Orgulho nacional

Os 5 carros brasileiros mais legais de todos os tempos 

Para acabar com qualquer complexo de vira-latas, esses carros são a prova de que o Brasil consegue ter projetos bem interessantes

Renault Sandero RS [divulgação]
Renault Sandero RS [divulgação]

Os carros vendidos no Brasil muitas vezes são projetos globais adaptados para o mercado brasileiro. No entanto, algumas vezes a engenharia brasileira entra em cena mesmo em marcas estrangeiras, e cria modelos feitos especialmente para nosso país. E há também os projetos das extintas marcas brasileiras. Por isso, confira a seguir cinco exemplos de carros projetados no Brasil e que marcaram a história.

Volkswagen SP1/SP2

carros
Volkswagen SP2 [divulgação]

Esses dois carros, embora sejam projetos da alemã Volkswagen, foram projetados por brasileiros. A dupla SP1/SP2 até não poderia ser tão veloz quanto o desenho sugere, mas os modelos têm um design tão marcante que chamaram a atenção até da matriz da VW. Bonitos até os dias atuais, quem tem a sorte de ter um SP1 ou SP2 na garagem, certamente não passa sem ser notado nas ruas.

Puma GT

carros
Puma GT [divulgação]

A Puma tem uma série de carros legais, mas o GT é um dos modelos mais emblemáticos. No começo, ele já chamava a atenção quando utilizava motores da DKW. Depois, se consagrou de vez com a mecânica Volkswagen e por ser um Ferrari Dino de baixo orçamento, por conta do design que lembra o carro italiano. 

Gurgel (qualquer um)

carros
Gurgel BR-800 [divulgação]

Se a Puma fez história com seus esportivos, a Gurgel se tornou notável por tentar ser uma marca de volume totalmente brasileira. Por isso, qualquer um de seus carros pode entrar nessa lista. O Xavante X-12 era um jipinho bastante competente, o Itaipu tentou ser um elétrico viável nos anos 1970, e o BR-800/Supermini utilizava um motor próprio para tentar ser o carro mais popular do Brasil.

Troller T4

carros
Troller T4 [divulgação]

A empresa cearense começou totalmente independente e se aproveitando das peças de diversos carros vendidos no Brasil. Em 2007, a Ford comprou a empresa e passou a cuidar do projeto do T4, que depois ganhou uma nova geração e motor de Ranger. Infelizmente a marca fechou juntamente com o fim da produção nacional da Ford, mas até hoje é cultuada no cenário off-road.

Renault Sandero RS

Renault Sandero RS [divulgação]
Renault Sandero RS [divulgação]

A sigla RS no Sandero não está aí por enfeite. Na realidade, ela indica que o carro foi aprovado pela Renault Sport, que era a divisão esportiva da francesa na época. Um esportivo acessível, o Sandero RS pode não ter sido um sucesso em vendas, mas foi um dos carros nacionais mais legais que já tivemos por aqui, e que foi projetado pela engenharia brasileira da Renault.

Quais outros carros nacionais poderiam entrar na lista? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Chevrolet aumenta preços da família Onix em até R$ 2.700

>> Volkswagen quer marca exclusiva para carros esportivos

>> Marca inglesa quer abalar mercado com motos elétricas retrô