Os carros eletrificados vieram para ficar e já conquistaram boa parte do público brasileiro. Esses modelos trazem um sistema elétrico que pode ajudar a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes ou até abandonar completamente o uso de combustível fóssil. Desse modo, o meio ambiente volta a se fortalecer e a indústria automotiva consegue evoluir cada dia mais.
A lista de hoje é especial e amiga do meio ambiente. O Auto+ separou cinco carros diferentes e casos especiais de modelos eletrificados que serão produzidos em algum momento no Brasil. Vamos esclarecer qual será sua motorização e daremos mais detalhes. Então, aperte os cintos e prepare-se para a leitura.
BYD Dolphin Mini (elétrico) – e mais modelos (Elétricos e híbridos)

![Fábrica da BYD na Bahia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/MG_2852-1320x792.jpg)
A BYD está ansiosa para iniciar a produção dos seus carros eletrificados no Brasil. Hoje, ela possui a instalação de Camaçari, na Bahia, e que já cuidou da produção da Ford. É desta instalação que deverá sair o Dolphin Mini, veículo 100% elétrico e um dos mais vendidos do mercado brasileiro. Além disso, há rumores que o SUV Song Pro, que é híbrido plug-in, também ganhe montagem brasileira. A planta vai começar a funcionar ainda neste mês de junho.
Além disso, a marca chinesa ainda poderá produzir mais carros elétricos do seu catálogo, como o hatch elétrico Dolphin. Com sua montagem brasileira, é esperado que a fabricante não sofra tanto com os impostos de veículos importados e o valor atual dos seus modelos tenha uma queda considerável.
Jeep Avenger – MHEV

Outro dos carros eletrificados que será produzido no Brasil e que vai chegar em breve é o Avenger. Ele será oferecido como SUV subcompacto e será posicionado abaixo do Renegade. De acordo com a marca norte-americana, ele será lançado apenas em 2026 e será o rival do Volkswagen Tera, Fiat Pulse e companhia. O Avenger será montado na planta da Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro.
Inclusive, esta instalação cuida hoje da produção dos modelos C3, Aircross e Basalt da Citroën. O novo SUV da Jeep terá o motor 1.0 turbo flex T200 Hybrid emprestado da Fiat. Ele rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque e trabalha em parceria com um sistema elétrico de 12V que reduz emissão de poluentes e consumo de combustível. Não é híbrido de fato, pois não tem força suficiente para tracionar as rodas.
GAC – elétricos e híbridos

A GAC nem chegou direito ao Brasil e já tem planos ambiciosos. A nova marca chinesa quer pegar carona no sucesso da BYD e GWM para se consolidar em mais um mercado. Hoje, seu portfólio é composto mais por veículos elétricos e apenas o SUV GS4 híbrido. Os executivos esperam vender até oito mil automóveis até o fim deste ano. Sua produção brasileira está prevista para ser iniciada mais para o fim de 2026.
Contudo, a montadora dona do sedan Aion ES ainda não declarou onde será instalada sua planta. Recentemente, foi divulgado que ela poderia se unir com a HPE (representante da Mitsubishi no Brasil) e usar uma parte da fábrica de Catalão, Goiás, para sua produção. Só que, a HPE não confirmou a história. Aliás, a GAC ainda pretende comercializar veículos movidos a combustão no Brasil. Assim, ela espera atrair mais clientes. E não há confirmação de quais automóveis eletrificados serão feitos aqui.
GWM Haval 6 – híbridos

Dentre todos os carros eletrificados mais vendidos do Brasil e que terá produção nacionalizada, está a linha Haval H6 da GWM. O SUV chinês rival direto do BYD Song Plus e Pro, já tem até berço próprio. Ele passará a ser montado na instalação de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Ainda nesse sentido, essa instalação já foi responsável pela fabricação de automóveis da Mercedes-Benz.
A produção dos protótipos nacionalizados do Haval H6 está programada para acontecer ainda em 2025. A montagem brasileira do SUV cuidará da fabricação das versões híbrida convencional e plug-in do modelo. Os executivos da marca esperam trocar itens de produção importados por peças fornecidas localmente a partir de 2026.
Toyota Yaris Cross – híbrido convencional

Por fim, o último dos carros eletrificados listados e que contará com produção no Brasil é o Yaris Cross. Ele será o primeiro SUV compacto da marca japonesa e está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2025. Seus maiores rivais serão o Honda WR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Renault Duster e mais SUVs. Inclusive, o Yaris Cross será um dos primeiros da categoria a já contar com sistema híbrido convencional de série.
Este conjunto é diferente do utilizado pelos Fiat Pulse e Fastback e futuramente Jeep Avenger. Aqui, o motor a combustão vai trabalhar em parceria com um motor elétrico. Só que, este segundo é capaz de tracionar as rodas e o veículo ainda pode rodar em modo 100% elétrico. Seu propulsor elétrico não precisa de recargar externa, como o BYD Song Pro, já que ele se auto carrega por meio da regeneração. Este sistema elétrico já pode ser visto nos Corolla e Corolla Cross.
De todos esses carros eletrificados e que serão montados no Brasil, qual você está mais ansioso para ver? Conte nos comentários

![BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/FullSizeRender_jpg-38-scaled-1-1320x743.jpeg)
