Lesmas sobre rodas e de salto

Os 10 SUVs mais lerdos à venda no Brasil

Verdadeiras lesmas sobre rodas, esses são os 10 SUVs mais lentos à venda no Brasil atualmente. E temos modelos diesel e até de 7 lugares

Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]
Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]

Depois de desvendar a lista dos 10 carros mais lerdos à venda no Brasil, chegou a vez de conferir os modelos lesmas da categoria preferida dos brasileiros: os SUVs. Quem compra um SUV de fato não está pensando em números de 0 a 100 km/h, mas é sempre importante ter esse dado como balizador de performance de um automóvel.

1. Suzuki Jimny Sierra AT – 14 segundos

Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]
Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]

E o campeão entre os SUVs mais lerdos à venda no Brasil é o Suzuki Jimny Sierra com câmbio automático. Movido por um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 108 cv e 14,1 kgfm de torque, ele também é o segundo menos potente dessa lista. O tempo longuíssimo para atingir os 100 km/h é, em boa parte, culpa do câmbio automático de quatro marchas.

2. Suzuki Jimny Sierra MT – 13,5 s

SUVs
Suzuki Jimny Sierra [divulgação]

Trocando a caixa automática de quatro marchas por um tradicional câmbio manual de cinco marchas, o Suzuki Jimny Sierra consegue economizar meio segundo na prova de 0 a 100 km/h. Só que isso não é suficiente para fazê-lo não ser o segundo mais lerdo da lista dos SUVs lesmas à venda no Brasil.

3. Toyota Corolla Cross Hybrid – 13 s

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Como a proposta do Toyota Corolla Cross Hybrid é consumo baixo, a Toyota não se preocupou com potência. Por isso, seu motor 1.8 flex quatro cilindros aspirado ligado a um conjunto de motores elétricos tem somente 122 cv. O câmbio CVT é voltado a economia de combustível e o peso extra do modelo o colocam nesse posto da lista.

4. Renault Duster 1.6 CVT – 12,4 s

Duster 2024
Renault Duster [Divulgação]

Mais uma vez um dos SUVs da lista que aparece em duas situações, mas sua versão automática é bem mais lerda. Especificamente falando do Renault Duster, o modelo CVT é 1 segundo mais lento que o manual. Isso porque os dois tem 120 cv e 16,2 kgfm de torque providos por um motor 1.6 quatro cilindros aspirado.

5. Mitsubishi Pajero Sport – 12,3 s

Mitsubishi Pajero Sport HPE-S [Auto+ / João Brigato]
Mitsubishi Pajero Sport HPE-S [Auto+ / João Brigato]

Com o título de mais lento entre os SUVs grandes à venda no Brasil, o Mitsubishi Pajero Sport atinge os 100 km/h em 12,3 segundos, se não tiver sete pessoas dentro. São 190 cv e 43,9 kgfm de torque providos por um motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel. Ele também é o modelo diesel mais lento de toda a lista.

6. Hyundai Creta Action e Citroën C4 Cactus 1.6 – 12 s

Empatados na sexta posição do ranking dos SUVs mais lentos do Brasil, Citroën C4 Cactus aspirado e Hyundai Creta Action compartilham de algumas semelhanças. Ambos são projetos já com certa idade no mercado e usam motor 1.6 quatro cilindros aspirado. No francês são 120 cv e 15,7 kgfm, enquanto no coreano são 130 cv e 16,5 kgfm.

7. Honda HR-V 1.5, Nissan Kicks e Toyota SW4– 11,8 s

Em sétimo lugar temos somente SUVs japoneses. De um lado, Honda HR-V e Nissan Kicks com motores quatro cilindros flex aspirados, do outro, o Toyota SW4 com espaço para sete e motor turbo diesel. O HR-V usa motor 1.5 de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, ao passo que o Kicks vem com um 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm e o SW4 traz o 2.8 de 204 cv e 50,9 kgfm.

8. Fiat Pulse Drive 1.3 MT e CAOA Chery Tiggo 7 Sport – 11,7 s

Empatados em oitavo lugar, temos dois SUVs que compartilham algo em comum: preço baixo. O Pulse Drive manual é o SUV mais barato do Brasil, ao passo que o Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais em conta atualmente. O Fiat vem com motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 98 cv e 13,7 kgfm e câmbio manual. Já o Tiggo 7 Sport usa motor 1.5 quatro cilindros turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm com câmbio CVT. 

9. Jeep Commander diesel – 11,6 s

Jeep Commander Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]
Jeep Commander Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]

Culpe o tamanho gigantesco ou o motor que nunca pareceu adequado para ele, mas o Jeep Commander diesel aparece na lista dos SUVs mais lerdos do Brasil. Ele usa motor 2.0 quatro cilindro turbo diesel de 170 cv e 38,7 kgfm de torque ligado a um câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Felizmente, existem outros SUVs 7 lugares mais lerdos que ele. 

10. Fiat Pulse Drive CVT, Renault Duster MT e Jeep Compass diesel – 11,4 s

Diferentemente do caso do Renault Duster e do Suzuki Jimny, o Fiat Pulse com câmbio automático é mais rápido que o modelo manual. Isso porque o CVT da Stellantis foi bem calibrado. A lista ainda traz o Renault Duster manual e o Jeep Compass com motor diesel. 

Você já dirigiu algum desses SUVs? Conte sua experiência nos comentários.


>>Os 10 carros mais lerdos à venda no Brasil

>>Nova geração do Kia Cerato será influenciado por SUVs cupês

>>5 carros que ganharam nomes exclusivos para o Brasil