Já pensou em comprar um carro elétrico, mas ficou na dúvida se daria pra viajar com ele? Essa é uma das principais preocupações de quem está de olho em um modelo 100% a bateria. Afinal, ninguém quer ficar no meio da estrada esperando um carregador e pagar perrengue.
Mas a verdade é que, com os avanços dos últimos anos, já existem carros elétricos relativamente acessíveis (dentro do mundo dos elétricos), até R$ 200 mil com autonomia suficiente para encarar uma boa estrada.
Mas o que seria uma autonomia digna de estrada?
Segundo estudos da KBB Brasil, o motorista brasileiro roda em média 12 mil quilômetros por ano. Isso dá cerca de 1.000 km por mês, considerando todos os tipos de uso como cidade, estrada, trabalho, lazer. Quando focamos só nas viagens, principalmente de fim de semana ou feriado, o padrão costuma ser um bate-volta de 250 a 400 km no total, somando ida e volta.
Por isso, quando dizemos que um carro elétrico tem autonomia digna de estrada, estamos falando de pelo menos 300 km com uma carga completa. Com essa autonomia, já dá pra ir e voltar de várias cidades próximas, como São Paulo a Campinas, Rio a Búzios, ou Belo Horizonte a Ouro Preto sem precisar parar para recarregar no meio do caminho.
Claro que fatores como o uso do ar-condicionado, o peso do carro e o modo de condução influenciam um pouco na autonomia real. Mas essa média de 300 km é um bom ponto de partida para quem está considerando um carro elétrico e quer fazer viagens. Vamos conhecê-los.
1. BYD Dolphin Plus — R$ 184.800

O BYD Dolphin Plus é a versão topo de linha do compacto elétrico da BYD e já virou uma escolha recorrente para quem busca um modelo eficiente, tecnológico e com bom alcance na estrada. Vendido atualmente por R$ 184.800, o hatch oferece 330 km de autonomia no padrão Inmetro — número que, na prática, pode ultrapassar os 350 km com facilidade, dependendo do uso.
Isso significa, por exemplo, sair de São Paulo (SP) e chegar em Ubatuba (SP) com sobra de bateria, sem precisar parar para carregar. Com motor dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, o Dolphin Plus entrega desempenho suficiente graças à bateria de 60,5 kWh.

![BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/BYD-Dolphin-Plus-2-1320x792.jpg)
Para quem se preocupa com espaço em viagens, o carro também agrada com ótimos 2,70 metros de entre-eixos, praticamente o mesmo de um Toyota Corolla, e 4,20 m de comprimento. O porta-malas tem capacidade de 345 litros, número razoável para um hatch médio e que acomoda bem as malas de um casal ou pequena família.
2. GWM Ora 03 GT — R$ 199.990

O segundo nome da lista é o GWM Ora 03 GT, versão esportivada do hatch elétrico da Great Wall Motors. À venda por R$ 199.990, ele encosta no teto da proposta aqui, mas entra pelo conjunto geral.
A autonomia oficial do Inmetro é de 319 km, mas no uso urbano e rodoviário com pé moderado, pode superar os 330 km, o que é suficiente para percorrer trechos como Campinas (SP) a Paraty (RJ) sem preocupações.
Ele utiliza a mesma motorização das versões mais simples da linha Ora 03 que são 171 cv e 25,5 kgfm de torque, entregues pelo conjunto com bateria de 63 kWh. A diferença da versão GT está no visual, no pacote de equipamentos e bateria.


Em termos de espaço, o modelo tem entre-eixos de 2,65 m e comprimento de 4,25 m. O porta-malas, no entanto, tem apenas 228 litros, o que pode limitar o uso em viagens mais longas.
Outro ponto interessante de destacar é que o modelo tem ótima eficiência aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,29, o que ajuda a diminuir o consumo de energia em velocidade de cruzeiro.
3. GAC Aion Y Premium e Elite — R$ 174.990 e R$ 184.990

A GAC é uma montadora chinesa que chegou ao Brasil em maio com cinco modelos de uma vez. Entre eles está o Aion Y, uma minivan elétrica vendida nas versões Premium (R$ 174.990) e Elite (R$ 184.990).
Ambas compartilham o mesmo conjunto de 204 cv de potência, 22,9 kgfm de torque e bateria de 63,2 kWh. A autonomia, segundo o Inmetro, é de 318 km. Isso permite viagens como São Paulo a Paraty ou Rio de Janeiro a Juiz de Fora.
Com 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,75 metros e porta-malas de 361 litros, o Aion Y é ótimo para famílias, mas seu compartimento de bagagens é um pouco limitado para o porte da carroceria.


