Destaque Novidades

Chevrolet e Geely (dona da Volvo) produzirão picapes juntas em breve

Parceria entre marcas internacionais e chinesas não é novidade, visto que Peugeot e Changan já produzem picapes conjuntamente
Chevrolet e Geely farão picapes juntas [divulgação]
Chevrolet e Geely farão picapes juntas [divulgação]

Provando que o segmento de picapes está em forte expansão em todo o mundo, agora as marcas chinesas de grande porte estão apostando forte nessa categoria. Depois da Great Wall e da Changan (em parceria com a Peugeot), a Geely também quer uma picape para chamar de sua. Para isso, a dona da Volvo convocou a Chevrolet para a empreitada.

Zhejiang Geely Holding Group e General Motors assinaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de novas picapes, sem ainda especificar como será dada essa construção. Mas a intenção é barrar o forte avanço da concorrente Great Wall que hoje domina o mercado chinês de picapes.

Peugeot Landtrek [divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]
É possível que elas dividam custos de produção, como fez Peugeot e Changar. Outra possibilidade é que a chinesa apenas aproveite modelos da GM com outro visual e mecânica, como fez a Mercedes-Benz ao se juntar à Nissan para fazer a Classe X baseada na Nissan Frontier.

Como o segmento médio é o mais forte por lá, é bastante provável que as próximas gerações de Chevrolet S10, Chevrolet Colorado e GMC Canyon tenham uma derivada da Geely. É pouquíssimo provável que a Volvo entre nessa brincadeira, dado o fracasso retumbante da Mercedes-Benz Classe X.

Great Wall Pao é uma das principais picapes na China [divulgação]
Great Wall Pao é uma das principais picapes na China [divulgação]
Na China, o segmento de picapes é o único que vem crescendo nos últimos anos. Em 2020, as vendas dos SUVs caíram 22% por lá, enquanto os sedãs perderam 11% de seu volume de vendas. E vale lembrar que essas categorias tem dominação absoluta no mercado chinês, enquanto globalmente os SUVs só crescem.

Nos oito primeiros meses do ano, enquanto SUVs e sedãs caíram, as picapes avançaram em 38%. Não é atoa que praticamente todas as picapes médias oferecidas no Brasil também estão na China. Por lá modelos maiores como Ford F-150, Chevrolet Silverado e RAM 1500 (todas prometidas para o Brasil) também fazem sucesso.

JAC iEV 330P (divulgação)

Os únicos segmentos de picapes ainda não explorados na China mas presentes no Brasil são os de compactas e intermediárias. Modelos de porte de Fiat Strada e Volkswagen Saveiro praticamente existem somente no Brasil.

Já a categoria de intermediárias encabeçada pela Fiat Toro e pela Renault Oroch vai se expandir globalmente muito em breve, isso inclui também a China. Volkswagen terá a Tarok, Hyundai prepara a Santa Cruz (que deverá render uma derivada da Kia), Ford já tem no forno a Maverick e a Chevrolet estuda algo na base do Onix (que pode render uma variante da Geely).

>>Avaliação: Chevrolet Tracker LT é um belo sorvete de creme Haagen-Dazs

>>Chevrolet Cobalt já foi um cupê esportivo com sobrenome de Camaro

>>Volvo e Geely: uma década de parceria

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar