Destaque Mercado

Só com o C4 Cactus, Citroën vende mais que a Ford no Brasil

Enquanto a Ford recua no mercado, a Citroën acelera, mesmo com uma quantidade bem menor de modelos disponíveis
Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Citroën e Ford vivem momentos completamente opostos no Brasil em 2021. A marca do oval azul está fechando revendas e diminuindo sua linha de modelos, ainda que prometa lançamentos para o próximo ano. A Citroën, por outro lado, trabalha com abertura de mais revendas e elevação nas vendas por conta da Stellantis – além de preparar o novo C3 2022.

Prova disso é que em setembro a Citroën passou a vender mais que a Ford pela primeira vez na história. Foram 1.621 carros da Ford emplacados no período contra 1.861 carros da francesa. Os números, divulgados pela Fenabrave, consideram a linha de comerciais leves e automóveis.

Nisso há um ponto a ser visto: a Citroën conta com o reforço de Jumpy e Jumper nos números, visto que o Cactus é o único carro de passeio que a marca possui hoje. Por isso, fica em 13º no ranking geral. Já a Ford, em 14º lugar, conta com os números da Ranger para inflar os números de venda.

Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato]
Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato]
Quando visto somente o lado dos carros de passeio, a situação da Ford fica mais complicada. Com somente Bronco Sport, Territory e Mustang para fazer volume, a marca vendeu menos que a Land Rover em setembro. Foram apenas 270 carros emplacados. Já a Citroën, somente com o C4 Cactus, teve 1.545 vendas no mês de setembro.

No ranking geral, temos a Fiat com liderança absoluta com quase 9 mil unidades de vantagem para a Volkswagen, segunda colocada. A Chevrolet volta a ganhar tração com quase 18 mil carros vendidos. Em setembro, a Peugeot não entrou para o top 10, fazendo com que a CAOA Chery abocanhasse a última posição e já avançado para cima da Nissan.

Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]

Marcas mais vendidas de setembro

  1. Fiat – 29.038 unidades
  2. Volkswagen – 20.683 unidades
  3. Chevrolet – 17.983 unidades
  4. Hyundai – 14.523 unidades
  5. Toyota – 12.562 unidades
  6. Jeep – 11.407 unidades
  7. Honda – 7.685 unidades
  8. Renault – 5.697 unidades
  9. Nissan – 4.844 unidades
  10. CAOA Chery – 4.036 unidades

>>Citroën C4 Cactus THP finge ser SUV e esconde ser esportivo | Avaliação

>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação

>>Dodge terá SUV para substituir o Journey, mas nem um Stellantis ele é

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Sinceramente, o C4 cactus é fantástico em questão da tecnologia, motor e câmbio. Um único problema é o barulho interno, vidro da porta traseira não pode andar aberto, sem contar os demais barulhos, painel, laterais.
    Já levei 3 vezes na concessionária até agora o problema continua!
    Não compraria outro de jeito algum!

  • Onde está o Bronco???? A Ford optou num filão de mercado de apenas 0,1% da população brasileira. E desrespeitando quem sempre foi fiel. Hoje, temos bombas nas mãos: ECOSPORT, KA, FIESTA, …