Ao longo da história, a indústria automotiva passou por uma evolução notável, começando com o Benz Patent-Motorwagen, de 29 de janeiro de 1886, e o Ford Model T, que introduziu a linha de montagem e a produção em massa. Desde os primeiros motores de dois tempos, passando pelo V16 da Cadillac e o W16 da Bugatti, o uso de materiais inovadores também desempenhou um importante papel na melhoria da eficiência e no desempenho.
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Lançado em 1994, o Audi A8 foi o primeiro carro a utilizar uma estrutura inteiramente de alumínio (Audi Space Frame), contribuindo para a redução do peso e melhorando a performance. Da mesma forma, o Tesla Cybertruck faz uso de aço inoxidável laminado a frio, o mesmo material utilizado pela SpaceX, a empresa de foguetes de Elon Musk. Confira abaixo outros carros construídos com materiais inovadores:
Trabant
O Trabant foi produzido na Alemanha Oriental socialista e empregava o Duroplast, um compósito de plástico reforçado com fibras vegetais ou de algodão. Esse material inovador na época foi utilizado nos painéis da carroceria, sendo leve e barato, embora não biodegradável. O Trabant foi um marco da engenharia simplória, oferecendo um motor de dois tempos, refrigerado a ar, com 26 cv.
BMW i3
Tanto o BMW i3 quanto o i8 usavam plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) para diminuir o peso e melhorar a eficiência energética. O i3 foi o primeiro carro da marca bávara a utilizar esse material inovador, sendo o primeiro elétrico de grande volume da BMW, produzido entre 2013 e 2022.
McLaren F1
O lendário e mítico McLaren F1 foi o primeiro carro de produção a ter um chassi inteiramente construído em fibra de carbono. Essa solução contribuía para a leveza, enquanto o propulsor V12 6.1 naturalmente aspirado, em conjunto com o câmbio manual de seis marchas, produzia 627 cv e 69,3 kgfm. Esses números asseguravam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 386 km/h. A tração era traseira.
DeLorean DMC-12
Seria impossível falar de materiais inovadores sem mencionar o DeLorean DMC-12, que exibia painéis da carroceria em aço inoxidável escovado. À frente de seu tempo, o carro icônico do filme “De Volta para o Futuro” pode ter escrito seu nome na história pela inovação, mas não pelo motor V6 2.8 naturalmente aspirado, de 130 cv e 22,9 kgfm, que garantia ir de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e cravar 210 km/h de velocidade máxima.
Citroën 2CV
O Citroën 2CV (Deux Chevaux) foi um dos responsáveis por mover a Europa, principalmente a França, no período do pós-Segunda Guerra Mundial. Apresentado no Salão de Paris, foi produzido de 1948 a 1990. Com uma estrutura de alumínio, devido à escassez de materiais tradicionais durante a Segunda Guerra Mundial, o Citroën 2CV também foi produzido na América do Sul, em países como Chile, Uruguai e Argentina, entre 1960 e 1980.
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