Home » Curiosidades » 5 carros da Toyota que fizeram história no automobilismo

Curiosidades

Entre rua e pista!

5 carros da Toyota que fizeram história no automobilismo

Descubra os modelos da Toyota que deixaram sua marca no automobilismo, do rally ao Drift e às corridas de Endurance

4 min de leitura

Quando pensamos em Toyota, a primeira imagem que vem à mente é a de veículos confiáveis e de boa liquidez no mercado de usados. Contudo, a história da marca nascida pelas mãos de Kiichiro Toyoda vai muito além das ruas e avenidas: desde esportivos icônicos até picapes resistentes, ela deixou sua marca nas pistas e nos ralis mais desafiadores do mundo.

Do lendário Celica que dominou o WRC (World Rally Championship), passando pelo Supra que berrou alto nas corridas de GT e drift, até a Hilux que conquistou o Dakar Rally, cada modelo conta uma trajetória de sucesso. Selecionamos cinco modelos do fabricante que fizeram história no esporte a motor.

Celica

Toyota Celica de frente na estrada de terra
Toyota Celica [Divulgação]

A Toyota apostou no rally para reforçar sua imagem, e sua participação nas competições começou com o Celica GT-Four, um esportivo equipado com tração integral, projetado para enfrentar estradas de terra, neve e cascalho com desempenho excepcional.

O Celica tornou-se lendário ao vencer campeonatos e provas importantes, sendo o carro que ajudou Juha Kankkunen e Carlos Sainz a conquistarem os títulos mundiais de pilotos em 1993 e 1990, respectivamente. NO WRC, o modelo do fabricante participou com as gerações ST165 (1988–1991), ST185 (1992–1995) e ST205 (1994–1999), a última do Celica GT-Four no WRC.

Corolla

Toyota Corolla WRC andando na pista de terra
Toyota Corolla WRC [Divulgação]

O Corolla WRC marcou o retorno da Toyota ao auge do Campeonato Mundial de Rally, mantendo a tradição iniciada pelo Celica GT-Four e associando um nome já marcante do mercado mundial às competições. Rápido e ágil, o modelo de geração E110 conquistou sua primeira vitória no Rally de Monte Carlo de 1998, com Carlos Sainz ao volante e Luis Moya como navegador.

Além de vitórias individuais, o desempenho consistente do Corolla WRC ajudou a Toyota a conquistar o Campeonato Mundial de Construtores em 1999, reforçando sua presença de destaque no rally internacional.

Supra

Toyota Supra de frente andando na pista
Toyota Supra [Divulgação]

Um dos modelos mais representativos da Toyota, o Supra também conquistou destaque nas competições a motor. Desde a década de 1980, ele foi projetado não apenas para as ruas, mas também para brilhar nas pistas de automobilismo.

O Supra se tornou famoso em corridas de Gran Turismo, competições de drift e campeonatos de endurance. Entre suas vitórias, destacam-se os campeonatos Super GT no Japão, no final dos anos 1990, correndo sob as lendárias cores da equipe Toyota Castrol Team Tom’s recobrindo a carroceria de geração A80 (1993-2002).

Hilux

Toyota Hilux Dakar Rally [Divulgação]

A Hilux pode se vangloriar da reputação que conquistou em nosso mercado pela confiabilidade e a robustez. No entanto, a caminhonete da Toyota também trilhou um caminho de sucesso no mundo das competições. A principal delas envolveu a participação no Rally Dakar, a prova off-road mais exigente do mundo.

A Hilux começou a aparecer no Rally Dakar na década de 1980 e partindo de um modelo de rua, ela é totalmente adaptada para enfrentar desertos, dunas e terrenos acidentados. Sob comando da equipe Toyota Gazoo Racing, conquistou vitórias gerais, incluindo os títulos de 2019 e 2022 com Nasser Al-Attiyah, além de diversas vitórias de etapa ao longo dos anos.

MR2

Toyota MR2 [Divulgação]

O Toyota MR2 possui motor central e tração traseira, uma configuração que privilegia a dirigibilidade e a distribuição de peso. Não à toa, o carro também marcou presença no automobilismo. Uma delas, nas 24 horas Britcar, no Reino Unido, com um modelo da terceira geração W30 (carro da foto).

O caso mais famoso ocorreu em 2011, quando a equipe Rogue Motorsport inscreveu um Toyota MR2 Roadster Supercharged equipado com motor V6 3.5 equipado com compressor para gerar uma potência aproximada entre 355 e 405 cv. Tudo isso, em um carro com 1.100 kg de peso!

Lembra de outro modelo da Toyota que brilhou nas pistas? Compartilhe nos comentários e conte para nós qual é o seu favorito nas competições!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar