Apaixonado por carros, o brasileiro costuma modificar seus modelos com extrema facilidade. Ainda que não tenhamos a mesma quantidade de preparadoras e peças que os americanos e japoneses têm, nossa cultura de modificações é extensa. Mas alguns carros vão bem além.
Prova disso, é que existem alguns modelos que são raros de serem vistos em estado original imaculado. Poder sem modificações estéticas pequenas, até transformações mecânicas gigantes, esses carros não escapam das mudanças feitas pelos donos e são raríssimos em estado original.
Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer

À exceção do Impreza nas versões aventureiras XV, tanto o modelo da Subaru, quanto o Mitsubishi Lancer despertam paixões nos entusiastas. Por conta das versões de rally (Evolution no Lancer e WRX STi no Impreza), eles são mais desejados justamente modificados.
Além disso, a facilidade na preparação dos motores, suspensão e até de peças de carroceria, faz com que seja extremamente frequente a presença desses carros em trackdays ou encontros de entusiastas, mas jamais em estado original.
Volkswagen up! TSI
![VW up! Pepper [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/01/volkswagen_up_pepper_6-1200x720.jpeg)
Primeiro carro turbo manual da nova leva de modelos três cilindros, o up! TSI criou uma verdadeira legião de fãs (e haters). Por ser pequeno, potente e leve, andava mais do que deveria e surpreendia a muitos em termos de performance. Mas sempre as pessoas queriam mais.
Achar um up! TSI sem motor chipado, ou sem algum tipo de modificação no escapamento é raríssimo. Mudanças visuais são extremamente comuns dada a grande quantidade de peças comuns entre ele e outros modelos da Volkswagen, além da popularidade entre empresas de acessórios.
Honda Civic Si
![Honda Civic Si [@almaautomotiva / Auto+]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/Honda-Civic-Si-8_edited-750x450.jpg)
Último sedã médio esportivo produzido no Brasil, o Honda Civic Si é divertido até hoje. Só não é particularmente rápido. Só que o benefício dos japoneses é que eles sempre fazem seus motores aquém da capacidade máxima, permitindo muita margem para modificações.
Civic Si turbinado já é uma receita fácil de ser vista, assim como alterações de suspensão e de transmissão. Fora do Brasil, a cultura de modificação do sedã é ainda maior.
Troller T4

Nascido para a lama, o Troller T4 era o tipo de carro que mal saia da concessionária e já era modificado. A grande maioria investia em pneus mais parrudos, suspensão alterada e snorkel. Mas não é difícil ver o modelo com pinturas especiais e até todo modificado por dentro e por fora.
Sendo derivado da Ford Ranger, ele tem diversas peças compatíveis com a picape. Além disso, a comunidade off-road é bem entusiasta das modificações automotivas para adequar seu estilo de vida e necessidades ao carro, que costuma até subir parede.
Renault Sandero RS

Diferentemente do Volkswagen up! TSI que é esportivo por um acaso, o Renault Sandero RS é um dos raríssimos casos de carros brasileiros desenvolvidos para os entusiastas. Único modelo RS da história a não ser vendido na Europa, ele trouxe de volta a fórmula de esportivo de baixo custo.
Por conta disso e de seu motor 2.0 aspirado dos tempos da Scénic e da simplicidade mecânica, o Sandero RS é muito modificado. Tal qual o up!, algum tipo de mudança de motor e escape são tão comuns quanto ver um SUV branco em um estacionamento no shopping.
Qual carro dessa lista você já teve ou gosta? Conte nos comentários.
>> Produção de carros elétricos no Brasil começará até 2026
>> Honda mudará nome de carros que pessoas não conseguem falar
>> 5 carros que morreram rápido demais

![Mitsubishi Lancer Evolution [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/mitsubishi_lancer_evolution_x_final_edition_58_edited-1200x721.jpg)

Meu Lancer GT 2014 é originalzinho. Única coisa que modifiquei foi a troca dos retrovisores pelo modelo retrátil automático.
Então, não é mais original…😂🤣😂🤣
Lancer GT se acha aos montes original. Difícil é achar um Evo sem modificação
Muita burrice aumentar os pneus de um jipe e não modificar para pneus Mud Terrain. Com pneus HT ou AT maiores que os originais o ganho é somente estético.
Já o pneu Mud realmente aumenta a capacidade off-road, seja pelo aumento na tração ou no aumento na resistência à rasgos e furos.
O pneu AT geralmente é um pneu HT apenas com uma APARÊNCIA off-road e nada mais, só ganha em estética porque o consumo de combustível pode aumentar exponencialmente!
Quase impossível ver um Mitsubishi LANCER TURBO (Evolution) sem aumento de pressão na turbina, porque é muito fácil simples e rápido fazer tal modificação. Até a versão que já vem com mais pressão, JOHN EASTON, os caras ainda assim aumentam a pressão, quando não mudam o combustível para etanol.
O problema é que esses carros vem com câmbio de dupla embreagem que a embalagem acaba rápido com o aumento de potência. Mas a versão GT você acha fácil sem modificação, até porque já vem tunado de fábrica ,esteticamente.