
Apesar de o Brasil recentemente ter voltado a ficar alinhado com a Europa na concepção de boa parte dos carros, nem sempre temos tudo o que os outros têm. Prova disso, é que reunimos cinco carros diferentes que já foram vendidos em nosso país, mas que perdemos uma ou mais gerações deles – especialmente as mais modernas.
Para a lista ficar mais interessante, só foram selecionados carros de verdadeiro impacto no mercado nacional e que, suas gerações ausentes do nosso país, facilmente poderiam ter sido vendidas por aqui.
Nissan March
Lá na Europa, ele conta só com motor 1.0 três cilindros, em variante turbo e aspirada. Há também um diesel 1.5 quatro cilindros turbo. A opção de transmissão é a já clássica CVT, mas também existem variantes manuais com cinco ou seis marchas, dependendo do motor. A base é a CMF-B que será usada no Brasil no futuro SUV da Renault e no próximo Kicks.
Peugeot 207
Construído sobre a mesma plataforma do 206 e do Citroën C3 de primeira geração, mas esticada, o modelo era substancialmente maior que seu antecessor. Marcava 4,04 m de comprimento contra 3,83 m do 206. A espichada foi necessária para trazer mais espaço interno. Para o Brasil, só sobrou o farol do 207 europeu, usado na versão brasileira.
Renault Clio
Diferentemente dos outros carros compactos dessa lista, o Renault Clio está ausente há três gerações no Brasil. Quando o Clio III chegou em 2005, a Renault usou a mesma desculpa da Peugeot para não trazer o 207 para cá: ficou grande e caro demais para o nosso mercado. A solução foi criar o Sandero e rebaixar o Clio a carro de entrada.
Nós perdemos a terceira geração feita entre 2005 e 2014, a quarta que durou de 2012 a 2019 e, atualmente, ficamos só babando no Clio V lançado em 2019. O modelo, que usa a mesma plataforma do Nissan March europeu, ao menos emprestará sua base e motor 1.0 três cilindros turbo ao futuro SUV compacto brasileiro da Renault.
Opel / Vauxhall / Chevrolet Zafira
Um dos itens mais legais era o teto de vidro com parte central elevada que contava com um porta objetos gigantesco o dividindo. Essa Zafira poderia ter sido feita pela Chevrolet aqui no Brasil, já a terceira geração de 2011, possivelmente não. Nessa época, a minivan tinha ficado sofisticada demais e, se viesse, seria caríssima.
Ford Focus
Por estar em fase final de vida, não teve versões especiais como a esportiva RS, se contentando no máximo com a ST intermediária. O sedã deixou de ser global, sendo comercializado única e exclusivamente na China – mas bem que poderia ser oferecido no Brasil como alternativa ao Toyota Corolla.
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