Curiosidades

Citroën volta ao passado e transforma Berlingo em furgão clássico

Graças a uma parceria com uma empresa italiana, a Citroën utilizou seu furgão atual para transformá-lo no clássico 2CV Fourgonnette

Citroën Berlingo Fourgonnette 2CV [divulgação]
Citroën Berlingo Fourgonnette 2CV [divulgação]

Viagem no tempo ainda é coisa de filme, mas a Citroën conseguiu trazer um modelo do seu passado para o presente. Na verdade, não se trata bem do retorno de um modelo antigo, mas sim uma adaptação de um carro atual que simula o visual passado da marca francesa.

A Citroën se uniu à Caselani, marca italiana especializada em carrocerias, e transformou o Berlingo europeu no 2CV Fourgonnette. Original de 1951, o Fourgonnette é um dos modelos mais emblemáticos da marca e fez bastante sucesso na Europa e em outros mercados onde foi vendido – assim como a VW Kombi, no Brasil.

Atualmente, o Berlingo é quem ocupa a posição de utilitário compacto na gama da marca. Por isso, nada mais natural que a van fosse a escolhida para fazer essa homenagem ao clássico francês. O visual realmente ficou parecido, com diversas referências ao 2CV Fourgonnette original.

Citroën Berlingo Fourgonnette 2CV [divulgação]
Citroën Berlingo Fourgonnette 2CV [divulgação]

Modificações

Para isso, foi necessário modificar diversas partes da carroceria do Berlingo. Na dianteira, uma nova grade foi adicionada com logotipo da Citroën maior do que o atual padrão. Os faróis são redondos, assim como no 2CV original, e o para-choque também é novo e com um detalhe em branco na base da peça.

Na lateral e na traseira do Berlingo, os tradicionais detalhes frisados marcam presença e remetem diretamente ao clássico. Janelas arredondadas na porta traseira e as lanternas circulares completam o visual retrô. Sem esquecer das rodas pintadas em branco com as calotinhas cromadas no centro.

Citroën Berlingo Fourgonnette 2CV [divulgação]
Citroën Berlingo Fourgonnette 2CV [divulgação]
O Berlingo Fourgonnette 2CV poderá ser encomendado na Europa a partir do dia 1º de outubro, mas a produção só vai começar em janeiro de 2023. O modelo será vendido com os motores 1.2 PureTech a gasolina, 1.5 BlueHDI a diesel e até elétrico, cuja autonomia é de 275 km. 

>> Sucessor do Fiat Uno será baseado no novo Citroën C3

>> Futuro SUV da Citroën pode ser uma perua 7 lugares do novo C3

>> Toyota pode produzir van com plataforma de Hilux para o Brasil