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5 carros que (quase) ninguém sabe como abrir o porta-malas

Para que facilitar a vida quando se pode complicar? Esse é o caso desses cinco carros em que abrir o porta-malas é algo complicado

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]

Abrir o porta-malas dos carros tem ficado cada vez mais fácil nos últimos anos. Sensores de presença detectam se o motorista com a chave no bolso está atrás da tampa e a abrem automaticamente, como no novo Hyundai HB20S. Há também modelos que abrem o porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque. Mas nem sempre foi assim e algumas marcas decidiram complicar (e muito) isso.

Com esse fato em mãos e inspirado pelo novo Porsche Macan (já entenderão ao longo do texto), listamos os cinco carros que quase ninguém sabe como abrir o porta-malas. Justamente aqueles modelos que farão pessoas não habituadas ou os próprios donos na primeira semana de uso apanharem para ter acesso ao espaço de bagagens.

Porsche Macan

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Porsche Macan [divulgação]
Talvez esse seja um dos carros com o lugar mais misterioso e bizarro para abrir o porta-malas. A Porsche instalou no Macan um botão na parte inferior do limpador do vidro traseiro. O comando é discreto, camuflado e mal é visto por qualquer pessoa que não esteja acostumada com o modelo de entrada da Porsche.

Tudo que bem que ele permite abrir a porta traseira por um botão no interior ou na chave, assim como a grande maioria dos outros carros da lista. Contudo, é comum ver pessoas procurando onde é a maçaneta ou tateando a parte superior do suporte de placa do Macan em busca de respostas nunca encontradas.

Ford EcoSport

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Ford EcoSport [divulgação]
Enquanto a primeira geração do Ford EcoSport usava a mesma maçaneta das portas para abrir o porta-malas, no segundo modelo a Ford resolveu inovar. A parte das lanternas que ficava na tampa do porta-malas era falsa, não acendendo ou tendo função alguma. A sacada inteligente da marca americana foi esconder ali a maçaneta.

O elemento branco do lado esquerdo se transformava em cromado do lado direito e era o puxador da porta traseira. Um botão na parte interna ou o quadradinho na externa fazia o papel de liberar a porta. É um recurso muito inteligente e que muita gente, até hoje, se perde para abrir o porta-malas do EcoSport.

Peugeot geração 7

Peugeot 407 [divulgação]
Peugeot 407 [divulgação]
Muitos carros da Peugeot de geração 7 como o 307 CC e os sedãs 607 e 407 literalmente escondiam o botão de abertura do porta-malas. Os que não conheciam o sistema ou que nunca viram alguém abrir o espaço traseiro, mal sabiam que era preciso apertar um botão camuflado dentro 0 do nome dos carros.

Era impossível detectar que aquilo era um botão, afinal, era a parte interna do 0 do nome dos carros da Peugeot e que contava com a mesma cor da carroceria. O mistério era sempre resolvido por um fã da marca, jornalista ou na concessionária. A Peugeot percebeu que, apesar de ser um toque de design legal, muita gente se confundia, por isso nunca mais usou essa estratégia.

Jeep Renegade

Jeep Renegade [divulgação]
Jeep Renegade [divulgação]
Antes da primeira reestilização do Jeep Renegade, muitos buscavam o botão de abertura do porta-malas no lugar errado. As cenas do SUV compacto estacionado no shopping com alguém passando a mão na parte de cima do suporte de placa e se dependurando para enxergar o botão eram algo comum.

Mal sabiam que ele não estava ali. Na realidade, o local de abertura do porta-malas ficava no final da tampa, bem sinalizado por um buraco no para-choque. Mas não adiantou: muita gente vendeu seu Jeep sem nunca saber que era ali que o porta-malas abria. Tanto que quando o Renegade foi reestilizado, a Jeep instalou uma maçaneta grande e bem nítida.

Volkswagen New Beelte

Volkswagen New Beetle [divulgação]
Volkswagen New Beetle [divulgação]
Antes de a Volkswagen adotar o logotipo como maçaneta para abrir o porta-malas, o New Beetle resolveu complicar a operação. Era preciso girar o logotipo da marca para puxar uma pequena alavanca ou usar a chave para rotacionar o miolo e abrir o compartimento.

Por sorte esse sistema durou pouco tempo e a grande maioria dos proprietários do Fusca dos anos 2000 usava o botão da chave ou do interior para facilitar a vida na hora de abrir o porta-malas. Hoje em dia, muitos Volkswagen usam o logotipo que se dobra para dentro do porta-malas como sistema de abertura.

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