Destaque

5 carros que quase nasceram na marca errada

Originalmente projetados para uma montadora, esses carros migraram de marca e, em casos extremos, até mesmo fora de seus grupos

Audi TTS Final Edition [divulgação]
Audi TTS Final Edition [divulgação]

Nem todos os projetos que nascem em uma montadora acabam, de fato, sendo lançados nelas. Mas pouca gente sabe que alguns carros foram originalmente projetados por uma marca, mas migraram para outra quando chegaram às lojas. Pensando nisso, reunimos cinco carros que quase nasceram na marca errada.

Audi TT

Audi TTS Final Edition [divulgação]
Audi TTS Final Edition [divulgação]

Originalmente o projeto do Audi TT era, na realidade, do novo Volkswagen Karman-Ghia. A onda retrô dos anos 2000 fez a Volkswagen querer lançar, junto do New Beetle, o esportivo originalmente derivado do Fusca. Só que o carro pareceu tão sofisticado que casava melhor com a Audi do que com a Volkswagen. Por isso migrou de marca e virou o Audi TT.

Aston Martin DB7

Aston Martin DB7 [divulgação]
Aston Martin DB7 [divulgação]

Em tempos de vacas magras, Aston Martin, Jaguar e Land Rover faziam parte do grupo Ford. No final dos anos 1980, a Jaguar desenvolvia um sucessor para o XJS, mas as contas não fechavam e o projeto foi engavetado. Só que a Aston Martin viu o protótipo e resolveu adequá-lo para sua marca e lançar como DB7. A estratégia deu certo e ele foi um sucesso.

Nissan Magnite

carros
Nissan Magnite [divulgação]

Originalmente, o SUV subcompacto Magnite era para ter sido lançado pela Datsun, não pela Nissan. A marca de baixo custo japonesa estava praticamente caminhando para a falência, por isso a Nissan aproveitou o projeto para lançar com sua marca. Se reparar bem, a grade frontal do modelo é puramente Datsun, não Nissan. Apesar do jeitinho de mini Kicks.

Daewoo Matiz

carros
Daewoo Matiz [divulgação]

Originalmente desenhado como a nova geração do Fiat 500, o Concept Luciolla não agradou tanto assim à marca italiana e foi comprado pela emergente Daewoo. O modelo foi lançado anos depois como Matiz e teve uma vida aventureira. Afinal, se transformou em Chevrolet Matiz e foi clonado na China, onde surgiu como Chery QQ.

Kia Soul

carros
Kia Soul [divulgação]

Apenas recentemente descobrimos que o visual do Kia Soul foi desenhado originalmente pela Volkswagen. O projeto do Fox SUV foi engavetado pela matriz alemã, mas o designer Peter Schreyer resolveu que havia como dar outra vida a ele. Quando saiu da marca alemã para a Kia, levou a ideia do Fox SUV e o transformou no icônico Soul.

>>CAOA Chery baixa preço de quase todos os seus carros no Brasil

>>Novo Mercedes-Benz CLE chega eletrificado e mata dois carros de uma vez

>>5 carros que as marcas não se importam com eles