Destaque Novidades Serviço

Dê atenção especial ao carro em época de frio

Sistema elétrico e componentes como reservatório de partida a frio precisam de checagem minuciosa em dias de baixa temperatura
carro
(divulgação)

Nas últimas semanas as temperaturas têm caído bastante, principalmente, nas regiões sul e sudeste do país. E é bom lembrar que essa situação não reflete apenas na decisão de colocar ou não mais uma blusa, ou mesmo utilizar o aquecedor dentro de casa. Se você tem carro, é bom saber que, com a chegada do inverno, alguns itens precisam de atenção redobrada para um bom funcionamento.

As baixas temperaturas afetam equipamentos como limpadores de para-brisa (que podem ressecar), pneus e componentes de partida do motor, entre outros itens. Portanto, é preciso ficar de olho, por exemplo, na quantidade de gasolina do reservatório (veículos flex), pois a falta do produto aumenta o tempo de partida do motor, forçando a bateria e, consequentemente, provocando falhas.

Segundo Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica da Clarios, as baixas temperaturas dificultam o processo de ignição, aumentando a possibilidade de os veículos apresentarem panes no sistema elétrico. “Nos dias mais frios, o óleo do motor se torna mais espesso, por estar resfriado. Dessa forma, a partida no carro acaba exigindo mais energia da bateria”, destaca.

Além disso, é recomendado deixar lâmpadas e rádio desligados enquanto o carro estiver parado, economizando a carga da bateria e aumentando sua vida útil. No mais, ações como permanecer com o veículo ligado por, pelo menos, 15 minutos após dar a partida também são aconselháveis. Neste caso, o alternador precisa de tempo suficiente para repor a carga que a bateria perdeu ao fornecer energia para dar a partida.

Responsável por reter impurezas do sistema de ventilação, o filtro de ar deve ser trocado a cada seis meses. Mas é necessário atenção especial ao componente nesta época do ano, quando o ar-condicionado torna-se bastante utilizado para, por exemplo, desembaçar os vidros. Realize a higienização.

ar condicionado
(divulgação)

Os calçados do carro

Com a gradual reabertura do comércio e serviços, muita gente resolveu colocar o carro na rua, mas antes disso, uma das primeiras coisas que se deve fazer é verificar os pneus. Até mesmo para evitar acidentes, é preciso checar a calibragem e o desgaste das bandas de rodagem, pois se algo estiver fora do normal, pode haver perda de controle do carro e, consequentemente, acidentes.

Situações como chuva e neblina costumam aparecer neste período, dificultando a visibilidade do motorista. Portanto, ter freios em boas condições garante segurança no caso de paradas mais bruscas. É fundamental verificar a situação dos discos, pastilhas e fluído de freios para evitar imprevistos. Portanto, faça a sua parte na garagem de casa ou leve o carro até um mecânico de confiança.

Veja mais:

>> Avaliação: testamos a configuração topo de linha da Fiat Strada

>> Porsche lança 911 Turbo com 580 cv

>> Carro copiado? Renault pede apuração contra Racing Point

Sobre o autor

Vagner Aquino

Vagner Aquino

Comente

Clique aqui para comentar