As caminhonetes surgiram como veículos utilitários voltados para o transporte de carga. Com o passar do tempo, porém, ganharam atualizações que as aproximaram dos carros de passeio, oferecendo maior versatilidade graças à presença da caçamba.
Além de variarem no tamanho da carroceria (compactas, médias ou full-size), muitos modelos contam com conveniências que tornam a experiência do usuário mais prática e confortável. De tetos solares a compartimentos, listamos abaixo cinco recursos encontrados em algumas caminhonetes à venda no Brasil.
Ram 1500



A Ram oferece no mercado brasileiro uma ampla variedade de caminhonetes, atendendo diferentes perfis de consumidores e faixas de preço. Desde a compacta Rampage até a imponente 3500, a marca apresenta opções para todos os gostos.
Nos modelos 1500 e 2500, um dos destaques é Ram Box nas laterais. Esses compartimentos contam com drenos para escoar a água e possuem capacidade de 107 litros (cada). Aliás, no caso da 1500, estão disponíveis nas versões Laramie, com preços a partir de R$ 584.990, e Laramie Night Edition, a partir de R$ 599.990.
Jeep Gladiator
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/07/jeep_gladiator_rubicon_edited-1200x719.jpg)
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/07/jeep_gladiator_rubicon_65_edited-1200x719.jpg)

O Jeep Gladiator custa R$ 499.990 e oferece um diferencial único: assim como o Wrangler, permite que as portas, o teto e até o para-brisa sejam removidos ou rebatidos, proporcionando maior sensação de liberdade e contato direto com a natureza.
Com 5,59 metros de comprimento e uma caçamba de 1.000 litros — comparável ao porte da Ram 1500 —, o Gladiator escode sob o capô um motor V6 3.6 naturalmente aspirado, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito marchas, entregando 284 cv de potência e 35,4 kgfm.
Chevrolet Montana



Outra caminhonete à venda em nosso mercado com um truque, mas a favor da versatilidade, é a Chevrolet Montana. A terceira geração do utilitário com o nome de um estado norte-americano e (bem) conhecida dos brasileiros recebeu mudanças.
A principal delas, está no motor de três cilindros 1.2 agora com injeção direta e atualizações de software, que elevou a potência para 141 cv (antes, com 133 cv). No entanto, a sacada da caminhonete do fabricante está no conceito de caçamba Multi-Flex que permite a instalações de divisórias para facilitar o transporte de cargas.
Nissan Frontier



A Nissan Frontier, dependendo da configuração, oferece teto solar como um item de conforto e conveniência. Trata-se de um recurso pouco comum nas caminhonetes médias disponíveis no mercado brasileiro. Outra caminhonete que conta com teto solar é a JAC Hunter.
Atualmente, a gama da caminhonete da Nissan é composta por três versões. São elas: Attack AT 4×4 (a partir de R$ 277.590), Platinum AT 4×4 e Pro-4X AT, ambas por iniciais R$ 317.990). Nesta última, para citar, o motor 2.3 turbo e injeção direta em trabalho conjunto ao câmbio automático de sete marchas rende 190 cv e 45,9 kgfm de torque.
Ford Ranger Raptor



A versão Raptor foi desenvolvida para transformar a Ford Ranger em uma máquina capaz de rodar em alta velocidade sobre qualquer superfície. Sob o capô, o motor 3.0 V6 biturbo a gasolina garante respostas rápidas, entregando 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. Com esse conjunto, a caminhonete vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
As suspensões equipadas com amortecedores Fox realizam 500 leituras por segundo e podem ser ajustadas em três modos diferentes: Normal, Sport e Off-road. A direção também oferece três configurações (Comfort, Sport e Normal), enquanto o sistema de escapamento apresenta quatro modos: Silencioso, Normal, Sport e Baja.
O que você considera essencial em uma caminhonete? Escreva nos comentários!



Que comparação deliciosa! Meus olhos se fixaram na versatilidade da caçamba Multi-Flex da Montana e no teto solar da Frontier. Será que o Ram Box do Gladiator não tem direito a um teto solar VIP? 😄 E a potência do Ranger Raptor? 397 cv? Parece um super-herói no asfalto! Mas, no fim, o que realmente importa? Talvez a capacidade de levar a sacola da compra ou, quem sabe, a capacidade de não importedo mais nada… a não ser o preço! 😉 Qual destes truques faria a diferença na minha próxima compra?compress png
Ah, mais uma lista de caminhonetes top! Meu Deus, a Ram com aquele Ram Box parece prático demais para ser verdade, mas aí a Jeep já vem com tudo removível, tipo você precisa respirar? Que tal um para-brisa off? Hahaha. A Ford Ranger Raptor? Vai lá, corredor! Mas eita, a Montana com 1.2 cilindros já rendendo 141 cv? A sacada da caçamba Multi-Flex é a cara do dia a dia brasileiro, né? Nem pensar em teto solar na Frontier, é mais para o JAC Hunter lá fora, hein? Pq não tem mais nada que faça um carro simplesmente *ir*? Mas ó, bom saber que temos opções para todos os gostos… e tipos de piadas sobre motores de 3 cilindros.baseball bros io
Que legal essas caminhonetes! A Ram Box é muito prática e o Jeep Gladiator com teto removível é pura diversão. A Montana com essa caçamba Multi-Flex também parece ser bem útil. Quero uma pra ontem!