Seu design ajuda na eficiência, com coeficiente aerodinâmico de 0,27. A diferença entre as versões está apenas nos equipamentos. Ambas são recheadas e entregam ótimo custo-benefício.
4. GAC Aion ES Plus – R$ 169.990

O Aion ES Plus custa R$ 169.990 e é o modelo mais acessível da GAC no Brasil. Simples no acabamento, mas com uma boa autonomia de 314 km, o que permite viagens de Vitória até Governador Valadares sem preocupação. Ele tem um visual de sedã moderno e bem resolvido. São 136 cv e 22,9 kgfm de torque com bateria de 55,2 kWh.
Com 4,81 metros de comprimento, entre-eixos de 2,75 metros e um excelente porta-malas de 453 litros, o sedã se destaca pelo espaço interno. Apesar da lista de equipamentos ser mais enxuta e uma potência não tão lá dessas coisas, o espaço e a boa autonomia faz o sedã ser uma opção viável.
5. BYD Dolphin GS — R$ 159.800

A versão mais acessível do BYD Dolphin custa R$ 159.800. Com autonomia de 291 km segundo o Inmetro, o modelo pode alcançar até 315 km em condições reias.


O motor dianteiro entrega 95 cv e 18,3 kgfm de torque, com bateria de 44,9 kWh. O entre-eixos é de 2,70 m e o comprimento de 4,12 metros. O porta-malas é maior que o da versão Plus, com 250 litros.
Extra – Renault Megane E-Tech — R$ 204.900

Um modelo que possui um ótimo custo benefício que merce entrar nessa lista para quem pode gastar um pouquinho mais para ganhar bem mais, é o Renault Megane E-Tech que custa oficialmente R$ 279.900. Porém a Renault vem realizando diversas condições para o modelo elétrico, que na data de publicação desta matéria pode ser encontrado por R$ 204.900, em São Paulo.
Para um SUV refinado elétrico, vale estar no radar. Ele entrega 220 cv e 30,6 kgfm de torque, com bateria de 60 kWh e autonomia de 337 km segundo o Inmetro. Isso cobre distâncias como Belo Horizonte a Brasília com folga.


O hatch tem suspensão independente nas quatro rodas, 4,20 metros de comprimento, 2,68 metros de entre-eixos e um ótimo porta-malas de 440 litros. O pacote de equipamentos e segurança é o mais completo dessa lista.
Atenção à autonomia real
Os números de autonomia informados são do Inmetro, obtidos em laboratório com condições controladas. Ou seja, são testes em dinamômetro, sem influência de fatores como temperatura ambiente, relevo ou vento. No uso urbano, esse número tende sempre a ser maior.
Porém, no uso rodoviário real, a autonomia costuma cair, já que velocidades mais altas exigem mais energia da bateria. Por isso, é importante considerar uma margem de segurança ao planejar uma viagem longa.
E você, qual carro da lista escolheria para fazer uma viagem? Conta para gente nos comentários!




Belo Horizonte a Brasília são 700 quilômetros de distância. Para quem escreveu a matéria poder corrigir. Sem parar para carregar as baterias não tem jeito.
Megane! Dirigi vários outros antes de decidir e quando vc sai pra rua acabam suas dúvidas. Pode não ter “telinha que gira” mas eh um autêntico europeu
Toda vez que analiso as vantagens e desvantagens dos carros elétricos propostos nessa matéria, minha opção é sempre o Dolphin Plus é, sem dúvidas, o mais completo do melhor custo benefício, até mesmo o Megane, é só olhar prós números e características que realmente importam!!!
Olhei, comparei, dirigi e no final, o Megane foi minha escolha. Carro com melhor porte e diribilidade, confortável e super espaçoso. E ainda, peguei na promoção por 199.900,00. Vale a pena conferir.
Sou taxista e tenho um Dolphin Plus.
Tudo na cidade sempre entre de 450km até 470km.
Na estrada consigo fazer na faixa de 400km faço Rio x Macaé e volto com sobra…
Acabei comprando ele pela promoção R$170.000, não era a minha escolha, mas o carro me surpreendeu muito positivamente!!!
Tenho um canal no YouTube e sempre dou dicas lá @taxidomestre