Home » Destaque » 5 carros que o brasileiro (chato) ama criticar, mas que são bons

Curiosidades

5 carros que o brasileiro (chato) ama criticar, mas que são bons

Quer seja pelo puro prazer de criticar os carros ou por chatice, esses cinco modelos são verdadeiramente bons, mas sempre criticados

5 min de leitura

O mundo dos carros é como o futebol: há quem ame algumas marcas e odeie outras. Mas as redes sociais inflamaram isso, criando os pilotos de teclado: entusiastas automotivos que amam criticar os carros baseados em números de fichas técnicas ou opiniões alheias. O movimento é tão forte, que até carros bons são massacrados por eles.

Modelos elogiados pela mídia e que vendem muito, são vítimas de alguns brasileiros que os criticam somente pelo puro prazer de o fazer. Ou também por conta de preconceitos enraizados ao longo dos anos. Pensando nisso, reunimos aqui cinco carros bons, mas que os brasileiros (chatos) amam criticar.

Toyota Etios

Toyota Etios [divulgação]
Toyota Etios [divulgação]
Ainda que tenha saído de linha no Brasil, mas siga em produção por aqui para exportação, o Toyota Etios foi criticado sua vida toda por dois motivos: visual sem graça e painel que parece uma balança Filizola. Problema é ter sido lançado na época em que os carros compactos estavam ficando sofisticados por causa de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Ele só foi cair no gosto do público com diversas melhorias de acabamento que a Toyota implementou ao longo do tempo e depois ao trazer o painel digital do Prius a ele. Só que o Etios escondia por trás de sua feiosa casca um carro muito gostoso de dirigir, confiável e espaçoso. Até fazia milagre ao tornar um câmbio automático de quatro marchas algo bom.

Jeep Renegade

Jeep Renegade Sport [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sport [Auto+ / João Brigato]
Hoje nenhum SUV compacto vendido no Brasil tem tração 4×4 ou qualquer vocação off-road, exceto o Jeep Renegade (lembrando que o Suzuki Jimny é um subcompacto). Ele, assim como outros carros da Jeep em versão Trailhawk, tem de passar por uma trilha off-road pesada em Moab e fazer tudo que um Wrangler faz. Mas quem disse que o brasileiro não critica isso?

Diversos vídeos nas redes sociais do modelo antigo com motor 1.8 e tração dianteira atolando em terrenos arenosos ou até em rampas de estacionamento fizeram com que o Renegade virasse piada para muitos. O problema é que o motor antigo era fraco demais e não dá para fazer off-road com o modelo 4×2. Mas os que xingam, jamais devem ter feito trilha com o 4×4.

Todo Peugeot e Citroën

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Por conta de um passado em que as revendas desvalorizavam os próprios carros, as peças de reposição eram caras e as suspensões viviam dando problemas, o brasileiro enfiou na cabeça que carro francês não presta. Mas ironicamente esquece que a Renault é uma marca francesa, preferindo xingar só os carros da Peugeot e da Citroën.

Há anos as marcas vêm trabalhando na reconstrução da imagem, imitando o pós-venda das japonesas e ganhando prêmios por isso. Além do mais, seus modelos evoluíram absurdamente, tanto que o Peugeot 208 é um dos carros mais vendidos da Europa (alguns meses é o mais vendido). Mas tem gente que nunca sequer andou em um e critica.

Volkswagen up!

Volkswagen up! Xtreme 2021 [divulgação]
Volkswagen up! Xtreme [divulgação]
Ser menor e mais caro do que o Gol foi a sina do Volkswagen up!. Ele foi um dos primeiros populares com motor turbo que verdadeiramente decolou no mercado por conta da condução divertida. Mas era criticado por ser pequeno demais e pelo design pouco inspirado: pote de sorvete era um dos apelidos mais comuns do pequeno up!.

O modelo ganhou notoriedade no lançamento da versão TSI por conta da performance surpreendente. Mas muita gente preferia um Gol, um projeto bem mais velho, com menos segurança e mais barato do que o up! com construção de padrão europeu. Vendeu bem menos do que merecia vender.

Hyundai HB20

Hyundai HB20 Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]
Ainda que tenha sempre vendido muito bem, o Hyundai HB20 passou por uma fase em que era um dos carros mais criticados do Brasil. Tudo por conta do visual controverso. Antes dessa última reestilização, ele era chamado pejorativamente de bagre por se assemelhar esteticamente ao peixe.

O visual controverso afastou compradores no começo das vendas da segunda geração, mas ele logo recuperou a predileção do público por bons atributos como dirigibilidade boa, acabamento acima da média e motores eficientes e econômicos. Mas os pilotos de teclado adoravam xingar o HB20 como se fosse uma porcaria só por ser feio.

>> Novo Corsa fica melhor e deixa fãs brasileiros ainda mais órfãos

>> Cinco minivans brasileiras que deixaram saudade

>> BMW apresenta nova geração do Série 5 e o elétrico i5

YouTube video

11 comentários em “5 carros que o brasileiro (chato) ama criticar, mas que são bons”

  1. Chinelinho

    Bela reportagem, adorei o título, (chato)…
    Isso mesmo, pessoas que nem tem como comprar e criticam esses carros.
    Tenho um Renegade e já fiz várias trilhas com ele, mesmo 4×2. A questão é a peça atrás do volante…

  2. Douglas Charles Cunha

    O descaso inicial da Peugeot com o consumidor realmente queimou a marca no Brasil, mas os carros são bons, principalmente os da Citröen e, em especial, os da linha DS. O DS-5, por exemplo, é um espetáculo sobre rodas.

    • Emerson

      Esse nunca tive. Mas tive um c4 pallas. Câmbio automático que quando vendi tinha mais de 180 mil km. Nunca foi aberto pra manutenção. Somente troca de óleo. Se mandar as manutenções em boas oficinas, irá durar e mesmo tanto que os outros.

  3. Marcos Fernandes Cruz

    Tive um c4 longe 0km em 2019 e foi um pesadelo. Turbo 1.6hp, fazia no trânsito engarrafado 3,8km/l sob condução do piloto de testes da concessionária. Em trânsito misto (engarrafamento e livre) fazia 7km/l. E as peças da Citroën eram uivoais caras q as da Peugeot, sendo q eram iguais,ais ainda, eram a mesma peça com etiqueta diferente, a ponto de os vendedores das concessionárias me dizerem para comprar peças para 408, ou invés de para o c4.

    • Andre

      Tbm tive um c4 lounge 2019 , porém o meu fazia 9 km l na cidade e incriveis 14 na estrada , nunca deu problema nenhum , sendo um ótimo carro

      • Luis

        Fazia 9-14km/l na gasolina? Não é péssimo, mas tá longe de bom.

  4. Wanderley Carvalho

    Parabéns pela reportagem! Precisamos mesmo desses esclarecimentos….tenho um p.2008, ótimo carro que sofre com o preconceito, inclusive por parte de “lojistas” que só sabem vender gol e celta….

  5. Luiz Ribas

    João, muito importante sua matéria, tem muitos bloguerinhos (desinformados) que realmente pegaram a onda de mechânicos(mecânicos), que não sabem arrumar e não tem ferramentas e condutores que não sabem se quer fazer preventiva.

    O que ocorre é a difamação de carros topppp…

    Att
    Luiz Ribas

  6. Emanuel

    Tenho um Renegade 1.8 4×2 e te digo: a galera acredita demais em meme de internet.

    Passo em cada lugar mais feio que outro e o carro nem patina. Barro, rampa de saída de balsa com chuva e carregado, areia, lama.. nunca passei sufoco nenhum.

  7. MATHEUS

    Reportagem ruinzinha, fã boy style.
    Renegade 1.8 é indefensável.
    Já viajei em um.
    Porta malas medíocre, 0 a 100 em horas, consumo de opala (aquela carniça amada por Brasileiro) desregulado.
    ECA. E custa os olhos da cara.

  8. PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI

    E o mimimi e lacração chegou ao mundo automotivo…
    Quer um lencinho pra enxugar o choro???

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar