Destaque Novidades

Civic Type-R é o mais potente da história, manual e vem ao Brasil

Desde que o Civic Sport morreu no Brasil, nunca mais tivemos um modelo manual. Mas em breve o Civic Type-R estará entre nós
Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]

Antes mesmo de ser revelado ao mundo, o Honda Civic Type-R 2023 foi prometido ao Brasil, então pode comemorar ao ler esse texto. O Civic mais potente da história estará nas ruas brasileiras e de maneira que não o vemos há muitos anos: manual e hatch. Mais potente e maduro do que antes, ele quer ser o rei dos hot hatches.

Ao contrário do modelo anterior que tinha estilo bastante exagerado, entradas de ar gigantescas e até rodas maiores, o novo Honda Civic Type-R assumiu uma postura mais madura e contida. Segue com os típicos recursos visuais de um modelo esportivo e claros exageros, mas nada espalhafatoso como antes.

A dianteira traz abertura de ar trapezoidal conectada às fendas de ar laterais. A grade frontal estilo colmeia recebe o logotipo vermelho da Honda junto ao nome Type-R. Capô com abertura de ar e para-lamas alargados marcam o visual do Civic bombado. Ele agora tem rodas de liga-leve de 19 polegadas, 1 polegada a menos que antes para economizar em peso.

Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]
A lateral é ainda decorada por uma fenda no para-lama dianteiro e saias. Atrás, o grande aerofólio típico do Civic Type-R está lá, assim como a saída tripla de escape com cano central maior. Extrator de ar é completado por dois elementos pretos nas extremidades do para-choque.

Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]
A cabine é um banho de vermelho, com a coloração aplicada no logotipo da Honda, costuras da cabine, bancos revestidos em suede e até no piso. A plaqueta Type-R aparece na grelha do ar-condicionado, enquanto a manopla de câmbio de alumínio relembra os Civic Si brasileiros. O modelo ganha painel de instrumentos 100% digital com temática vermelha.

Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]

Se cuida Golf GTI

Econômica nos dados sobre mecânica, a Honda apenas disse que o novo Civic Type-R usa uma versão evoluída do motor K20 2.0 quatro cilindros turbo das gerações anteriores. Ele agora entrega 310 cv na versão americana, enquanto japoneses e europeus terão 320 cv à disposição. Ainda não sabemos o acerto para o Brasil, mas o torque é de 40,8 kgfm para todos.

Ele é equipado com transmissão manual de seis marchas e a tração é dianteira. Rumores apontavam para a possibilidade de a Honda adotar tração integral no Type-R, contudo a marca quer o título de modelo de tração dianteira mais rápido de Nürburgring. Hoje esse posto pertence ao Lynk & Co 03 Cyan, que fez a volta em 7 minutos e 20 segundos.

Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]

>>Mais um: Honda ZR-V ganha visual diferente para o Japão

>>Depois do Brasil, Honda mata CR-V e Accord no Japão

>>Citroën C3 Aircross matará o Cactus para brigar com Honda HR-V

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva