Lembra no começo dos anos 2000 que os shoppings e portas de colégios eram povoados de minivans? Os modelos familiares eram febre por conta do espaço interno farto e exterior diminuto, além de posição de dirigir alta. Eram tão queridinhas que até influenciaram o estilo de vários hatches. Mas, hoje, só existem três minivans à venda no Brasil.
Semelhantes na proposta, mas completamente diferentes em preço e posicionamento de mercado, as únicas minivans à venda no Brasil são Chevrolet Spin, GAC Aion Y e Kia Carnival. Mas olha que curioso, nenhuma de suas marcas admite que são minivans. Muito pelo contrário, as três dizem que se tratam de SUVs – o que não é verdade.
Afinal, como o segmento de minivans caiu muito, mais fácil chamar um modelo desses como SUV. Especialmente no caso da Spin e da Aion Y que contam com plástico escuro na parte inferior da carroceria, o que faz com que muita gente pense, de fato, tratar-se de um SUV. No caso da Carnival, não há nada de aventureiro em seu visual.
Chevrolet Spin

A Chevrolet Spin é a minivan mais antiga à venda no Brasil. Ela foi lançada em 2012 e ainda está na mesma geração. Contudo, foi reestilizada três vezes. A última, ocorrida em 2024, trouxe visual aventureiro à minivan. A ponto de a Chevrolet a chamar de BUV (Big Utility Vehicle) no lançamento e agora a coloca ao lado do Tracker no segmento de SUVs.
Oferecida em cinco versões, ela tem a maior gama entre as minivans à venda no Brasil. Começa em R$ 119.900 na versão Sem Nome, sobe a R$ 133.690 na LT manual e fecha as versões de cinco lugares em R$ 140.090 na LT automática. Com sete lugares. temos a LTZ de R$ 150.790 e a Premier de R$ 160.390.

Todas as versões da Chevrolet Spin são equipadas com motor 1.8 quatro cilindros aspirado flex de 111 cv e 17.7 kgfm. A exceção da versão LT que tem opção manual de seis marchas, todas as versões usam caixa automática de seis velocidades.
GAC Aion Y
![GAC Aion Y [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/05/gac-aion-y-dianteira-a-noite_edited-1.webp)
Representando os modelos elétricos, a GAC Aion Y é a primeira minivan à venda no Brasil que não é a combustão. Ela tem visual simpático, bom acabamento e preço interessante. É oferecida em duas versões: Premium de R$ 174.990 e Elite de R$ 184.990. Diferentemente da Carnival, que leva oito pessoas, e da Spin, que leva sete, a Aion Y só tem cinco lugares.
Seu motor é totalmente elétrico com 204 cv e 22.4 kgfm de torque. Já a autonomia, seguindo o INMETRO, é de 318 km, mas no ciclo chinês ela marca 490 km. Na vida real, terá uma média entre essas duas medidas.
Kia Carnival

Única minivan de grande porte à venda no Brasil, a Kia Carnival está presente em nosso país desde a primeira geração, lançada no final dos anos 1990. Ela se consolidou no transporte executivo e é também oferecida em duas versões a V.595 de R$ 659.990 e a V.596 de R$ 677.490.
Ela traz um forte motor 3.5 V6 aspirado de 272 cv e 33.2 kgfm, sendo a única minivan da história do Brasil a usar esse tipo de motor. Lá fora, ela conta também com versão híbrida, que poderia ser oferecida em nosso país.
Qual minivan você mais gosta? Conte nos comentários.



Esqueceu da C3 Air Cross que é fábricada no Brasil.
Olá. Estou na minha segunda SPIN… Preço e espaço interno. A minha é de 5 lugares…
A Kia é maravilhosa tanto no conforto e design como na mecânica. Felizmente não é híbrida. Agora chamar a Spin de minivan é forçar a barra
Bom dia!!!!!
Poderia a spin ter motor híbrido, a Fiat já trás o fastback e o pulse com motor híbrido.
Se a Chevrolet colocasse híbrido na spin com um preço interessante ia vender muito…..