O mercado brasileiro é composto por diversos carros de categorias diferentes. Uma das que sempre chamam a atenção do público é a de hatches. Afinal de contas, esses modelos são compactos, podem levar 5 pessoas e mais bagagem no porta-malas com certa facilidade.
Mas, de um tempo para cá, esses hatches ganharam diversos recursos e tecnologias, os quais saltam aos olhos dos consumidores. Atualmente, grande parte desses veículos vem equipado com o motor turbo. Pode ser de qualquer cilindrada, o importante é ter o recurso turbo no propulsor. Além de economia de combustível, torna esses automóveis mais divertidos ao volante. Aperte os cintos e boa leitura.
Peugeot 208 Allure T200 CVT – R$ 99.990
Peugeot 208 turbo [Leo Alves/Auto+]A lista já começa com carros a beira de R$ 100 mil. O 208 sempre foi elogiado por sua dinâmica de condução, mas faltava um motor tão atrativo quanto. No segundo semestre de 2023, o hatch compacto francês recebeu o motor T200 da Stellantis. É 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque unido com um câmbio CVT. Aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 206 km/h são seus atrativos.
Chevrolet Onix Sem Nome AT – R$ 100.390
Chevrolet Onix [divulgação]Ele é um dos carros mais vendidos do Brasil há um bom tempo. A segunda geração deixou o Onix mais refinado, mais equipado e trouxe o motor turbo. Ele é 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, aliado com um câmbio automático de 6 marchas. Tem a velocidade máxima de 187 km/h e cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
Hyundai HB20 Comfort Plus MT6 – R$ 101.290
Hyundai HB20 2023 [divulgação]Um dos modelos mais queridos dos brasileiros é o HB20. Desde que chegou em 2012, o hatch compacto sul-coreano conquistou sua legião de fãs. Debaixo do capô está o motor 1.0 GDI de 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Ele traz ainda câmbio manual de 6 velocidades. Seu 0 a 100 km/h é cumprido em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 192 km/h.
Volkswagen Polo Sem Nome TSI – R$ 101.990
Volkswagen Polo Sem Nome TSI 2024 [Divulgação]Modelo mais acessível da Volkswagen hoje, o Polo voltou ao mercado em 2017 para substituir o up!, Gol, Fox e até o Golf. Demorou para se consolidar, mas hoje vende bastante. Essa é a primeira versão com propulsor turbo. Ele é 1.0 de 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Seu câmbio é manual de 5 marchas. A velocidade máxima é de 195 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,1 segundos.
Menção honrosa: Volkswagen up!
VW up! Pepper [divulgação]O hatch subcompacto é um dos carros que tem construção refinada, todavia é pequeno e tem espaço bem limitado. Mesmo com esses pontos, não deixa de ser um modelo admirável. Em seus últimos momentos de vida, vinha equipado com o motor 1.0 TSI de 105 cv e 16,8 kgfm de torque. Aliado com um câmbio manual de 5 marchas, ele deixa até sedã médio para trás. Tem 183 km/h de velocidade máxima e faz o 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Qual desses carros você pretende dirigir um dia? Conte nos comentários
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.