar um café.

BMW i3 eDrive35L [divulgação]
BMW i3 eDrive35L [divulgação]
Já o L do final do nome do i3 eDrive35L é porque ele é baseado na versão alongada do Série 3. São 11,5 cm a mais em relação ao sedã vendido no Brasil, chegando a 4,87 m de comprimento. Graças aos para-choques mais bojudos, o elétrico é ainda 4,3 cm mais longo que o próprio Série 3 alongado vendido na China e na Índia.

Apesar de maior, ele tem porta-malas reduzido par 410 litros por conta do sistema elétrico. Originalmente, o BMW leva 480 litros de bagagem. O aumento no comprimento tem como objetivo privilegiar o espaço interno na segunda fileira de bancos. Os chineses costumam valorizar muito mais essa área que até o porta-malas.

BMW Série 3
BMW i3 eDrive35L [divulgação]

O que vem aí

Mas e o novo visual? O BMW Série 3 2023 terá mudanças em poucas áreas, mas de grande impacto. A dianteira carrega novos faróis sem maior o recorte na parte inferior e luzes diurnas com formato invertido em relação ao atual. O para-choque tem linhas desconexas, mas mais fortes.

Para alívio dos fãs, o sedã alemão não tem grade frontal gigantesca, apesar de a borda ter ficado mais grossa. No i3, a parte interna é fechada e as bordas mesclam elementos em prata e azul. O elétrico ainda tem rodas de liga-leve exclusivas e bocal de abastecimento no para-lama dianteiro. Na traseira, somente um novo para-choque.

Linha de elétricos BMW [divulgação]
Linha de elétricos BMW [divulgação]
Resta agora aguardar o lançamento do novo BMW Série 3 no mundo todo com o visual renovado. Além disso, fica a dúvida se o i3 será vendido fora da China ou somente no mercado local. A BMW trabalha forte na eletrificação de todos os seus modelos, por isso não seria estranho ver o elétrico sendo vendido até no Brasil.

>>BMW Série 4 Cabrio tem 3 anos de manutenção grátis no Brasil

>>Honda Accord vs. JAC E-J7: não quer um BMW Série 3? | Comparativo

>>BMW Série 3 é o Whopper do mundo dos carros | Avaliação