Ao vivo
Home » Curiosidades » Só existem três minivans à venda no Brasil em 2025

Curiosidades

Minivans em falta

Só existem três minivans à venda no Brasil em 2025

Segmento que já foi moda no Brasil hoje tem apenas três modelos, sendo que apenas uma minivan é produzida localmente

3 min de leitura

Lembra no começo dos anos 2000 que os shoppings e portas de colégios eram povoados de minivans? Os modelos familiares eram febre por conta do espaço interno farto e exterior diminuto, além de posição de dirigir alta. Eram tão queridinhas que até influenciaram o estilo de vários hatches. Mas, hoje, só existem três minivans à venda no Brasil.

Semelhantes na proposta, mas completamente diferentes em preço e posicionamento de mercado, as únicas minivans à venda no Brasil são Chevrolet Spin, GAC Aion Y e Kia Carnival. Mas olha que curioso, nenhuma de suas marcas admite que são minivans. Muito pelo contrário, as três dizem que se tratam de SUVs – o que não é verdade.

Afinal, como o segmento de minivans caiu muito, mais fácil chamar um modelo desses como SUV. Especialmente no caso da Spin e da Aion Y que contam com plástico escuro na parte inferior da carroceria, o que faz com que muita gente pense, de fato, tratar-se de um SUV. No caso da Carnival, não há nada de aventureiro em seu visual.

Chevrolet Spin

Chevrolet Spin Premier 2025
Chevrolet Spin Premier 2025 / Rafael Dea /Auto+

A Chevrolet Spin é a minivan mais antiga à venda no Brasil. Ela foi lançada em 2012 e ainda está na mesma geração. Contudo, foi reestilizada três vezes. A última, ocorrida em 2024, trouxe visual aventureiro à minivan. A ponto de a Chevrolet a chamar de BUV (Big Utility Vehicle) no lançamento e agora a coloca ao lado do Tracker no segmento de SUVs.

Oferecida em cinco versões, ela tem a maior gama entre as minivans à venda no Brasil. Começa em R$ 119.900 na versão Sem Nome, sobe a R$ 133.690 na LT manual e fecha as versões de cinco lugares em R$ 140.090 na LT automática. Com sete lugares. temos a LTZ de R$ 150.790 e a Premier de R$ 160.390.

Chevrolet Spin Premier 2025 / Auto +/ Rafael Dea

Todas as versões da Chevrolet Spin são equipadas com motor 1.8 quatro cilindros aspirado flex de 111 cv e 17.7 kgfm. A exceção da versão LT que tem opção manual de seis marchas, todas as versões usam caixa automática de seis velocidades.

GAC Aion Y

GAC Aion Y [divulgação]
GAC Aion Y [divulgação]

Representando os modelos elétricos, a GAC Aion Y é a primeira minivan à venda no Brasil que não é a combustão. Ela tem visual simpático, bom acabamento e preço interessante. É oferecida em duas versões: Premium de R$ 174.990 e Elite de R$ 184.990. Diferentemente da Carnival, que leva oito pessoas, e da Spin, que leva sete, a Aion Y só tem cinco lugares.

Seu motor é totalmente elétrico com 204 cv e 22.4 kgfm de torque. Já a autonomia, seguindo o INMETRO, é de 318 km, mas no ciclo chinês ela marca 490 km. Na vida real, terá uma média entre essas duas medidas.

Kia Carnival

Kia Carnival prata de frente
Kia Carnival [divulgação]

Única minivan de grande porte à venda no Brasil, a Kia Carnival está presente em nosso país desde a primeira geração, lançada no final dos anos 1990. Ela se consolidou no transporte executivo e é também oferecida em duas versões a V.595 de R$ 659.990 e a V.596 de R$ 677.490.

Ela traz um forte motor 3.5 V6 aspirado de 272 cv e 33.2 kgfm, sendo a única minivan da história do Brasil a usar esse tipo de motor. Lá fora, ela conta também com versão híbrida, que poderia ser oferecida em nosso país.

Qual minivan você mais gosta? Conte nos comentários.


YouTube video

4 comentários em “Só existem três minivans à venda no Brasil em 2025”

  1. Eduardo

    Esqueceu da C3 Air Cross que é fábricada no Brasil.

  2. Luiz Waldeck

    Olá. Estou na minha segunda SPIN… Preço e espaço interno. A minha é de 5 lugares…

  3. Carlos Miranda

    A Kia é maravilhosa tanto no conforto e design como na mecânica. Felizmente não é híbrida. Agora chamar a Spin de minivan é forçar a barra

  4. Flavio

    Bom dia!!!!!

    Poderia a spin ter motor híbrido, a Fiat já trás o fastback e o pulse com motor híbrido.

    Se a Chevrolet colocasse híbrido na spin com um preço interessante ia vender muito…..

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar