Um modelo que faz falta

Volkswagen Kombi é o pão de forma da velha senhora de sucesso

A Volkswagen Kombi é um dos carros mais marcantes da história automobilística do mundo e sua história é repleta de curiosidades

Volkswagen ID. Buzz e Kombi [divulgação]
Volkswagen ID. Buzz e Kombi [divulgação]

O Brasil é um país cheio de cultura em diversos aspectos e os carros são um deles. No entanto, quando é abordado esse tema em rodas de conversas, um dos primeiros modelos que nos vem a cabeça é a Volkswagen Kombi. Apelidada de “Velha Senhora”, a van é mais versátil do que uma blusa preta e marcou toda uma história.

Tudo começou em meados de 1950. A indústria automotiva brasileira dava seus primeiros passos nas montagens de modelos por aqui e a Brasmotor era a mãe da Kombi na época. Segundo o portal Jornal do Carro, ela já era fabricada na planta de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Seu regime de produção era o CKD.

Ou seja, as peças vinham prontas e aqui os funcionários faziam o restante do serviço. Esse regime de produção viveu até 1957. Nesse meio tempo, a Volkswagen veio e construiu sua planta localizada na via Anchieta e no dia 2 de setembro iniciou a produção em larga escala da Kombi.

VW Kombi [divulgação]
VW Kombi [divulgação]

Ela era a perua do Fusca

Seu formato de pão de forma sempre foi chamativo. Afinal de contas, transmite uma certa imponência pelo porte encorpado e altura. Quem fez seu esboço foi o holandês Ben Pon em 1940 e ele imaginava que a van seria uma espécie de perua do compacto Fusca. Os principais destaques eram o amplo logotipo da montadora alemã, o formato em “V” embaixo do para-brisa e as diversas janelas quadradas.

Para atender aos diversos clientes brasileiros, a Volkswagen lançou diversas versões diferentes da Kombi. Ela podia ser de passageiros, pronta para carregar carga e até ser caminhonete. Enfim, era um modelo versátil. Em 1976, a van recebeu sua primeira reestilização e no ano seguinte já tinha acumulado mais de 400 mil unidades produzidas.

Até a década de 1990, a Kombi já tinha conquistado seus fãs e seguia fazendo história por aqui. Aliás, nessa época, ela já tinha abandonado o estilo “saia e blusa”, onde trazia a parte inferior da carroceria de uma cor e o teto de outra e na maioria das vezes ele era branco. Pode-se assumir que a van da Volkswagen foi a precursora da atual moda de carros com teto pintado de cor diferente do restante da carroceria.

Foi neste período também que a Volkswagen Kombi adotou a porta corrediça na lateral direita. Ela também foi um dos primeiros carros a contar com três portas por aqui. Em 1992, a van recebeu um catalisador, para deixar seu motor mais eficiente.

Volkswagen Kombi
Volkswagen Kombi [Divulgação]

Maior mudança de todas

Tudo ia muito bem obrigado. A Kombi já tinha conquistado seus fãs, era um carro bastante visto nas ruas e já carregava uns bons anos nas costas, ou melhor, no porta-malas. Mas, em 2005, sua vida mudou completamente. Neste ano, a montadora alemã aposentou o motor refrigerado a ar e que trouxe até uma polêmica. Ele podia esquentar muito e até fazer o modelo pegar fogo.

Aí, a Volkswagen Kombi passava a ser equipada com motor 1.4. Vale pontuar que ela é um dos poucos modelos da fabricante a ter este conjunto, já que a maioria dos modelos restantes possuía motor 1.0, 1.6, 1.8 ou até o 2.0. Em 2006, o propulsor 1.4 passava a ser flex. Até 2011, a “Velha Senhora”, já tinha atingido a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil.

VW Kombi [divulgação]
VW Kombi [divulgação]

Fim de uma era

Contudo, o ano de 2013 foi o período mais assombroso para o modelo. O Conselho Nacional de Trânsito, ou Contran, exigiu que a partir do dia 1 de janeiro de 2014, todos os carros vendidos no Brasil passassem a vir equipados de série com freios ABS e ao menos airbag duplo.

Nisso, os executivos da montadora até tentaram mexer no projeto, mas a Volkswagen Kombi ficaria muito cara com os dois novos itens. Sem saída, a fabricante anunciou que 2013 seria o último ano completo de vida do icônico modelo. Depois de 56 anos ininterruptos de produção, a última Kombi a combustão ficou pronta no dia 13 de dezembro do mesmo ano.

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Volkswagen Kombi [divulgação]

Para que o público pudesse se despedir com dignidade, a Volkswagen criou a versão Last Edition. Muito bem equipada e pintada em uma combinação de saia e blusa nos tons azul e branco, o modelo chamou e ainda chama atenção do público. O alto preço é quem mais jogava contra. Mesmo assim, os colecionadores apaixonados compraram sua unidade.

Quem quiser ter uma Volkswagen Kombi hoje, pode escolher pela ID.Buzz. Ela nada mais é do que a van 100% elétrica. Ou seja, além do amplo espaço interno é amiga número 1 do meio ambiente. Todavia, ela só pode ser alugada. Mas, para os fãs, já é um acalento e tanto.

VW ID.Buzz [Auto+/ João Brigato]

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