A alta carga tributária e as margens de lucro elevadas fazem do automóvel um bem de custo expressivo no Brasil. Essa realidade transformou o consumidor local em um cliente exigente no balcão de vendas. No entanto, essa postura refinada esconde contradições de uso e hábitos consolidados que continuam ditando o sucesso ou o fracasso de diversos projetos no país.
Tendências do passado, como a resistência contra as carrocerias de quatro portas, deram lugar a novas exigências do público. Abaixo, destacamos cinco incoerências que marcam o comportamento dos motoristas brasileiros.
Preconceito seletivo com a origem das fabricantes

A rejeição a marcas específicas costuma ser aplicada com pesos e medidas diferentes pelos compradores. Peças publicitárias e jargões do setor atacam marcas francesas como Peugeot e Citroën, ignorando a origem gaulesa da Renault. A mesma distorção ocorre entre as representantes japonesas, onde o prestígio cobrado por Toyota e Honda frequentemente oculta a operação da Nissan.
A postura repete-se com as fabricantes chinesas, que enfrentam desconfiança de uma parcela do público. Curiosamente, esses mesmos consumidores adquirem veículos de marcas tradicionais europeias montados na China, sem aplicar a mesma restrição.
Expectativa irreal de reunir todos os atributos em um único produto

O lançamento de um novo modelo gera demandas contraditórias nos comentários do setor. Parte do público exige o consumo reduzido de um conjunto híbrido, espaço interno de sedã médio, acabamento de luxo e preço de tabela de um hatch subcompacto de entrada.
Essa postura ignora a proposta de projeto de cada veículo no mercado. Modismos geram críticas a hatches urbanos pela limitação de espaço traseiro ou a utilitários de tração dianteira por falhas em estradas de terra, desconsiderando que ambos atenderam especificações estritamente urbanas.
Críticas públicas aos SUVs diante de um volume recorde de emplacamentos

A apresentação de novos utilitários esportivos costuma ser recebida com reações inflamadas na internet. Entusiastas questionam a falta de aptidão para o fora de estrada e lamentam a redução de espaço para peruas e sedãs nos catálogos das montadoras.
Apesar da rejeição teórica, os relatórios de emplacamentos da Fenabrave confirmam os SUVs como a categoria preferida no país. A busca por posição alta de dirigir e capacidade de enfrentar irregularidades no asfalto coloca o segmento no topo das vendas, superando os hatches compactos na preferência nacional.
Exigência de câmbio automático em todas as faixas de preço

O consumidor brasileiro passou a tratar o pedal de embreagem como um item indesejado em modelos acima de determinado patamar financeiro. Mesmo em esportivos concebidos para proporcionar tocada purista, a ausência da transmissão automática gera resistência no mercado interno.
A preferência contrasta com o cenário verificado até o final da década de 1990, quando caixas automáticas ficavam restritas ao público PCD ou a modelos de alto luxo. A oferta do item em compactos populares acelerou a migração, consolidando o descanso do pé esquerdo como exigência de compra.
Opção pela paleta de cores sóbrias focada na facilidade de revenda

Apesar das reclamações sobre a monotonia visual das ruas brasileiras, a escolha de cores permanece concentrada na escala entre branco, prata, cinza e preto. O mito de que tons vivos causam desvalorização acentuada continua influenciando a decisão final na concessionária.
A preocupação com a futura negociação do usado se sobrepõe ao gosto pessoal do comprador no momento da configuração. Em resposta a esse padrão de consumo, as montadoras enxugaram a oferta de opções coloridas nos catálogos locais.
E você, qual a pior contradição entre os consumidores? Escreva nos comentários.


Logo no começo do texto ficou evidente o que acontece: preço muito elevado para o consumidor (devido a levada carga tributária e lucro da montadoras), o que faz com que o consumidor, que sabe que está pagando caro demais, exija o máximo de tecnologia (porque está pagando caro), mas tenha que ficar de olho na revenda (para não perder muito, porque pagou caro).
Logo, essa aparente hipocrisia se deve a baixa renda aliada a preços extorsivos, o consumidor tem que ficar com um olho no carro que deseja e outro na sua revenda.
Parabéns pela resposta bem completa, seu texto é muito bem escrito e com argumentação plausível.
Creio que a palavra hipocrisia não é adequada para a matéria. Está palavra tem mais a ver com a necessidade chamativa da matéria. A maioria as preocupações listadas são reflexos de um consumidor que avalia bem o seu o gasto e os benefícios que vai ter com a aquisição de um carro.
No tópico sobre os SUVs diz que
“Apesar da rejeição teórica, os relatórios de emplacamentos da Fenabrave confirmam os SUVs como a categoria preferida no país.”
Os emplacamentos são altos porque o público gosta mesmo ou porque não tem opção?
A reclamação é pela falta de opção. Eu mesmo sou um que sempre reclamo disso.
Quem gosta de SUV que continue comprando e seja feliz com o produto adquirido.
Mas quem não gosta se vê obrigado a comprar um carro por falta de opção no mercado.
Essa é a verdadeira crítica.