A cada mês que passa, uma nova fabricante chinesa anuncia sua chegada ao Brasil. Hoje já são, ao menos de maneira oficial, nove marcas atuando em nosso território com mais a chegar. Mas como elas começaram? Quais foram seus primeiros carros? Confira nesta lista.
GWM
![Great Wall Deer [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/great_wall_deer_monster.webp)
Provando que é forte entre as caminhonetes, o primeiro carro da GWM foi um clone da Toyota Hilux. Chamada de Great Wall Deer, a picape média foi feita entre 1996 e 2013 com motores diesel e gasolina. Hoje em dia não há mais carros com o nome Great Wall, visto que esse agora é o nome do grupo que contém várias fabricantes chinesas.
BYD

Apesar de ser considerado o primeiro carro da BYD, o Flyer, na verdade, era feito por outra fabricante chinesa. Ele foi desenvolvido pela Qinchuan Machinery Works como um projeto governamental. Só que, quando a BYD adquiriu a marca em 2004, mudou levemente o design do modelo, que sobreviveu até 2010. O primeiro carro realmente desenvolvido pela BYD foi, na verdade, o F3, que era um clone do Toyota Corolla da geração Brad Pitt.
Chery

Lançado oficialmente na China em 1999, o Chery Fulwin, também vendido como A11, Fengyun ou Windcloud, na verdade era Seat Toledo. Quando a Volkswagen tirou o Toledo de linha, a Chery comprou todo o ferramental através de acordos secretos feitos com a FAW, que produzia carros da Volkswagen.
GAC

Apesar do grupo GAC ser de 1948, a produção de carros só começou em 2011 depois de um longo processo de absorção de várias marcas pequenas, tendo como destaque a Changfeng. O seu primeiro carro, o Trumpchi, tinha visual bem moderno, mas a plataforma era de Alfa Romeo 166 de 1996. Hoje o nome Trumpchi é usado em carros a combustão da marca.
Omoda

A história da Omoda ainda é muito recente e seu primeiro carro está disponível no Brasil. Lançado em 2022, o Omoda 5 é o primeiro carro da marca internacional da chinesa Chery. Tecnicamente temos somente o Omoda E5, que é a variante elétrica do SUV cupê e que só surgiu globalmente em 2024.
Jaecoo

Tecnicamente a Jaecoo não teve um, mas sim três carros como seus modelos iniciais. O Jaecoo 7 presente no Brasil foi o primeiro totalmente desenvolvido para a marca internacional da Chery. Já os modelos 6 e 8 são rebasdges de outros modelos de marcas chinesas. Especificamente o Jaecoo 6 é um iCar 03 e o Jaecoo 8 é um Chery Tiggo 9.
JAC
![JAC Refine [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/jac_refine_ii_6.webp)
Antes mesmo de fazer carros de passeio, a JAC já era uma das maiores marcas chinesas de caminhões. Seu primeiro modelo destinado ao público comum foi a minivan Refine em 2002, que nada mais era do que uma Hyundai Starex com logotipo alterado feito sob licença pela marca chinesa. Automóvel de passeio mesmo, o primeiro foi o J7 junto do J3, ambos lançados em 2008.
Zeekr

Originalmente, o Zeekr 001 era para ser um modelo da Lynk & Co, mas como houve a separação do modelo em uma nova marca, ele foi o responsável por inaugurar a Zeekr. A princípio, a ideia era seguir a lógica de nomes da Lynk & Co com três algarismos representando a ordem dos lançamentos. Mas a marca chinesa virou uma bagunça de nomes.
Geely
![Geely HQ [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/geely_haoqing_6.webp)
Com plataforma de Daihatsu Charade licenciada pela FAW, motor de Toyota e estilo completamente genérico, o Geely HQ foi o primeiro carro da marca chinesa. Ele também foi vendido como Haoqing, HS, Liangjing, JL6360E1, Pride, SRV e HQ7130B1U. Ele durou de 1998 a 2006, deixando de ser produzido sem sucessor direto ou indireto.
Qual dessas marcas chinesas teve a maior evolução? Conte nos comentários.


